4.1.13

Toda a verdadeira arte é política (Toni Morrison)


 
O seu livro de estreia, O olho mais azul (1970), é um estudo sobre raça, género e beleza — temas recorrentes nos seus últimos romances. Despertou a atenção da crítica internacional com Song of Solomon (1977). Amada (1987), o primeiro romance de uma trilogia que inclui Jazz (1992) e Paraíso (1997), ganhou o Prémio Pulitzer de melhor ficção e foi escolhido pelo jornal americano The New York Times como “a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos”. Morrison escreveu peças, ensaios, literatura infantil e um libreto de ópera.
 
 

180 anos da invasão e ocupação das ilhas Malvinas pelos ingleses


 
Fora com os piratas
 
Fez ontem 180 anos  (3-1-1833),   que a armada e o exército inglês invadiram e ocuparam as ilhas Malvinas, que são reclamadas pela Argentina como fazendo parte do seu território.
 
A soberania sobre as ilhas é reclamada pela Argentina. Em 1982, os argentinos ocuparam pela força o território, dando expressão militar às sua reivindicações. Porém entre maio e junho do mesmo ano uma força naval expedicionária enviada pelos britânicos retomou o controle e soberania do arquipélago, naquela que ficou conhecida, no universo lusófono, como Guerra das Malvinas
Apesar da vitória militar britânica no conflito, o governo argentino mantém e reformulou recentemente junto das Nações Unidas as reivindicação de soberania, a que não será totalmente alheia a descoberta de importantes jazidas de crude.
As Ilhas Malvinas são um dos três territórios britânicos ultramarinos no Atlântico Sul, juntamente com as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul e o território de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha

MOB - espaço associativo no Bairro Alto (Lisboa) já tem programação para o mês de Janeiro de 2013

Clicar por cima das imagens para ler em detalhe


Programa para hoje, dia 4 de Janeiro, no MOB - espaço associativo ( na Travessa da Queimada, 33, no Bairro Alto,  Lisboa)
 
 
21h30 Filme: “Baraka”, de Ron Fricke.
Filme não-verbal, composto de imagens e sons articulados através de uma montagem expressiva. Cada espectador verá no filme um tema diferente. Pode ser sobre a força do planeta Terra, como sobre as diversidades que nos unem.
 
23h Concerto: Selam
Música Tradicional Islâmica
A música de origem muçulmana deriva de um processo de miscigenação continuada, onde as tradições de diferentes povos se enriqueceram com as respetivas religiões e culturas ancestrais. Os Selam trazem músicas de influência islâmica vinda de diferentes regiões. Com Marc Planells (robab, oud, saz, voz) e Baltazar Molina (zarb, lapstyle frame-drum, tar, riqq, darbuka, voz).
Depois, Mafia do Caril dj set! Dj Sahid e Dj Apu (hiphop, funk, soul, samba, bossa, rock, breakbeat).
 
 



CONSULTAR:

Mob é um espaço aberto à comunidade. Local de encontro, música e espetáculos, auto-organização e mobilização para o que o faz falta.
Surge da iniciativa comum de dois grupos, Crew Hassan e Precários Inflexíveis - Associação de Combate à Precariedade.
A Crew Hassan foi uma cooperativa que durante sete anos marcou a cena cultural e a vida cívica em Lisboa. Junto ao Coliseu, houve um teto para artistas, músicos e um espaço para exposições, reuniões, debates, festas e iniciativas de variadissimos grupos. É com este espirito que o colectivo Crew Hassan tem agora um novo arranque como co-fundador da Mob.
Os Precários Inflexíveis surgiram em 2007, na sequência do MayDay, o protesto que junta precários à manifestação do dia dos trabalhadores. Desde então, esta Associação de Combate à Precariedade é um ponto de apoio e um megafone contra abusos laborais cada vez mais generalizados. Os Precários estiveram no centro de momentos marcantes da luta social - da geração à rasca e as mobilizações em que a indignação ocupou ruas e praças até à Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o trabalho precário, recolhendo 35 mil assinaturas.
É a partir daqui que a Mob se põe em marcha.

Mob
Travessa da Queimada, 33
Bairro Alto - Lisboa
moblisboa@gmail.com
 
 

Entroikado (com o significado de tramado, lixado) foi escolhida a palavra do ano de 2012


Entroikado (adjectivo )
1 obrigado a viver sob as condições impostas pela troika (equipe constituída por responsáveis da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional e que negociou as condições de resgate financeiro em Portugal);
2 coloquial que está numa situação difícil; tramado, lixado; (Particípio passado de entroikar)
 
 
A realidade socioeconómica influenciou mais uma vez a escolha da “Palavra do Ano” 2012: entroikado
 
Na Biblioteca Municipal José Saramago, em Loures, foi anunciada a “Palavra do Ano” 2012 eleita pelos portugueses: “entroikado”. Ao contrário do que aconteceu na edição 2011, a escolha foi clara, uma vez que “entroikado” obteve 32% dos votos, tendo “desemprego” registado 14% e “solidariedade” 12%. Com base nestes resultados, poder-se-á dizer que “entroikado” traduzirá o sentimento geral que se vive no país: os portugueses sentir-se-ão “entroikados”, dadas as condições de austeridade impostas pela troika.
 
A crise socioeconómica que Portugal atravessa e o impacto da mesma no quotidiano dos portugueses, tema constante na agenda do ano anterior, conduziram ao registo deste neologismo no Dicionário da Língua Portuguesa online da Porto Editora.
 
O vocábulo “entroikado” é, também, um excelente exemplo da produtividade da língua portuguesa: juntando um elemento à esquerda e outro à direita da palavra “troika” nasce um novo vocábulo. A equipa de linguistas do Departamento de Dicionários da Porto Editora, responsável pela seleção das palavras candidatas, continuará a acompanhar de perto a vida evolutiva desta nova palavra no quotidiano dos portugueses.
 
A palavra “entroikado” sucede a “austeridade” como “Palavra do Ano”, sendo de referir que, em 2010, a palavra eleita foi “vuvuzela” e, em 2009, foi “esmiuçar”.
 
A “Palavra do Ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como objetivo principal enaltecer o património da língua portuguesa, sublinhando a importância que as palavras e os seus diferentes sentidos representam no nosso quotidiano.
 

O filme «Deus, Pátria, Autoridade» será projectado no CCL em Cacilhas ( Almada) no dia 5 de Janeiro de 2012, às 17h30


Dia 5 de Janeiro no Centro de Cultura Libertária às 17h30
 
Projecção do filme Deus, Pátria, Autoridade de Rui Simões, 105min
 
Um filme que retrata os principais acontecimentos históricos desde a queda da Monarquia em 1910 até ao 25 de Abril de 1974, analisando a sociedade portuguesa do Estado Novo através dos grandes pilares da ideologia fascista: a religião, a nação e a autoridade.
 
20h Jantar vegano de apoio ao CCL
 
Centro de Cultura Libertária
 
O Centro de Cultura Libertária é um ateneu cultural anarquista, cujo funcionamento se baseia nos postulados libertários, organizando-se de forma assembleária, anti-autoritária e autogerida. Foi fundado logo após o 25 de Abril de 1974, por velhos militantes libertários que resistiram à ditadura. Tem por principal objectivo contribuir para a divulgação das ideias libertárias, promovendo periodicamente actividades culturais. Dispomos de uma biblioteca com especial incidência em temas sociais e libertários, e uma pequena livraria onde colocamos à disposição livros, revistas, fanzines e música. O nosso espaço está aberto a todxs xs que partilhem da ideia de uma sociedade alternativa, baseada na liberdade e autonomia dos indivíduos, sem opressores nem exploradores, ou que simplesmente queiram conhecer os ideais libertários.
 
 
Morada: Rua Cândido dos Reis, 121, 1º Dto - Cacilhas - Almada
Endereço postal: Apartado 40 / 2800- 801 Almada (Portugal)

O filme de Wim Wenders, Até ao fim do mundo, será projectado na BOESG (dia 5 de Janeiro às 15h.)

 A BOESG (Biblioteca e Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada) apresenta amanhã, dia 5 de Janeiro de 2013, às 15h., o filme Até ao Fim do Mundo de Wim Wenders, que será seguido de tarde de Bricolage
 
15h-20h Bricolage e pequenas reparações, arrumações, catalogação e organização da Biblioteca decorrerá durante toda a tarde

BOESG | Rua das Janelas Verdes
n.º 13, 1.º esq. (Santos)