2.12.11

Mercado Negro - feira do livro de 5 a 10 de Dezembro na Escola Árvore (no Passeio das Virtudes,14, Porto)

Mercado Negro

Feira do livro de 5 a 10 de Dezembro

 na Escola Árvore (no Passeio das Virtudes,14, Porto)



Oporto's Free Walking Tour organizado pelo colectivo Portofreetour


Portofreetour é um grupo de pessoas independentes, apaixonadas pela cidade e que gosta de a dar a conhecer. Todos residentes no Porto e de diferentes áreas profissionais (arquitectos, estudantes ou artistas), garantimos uma visita amigável, divertida e autêntica. Estamos verdadeiramente empenhados em mostrar a nossa cidade – claro que não apenas a sua história, mas também o nosso ponto de vista sobre o prometedor futuro do Porto.

As visitas são gratuitas, permitindo ao visitante decidir o seu valor em forma de gorjeta.

Acontecem às 11h e 16h, diariamente, com ponto de encontro na Rua Galeria de Paris, nº56.

Para reservar, contactar através do e-mail portofreetour@gmail.com 
 ou através dos números 00351 912 991 944 e 00351 917 832 900 (até às 22h do dia anterior).

It’s a fact ; Porto is a beautiful city and everybody heard of it’s wine, wonderful weather (…) and location.

Porto lives off wine and tourism…The Portofreetour crew knows this, but we also believe that being a touristic city doesn’t mean we have to forget who we are or what makes us special.

Our guides are city experts, but also city activists, our tours aren’t just about the past, we care about it’s future, we believe Tourism is a great opportunity for Porto, and tourists want to engage with the locals in a more original and enriching way.
To join one of our tours, you need to reserve (by 10 pm the evening before): portofreetour@gmail.com  or phone 00351 912 991 944

WHERE?

Meeting point is at 56 Rua Galerias de PARIS

Casa Amarela - laboratório criativo pluridisciplinar independente na Rua Galeria de Paris (Porto)


Casa Amarela é um laboratório criativo pluridisciplinar e interdisciplinar independente, projecto experimental de fixação do Colectivo Artístico GALERIA NÓMADA na cidade do Porto.

A Casa Amarela tem funcionado como residência artistica num formato de ateliers abertos que ocupam o 2º e o 3º andar do edificio.

Situada no centro histórico da cidade, na zona do antigo Convento das Carmelitas, onde após a sua desactivação se sucederam os mais diversos usos ao longo dos tempos até que em 1903 vem a ser aberta a Rua da Galeria de Paris, com o projecto original de uma cobertura envidraçada de influencia parisiense, nunca concluída. Foi nessa altura ocupada por grandes armazéns de tecidos, ao que se seguiu um período de decadência, tornando-se zona de prostituição, local triste, degradado e pouco habitado.
Com reocupação recente, voltando a sua actividade para restaurantes e bares, esta rua faz actualmente parte do roteiro de lazer da cidade, crescendo enquanto pólo cultural.
È no numero 34, num edifício Arte Nova património da cidade, que surge agora a Casa Amarela, transformando uma antiga pensão numa residência artística e centro cultural de portas abertas para a cidade.
O visitante pode tomar contacto com o ambiente dos diversos ateliers ocupados temporariamente por artistas e criativos das mais diversas áreas e origens (Artes Plásticas, Arquitectura, Fotografia, entre outros), num contexto de criação livre e partilha humana á semelhança de outras estruturas já existentes noutros países do mundo e com as quais este projecto funciona já em parceria, procurando criar e consolidar uma rede de intercambio cultural e artístico internacional.
Paralelamente à residencia, é ainda criada uma programação de eventos regulares onde se poderá assistir a Performances, Concertos, projecções de Cinema e Vídeo, Exposições, etc., realizadas por artistas residentes e convidados, estendendo-se estes também à ocupação do espaço publico da rua.

 

Num formato de work in progress, experimentam-se novas formas de estar criativas e de vivencia colectiva em que cada individuo que nele participa é parte fundamental. Procuramos a oportunidade para a criação de uma alternativa sustentável para a produção artística e criativa independente, com base no desenvolvimento de um trabalho e pesquisa pessoal, num espaço de liberdade criativa e auto-gestão que consideramos privilegiado para a experimentação e investigação.
O crescimento e a aprendizagem artística e humana fazem-se de forma permanente através da partilha e troca de experiencias individuais e de co-criação, e conhecimentos entre os diferentes criativos, fomentando a discussão e a critica aberta construtiva como veiculo de evolução artístico, numa atitude participativa e activa perante o colectivo e a sociedade em que a única regra é a do respeito e compreensão por si próprio e pelo outro, como forma de potenciação e definição do próprio processo individual, assim como este é acrescento ao processo colectivo e social.
Num processo de trabalho aberto, obra aberta, a arte tornasse acessível a todos no fomentar de uma relação de proximidade entre os artistas e o publico, tornando possível um dialogo e comunicação directa e sem intermediários do trabalho artístico, dos seus processos e pressupostos.
Não sendo uma estrutura isolada, pretende-se o expandir do conceito e a criação de pontes, ligações e simbioses entre criativos, diferentes áreas artísticas, publico e sociedade, entre o edifício e a cidade, com outras estruturas culturais locais e nacionais que connosco queiram funcionar em parceria, inserido na criação e expansão de uma rede internacional que una espaços, estruturas e criativos com características e ideais idênticos, numa ligação planetária que fomenta e facilita intercâmbios entre os diferentes lugares e pessoas.

 

O Colectivo GN continuará responsável pela gestão do espaço até Dezembro, (ao que se seguirá um novo projecto no edicio com nóvos intervenientes -ainda em definição) e seguirá depois caminho rumo a novos projectos.



A BOESG projectará no dia 17 de Dez. pelas 17h. o filme «A traição pela técnica - um retrato de Jacques Ellul»

17h - Filme:

A traição pela Técnica - Um Retrato de Jacques Ellul
Ano: 1994 Duração: 50 min.
legendado em português

20h - Jantar


BOESG - Biblioteca e Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada
Rua das Janelas Verdes 13 - 1º esq. (Santos)
1200-690 Lisboa, Portugal

A biblioteca está aberta todos os domingos entre as 16h e as 20h.










We are the 99%. We will no longer remain silent ( Nós somos os 99%. Não mais iremos ficar em silêncio)