5.1.13

O escândalo na arte, as obras artísticas e os artistas escandalosos

 
A história da arte ocidental sempre foi marcada por escândalos face aos padrões estabelecidos da religião, do academismo, do gosto burguês, da decência ou da tradição, em todos esses casos os artistas procuraram afirmar a sua liberdade.
Com efeito, desde o tempo dos Gregos até Mel Gibson e a sua paixão por Cristo, os artistas sempre questionaram a política, os costumes, os dogmas, as religiões da sua época. E houve até civilizações que mudaram radicalmente graças aos golpes desferidos pela imaginação criativa dos artistas contra o conformismo.
O número especial da revista francesa Beaux-Arts publicado nos últimos dias de 2012 é dedicado aos blasfemadores, aos provocadores, aos pornógrafos, apresentando as obras mais significativas dos autores que se recusam em andar em círculo, e que vão desde os pintores (Miguel Angelo, Caravaggio, Holbein, Coubet, Picasso), os escritores (Victor Hugo, Sade, Renan), até aos dramaturgos (Genet, Copi), passando pelos fotógrafos (Serrano) e cineastas (Bunuel, Gibson)
O último capítulo do dossier temático da revista aborda os artistas escandalosos da época contemporânea e reflecte sobre a actualidade e a definição do que é uma obra artística escandalosa hoje em dia
 
 
 

Cornelius Castoriadis, o filósofo e o pensador da autonomia

 
 
Eu reivindico a capacidade de participar directamente em todas as decisões sociais que possam afectar a minha vida, ou a vida em geral do mundo em que eu vivo
Cornelius Castoriadis
 
 
 
Cornelius Castoriádis, ( 1922 — Paris, 26 de dezembro de 1997), foi um filósofo, economista e psicanalista francês, de origem grega, defensor do conceito de autonomia política.
 É considerado um dos maiores expoentes da filosofia francesa do século XX. Em 1949, fundou, com Claude Lefort, o grupo Socialismo ou barbárie, que deu origem à revista homónima, que circulou 1967.
Autor de inúmeras obras de filosofia e, em especial, de filosofia política, Cornelius Castoriadis é considerado um filósofo da autonomia. Inicialmente próximo do luxemburguismo e do conselhismo, viria posteriormente a abandonar o marxismo para construir uma filosofia política original próxima do socialismo libertário e do autonomismo
Entre suas inúmeras obras destancam-se: Instituição Imaginária da Sociedade, Encruzilhadas do Labirinto, Socialismo ou Barbárie.
 

1.º Salão Satírico Pró-Lírico é inaugurado dia 6 de Janeiro no Espaço Campanhã (Porto)

 
 
1.º Salão Satírico Pró-Lírico

Inauguração e Banquete de Reis, dia 6 de Janeiro de 2013, às 17h!
 
Iniciativa do jornal/fanzine BURACO (pasquim Satírico Pró-lírico)
 
Espaço Campanhã
Rua Pinto Bessa, 122, Armazém 21
Porto

http://jornalburaco.wordpress.com/
http://www.facebook.com/pages/BURACO/243262292453244
 
 
 
 
 
O ESPAÇO CAMPANHÃ pretende-se afirmar como espaço de experimentação e divulgação de arte contemporânea, acompanhando, descentralizando e aumentando o fluxo exibicional já iniciado por vários espaços localizados por toda a cidade.
Pretende ser um espaço per si informal, de concentração ,de debate, de exposição e de encontro de saberes em torno das artes plásticas. Por outro lado pretende preservar, alertar , o espaço como memoria de um lugar, um mostrar de que é possível reconverter sem descaracterizar, dialogando com as características do meio onde se encontra inserido. Ao mesmo tempo deverá ser capaz de inovar e ao mesmo tempo provocar, questionar o vocabulário estético predominante.
 
 

Sessão de jazz ao vivo com os «Baby I love you» na livraria-bar Gato Vadio (hoje, às 18h.)



Sessão de jazz ao vivo na livraria-bar Gato Vadio (R. di Rosário, 281, Porto) às 18h
 
PAULO ALEXANDRE JORGE & BABY I LOVE YOU
(in an improvisational way!)
com:  Paulo Alexandre Jorge (sax), Hugo Ribeiro (guitar), Vitor Gouveia (drums).

http://gatovadiolivraria.blogspot.pt/ 



Desde o ano 2000 que Paulo Alexandre Jorge, saxofonista, vem desenvolvendo a sua procura como músico de Jazz centrado nas novas estéticas da música improvisada, do free jazz e da música experimental.
  De formação base clássica (iniciou os seus estudos musicais estudando flauta e música barroca), assume o saxofone como um meio privilegiado de expressão pessoal e de relação e comunicação com os outros.
A) Cria, dirige e desenvolve, desde então, diversos projectos musicais (com os quais realiza diversos concertos ao longo do ano) dos quais se podem destacar:
Bella Damião (Paulo Alexandre Jorge, saxofone / Daniel Ferrer, bateria)
Baby i love you (in na improvisational way!) (Paulo Alexandre Jorge, saxofone / Hugo Ribeiro, guitarra)
Jazz Minkowsky (Paulo Alexandre Jorge, saxofone/ Hugo Ribeiro, guitarra/ Gabriel Costa, baixo/ Daniel Ferrer, bateria)
Souzzafone (Paulo Alexandre Jorge, saxofone/ André Correia, saxofone/ Ulisses Teixeira, guitarra/ Pedro Baganha, guitarra/ Vitor Gouveia, bateria)
Musica Di Giorgio (Paulo Alexandre Jorge, saxofone)
John Call da Train (Paulo Alexandre Jorge, saxofone/ Ulisses Teixeira, guitarra)
 
B) Desde 2011, Paulo Alexandre Jorge organiza, em co-produção, diversos ciclos de Jazz, dos quais se podem destacar: “Jazz, esse Gato Vadio”, na Livraria Gato Vadio, Porto (em co-produção com a Associação Saco de Gatos) “Jazz no Olimpo”, no Bar Olimpo, Porto (em co-produção com o Bar Olimpo) “Jazz para Miúdos”, na Livraria Leitura, Porto (em co-produção com o Carl Orff Projecto- educação musical e Livraria Leitura) “Jazz para Miúdos”, na Livraria Leitura, Porto (em co-produção com o Carl Orff Projecto- educação musical e Associação Saco de Gatos)
 
C) Desde 2010, Paulo Alexandre Jorge tem vindo a participar em alguns eventos internacionais onde tem tocado e trabalhado com intérpretes de elevada qualidade, salientando-se:
5º Free Jazz Festival de Argentina (Buenos Aires), Abril de 2011 (onde tocou com Trío Lucas e Ruben Ferrero)
Jazz Danmark (Copenhaga) Agosto de 2011 (onde trabalhou e tocou com Marc Ribot e Rakalam Bob Moses)
6º Free Jazz Festival de Argentina (Buenos Aires), 2012 (onde tocou com Trío Lucas, Javier Cánepa, Ruben Ferrero, Sergio Paolucci, Jorge Sajko, Raul Trujillo e Olga Farías)
10º SIM Festival (Nova Iorque), Julho de 2012 (onde trabalhou com Michael Formanek, Tim Berne, Ellery Eskelin, Tyshawn Sorey, Ralph Alessi)
Em Agosto de 2012 tocou e gravou com Rakalam Bob Moses (em Boston, USA)
 
DISCOGRAFIA
“Senhor de Matozzinhos"
Paulo Alexandre Jorge & BELLA DAMIÃO, (Paulo Alexandre Jorge, saxofone tenor / Daniel Ferrer, bateria) Porto, Portugal. 2010
 
“En Argentina” Paulo Alexandre Jorge &
BELLA DAMIÃO (+ RUBEN FERRERO E TRÍO LUCAS). (Paulo Alexandre Jorge, saxofone tenor / Daniel Ferrer, bateria/ Diego Olguín, guitarra/ Ruben Ferrero, piano/ Javier Cánepa, contrabaixo/ Pablo Ovejero, bateria) Buenos Aires (Festival Internacional de Free Jazz da Argentina). Estúdios La Cuerda. 2011
 
“Dois/Dos Amigos” Paulo Alexandre Jorge & Javier Cànepa. (Paulo Alexandre Jorge, saxofone soprano, alto e tenor /Javier Cánepa, contrabaixo) Estudios ESMAE. Porto, Portugal. Janeiro de 2012.
 
“Encuentro/Encontro”.
Paulo Alexandre Jorge & Ruben Ferrero (Paulo Alexandre Jorge, saxofone alto / Ruben Ferrero, piano) Estudios Moebio. Buenos Aires, Argentina. Abril de 2012
 
“Porto-Quincy” (1) Paulo Alexandre Jorge & Rakalam Bob Moses. (Paulo Alexandre Jorge, saxofone tenor/ Rakalam Bob Moses, bateria) Native Pulse. USA. Agosto de 2012
 
ENSINO
Director do Carl Orff Projecto – Educação Musical
Professor de saxofone Professor de Formação Musical Professor de Ensemble