8.12.11

Desconectados do sistema



Desconectados do sistema

«Nós somos ricos daquilo que realmente importa»

Nos Estados Unidos da América, no mesmo país que se tornou a Meca do capitalismo e de todas as suas paranóias, de que o hiperconsumismo é apenas a manifestação mais visível, nesse mesmo país desponta nos últimos anos um novo fenómeno: os homens e mulheres que encontram as suas liberdades fundamentais vivendo desconectados do sistema económico e social dominante.

Não mais impostos, não mais contas bancárias, não mais telemóveis, não mais televisão e rádio. Recusam o consumo, a poluição e a exploração, retiram-se para a natureza a fim de poderem viver segundo as suas próprias regras. A sua finalidade é simples e convincente: não querem mais fazer parte do problema.

Há quem os veja como hippies, outros como ecologistas profundos, outros simplesmente como neo-primitivistas. Mas são sobretudo pessoas lúcidas, sensatas e ponderadas que escolheram ser livres e retomar o controla da sua vida.

O fotógrafo francês Éric Valli, com uma grande reputação pela sua vivência nos Himalaias de que resultou já fotografias soberbas e documentários cinematográficos de grande beleza, decidiu desta vez ir ao encontro dessas pessoas off the grid que colocaram o seu modo de vida de acordo com as suas mais profundas convicções. Encontrou assim John, um antigo homem de sucesso, Lynx, uma ex-punk, e Mason, um agricultor dos tempos antigos, a viver sós, em família, ou em comunidades, mas todos eles a trabalhar e a viver em paz consigo próprios.

Experiências de vida nada fáceis, mas que mostram que tudo é possível no vento da liberdade.

Livro «Rencontres hors du temps», de Éric Valli, edição francesa nas edições La Martinière

A legitimidade da intervenção no espaço público( dia 8,10 e 11) e Leitura de textos de Robert Walser (dia 10) na livraria-café-bar Gato Vadio

A legitimidade da intervenção no espaço público
Documentários + Tertúlia + Exposição na programação de Quinta, Sábado e Domingo na livraria-café-bar Gato Vadio 
Livraria-café-bar Gato Vadio - R. do Rosário, 281, Porto

Bomb it! (2007)
Documentário, Jon Reiss (93min)
Quinta-feira, 8 de Dezembro, 17h

Sinopse: Um documentário indispensável que tenta contar a história do graffitti contemporâneo, desde as suas raízes nas pinturas pré-históricas até à explosão do movimento em Nova Iorque, durante os anos 70 do século passado.
Porquê expressarmo-nos, como essa expressão evoluiu, o que pensa quem o faz e como tudo isso se integra com o mundo à nossa volta. Nova Iorque, Paris, Amesterdão, Barcelona, Londres, Hamburgo, Berlim, São Paulo, Tokio, Los Angeles, etc, etc, etc

Sábado, 10 de Dezembro, 22h
O Flagelo da Cidade - Tertúlia

Aproveitando a pérola (mais uma) com que o presidente da Câmara do Porto nos presenteou recentemente ("Os graffitis são o flagelo da cidade"), decidimos convidá-lo a conversar e reflectir um pouco acerca da legitimidade (talvez devêssemos aqui falar de necessidade) da intervenção, artística ou não, no espaço público. Começando no graffiti e passando pelas ocupações de praças e jardins levadas a cabo pelo movimento mundial dos Indignados, uma conversa longa como uma noite de Inverno, destinada aos que não se conformam com esta maneira simplista e mesquinha de ver a cultura e a sociedade, com esta subreptícia privatização do espaço público que desde há muito vêm fazendo os gestores da nossa democracia, com a prostituição "turística" desta nossa cidade e das suas gentes.


Exit through the Gift Shop (2010)
Documentário, Banksy (84min)
Domingo, 11 de Dezembro, 17h

Sinopse: Nas palavras do próprio Banksy, esta é a história de um homem que tentou filmar o infilmável, e falhou. Thierry Guetta, um excêntrico francês, vendedor de roupa e cineasta amador, tenta encontrar, e fazer um filme sobre, um dos mais misteriosos "artistas de rua" do mundo, Banksy. Numa reviravolta do destino, a objectiva vira-se sobre o seu dono e é Banksy quem acaba a fazer um filme sobre Thierry. Pouco após o seu lançamento, o filme suscitou muita polémica sobre a veracidade da história apresentada e é ainda considerado por muitos como um "prankumentary" (documentário falso).
Conta com a participação de Banksy, Shephard Fairey, Invader e muitos outros infames "artistas de rua".

Leitura de textos de Robert Walser

Sábado, 10 de Dezembro, 17h00
por Cristina Fernandes e Rui Amaral

Robert Walser (1878-1956) é um dos mais originais escritores do século XX. Mestre da prosa curta, romancista singular, os seus textos, tantas vezes desconcertantes e difíceis de classificar, situam-se na fronteira entre o real e o fantástico. Ou, para sermos mais rigorosos, pertencem a uma espécie de literatura para a qual ainda não foi inventado um nome.

Concerto de Solidariedade com Jorge dos Santos ( George Wright) no dia 9 de Dez na Lx Factory


A Plataforma Guetto organiza na próxima 6ª feira um concerto em Solidariedade com Jorge dos Santos (George Wright) para angariar fundos para pagar as despesas legais!
Recorde-se que os EUA recorreram da decisão  do tribunal português de NÃO extraditar o Jorge, pelo que ainda subsiste a ameaça de extradição.
O concerto será  realizado na Sexta, 9 de Dezembro na Ler Devagar na Lx Factory às 21:30.

Haverá também um debate com António Pedro Dores (ACED), Ana Benavente e Colectivo Mumia Abu Jamal.

O concerto incluirá vários músicos!

dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTEBRADAS
Chullage
Sophie Feat Lorenzo
DJ Mascarilha
Kromo Di Guetto
S For Seward
Dudu
Lord G
Souldjah
Hugo Pina
Hardcor 24
Jackpot
IPACO