18.8.11

Diga NÃO à Barragem de Belo-Monte, em defesa do povo xingú. Manifestação no Porto e Lisboa no dia 20 de Agosto)



DIGA NÃO À BARRAGEM de BELO-MONTE

MANIFESTAÇÃO no PORTO e em LISBOA em prol da AMAZÓNIA (dia 20 de Agosto, às 15h.)

PORTO - Consulado do Brasil - Av. FRANÇA nº20;
LISBOA - Consulado do Brasil - Praça de Luís de Camões

No dia 20 realizar-se-ão Manifs por todo o Mundo a favor da Amazónia.
A construção da hidroeléctrica Belo Monte já iniciou no mês passado!
Vamos protestar contra esta barragem e em defesa do território e dos direitos do povo xingú.

 




Mobilização global contra Belo Monte

No próximo sábado, 20/08, o Brasil  vai às ruas para protestar contra a destruição da Amazônia. E em diversos países nos cinco continentes realizam-se atos de solidariedade em frente às Embaixadas/Consulados brasileiros
Nos últimos meses, a população brasileira vem testemunhando sucessivas agressões contra a Amazônia e os povos da floresta:
1. O governo autorizou o início da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu
2. A Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código Florestal que diminuem a proteção das nossas matas
3. Lideranças comunitárias na Amazônia continuam sendo vítimas de assassinato e violência na região

Vivemos um momento politico bastante complex e delicado, que pode definir o futuro da humanidade. Chega de destruição na Amazônia.

O projeto Belo Monte é um exemplo cabal de ineficiência energética: apesar da propaganda do governo de que será a 3ª maior hidrelétrica do mundo (em tamanho), produzirá, em média, apenas 39% da eletricidade que promete. Além disso, é um projeto absurdamente caro (cerca de R$ 30 bilhões, dos quais 80% são dinheiro do povo, a ser desembolsado pelo BNDES), e foi imposto pelo governo através de um processo brutal de sucessivas violações da legislação e da Constituição nacionais, e de acordos e tratados internacionais.

Acima de tudo, porém, o projeto de Belo Monte vai impactar de forma irremediável a vida das populações locais, da fauna e da flora do Xingu, destruindo e secando parte de um dos mais belos e ricos rios do mundo, e transformando a região em terra arrasada. E os reflexos já são visíveis: Altamira foi campeã de desmatamento nesse primeiro semestre.

Um número cada vez maior de brasileiros está saindo às ruas para exigir a proteção do nosso maior patrimônio socioambiental: a floresta amazônica e respeito aos direitos humanos; e conta com a solidariedade da comunidade internacional. Juntos, podemos fazer a diferença!

Você pode ajudar a proteger a Amazônia
Diversos protestos estão sendo organizados no Brasil. O próximo sábado, 20/08, será marcado por atividades contra a construção de Belo Monte e contra as mudanças no Código Florestal em diversos estados.

E, no dia 22/08, diversos países nos cinco continentes vão mostrar sua solidariedade ao povo brasileiro, protestando em frente às Embaixadas/Consulados Brasileiros ao redor do mundo.

Participe!
1. Abaixo, você encontra a lista das atividades programadas no Brasil (20/08) e internacionalmente (22/08)
2. Se você tiver informações adicionais sobre cidades, países, locais e horários de protestos e concentrações, por favor, encaminhe para o email: campanhaxingu@gmail.com.
3. Registre sua atividade com fotos e vídeos, e envie para: campanhaxingu@gmail.com , Xingu Vivo no Facebook e @xinguvivo.

Ciclo de filmes de Fassbinder na livraria-bar Gato Vadio ( dias 18,19,20 e 21 de Agosto)




Depois do ciclo de filmes dedicado a Mike Leigh que atraiu muita gente, a livraria-bar Gato Vadio vai passar nos dias 18, 19, 20 e 21 de Agosto um conjunto de 4 filmes de Fassbinder, um realizador alemão maldito caracterizado com uma estética vanguardista e provocadora.Sempre com ENTRADA LIVRE

Livraria-bar Gato Vadio - Rua do Rosário, 281, Porto


"Não estamos em condições de aceitar o contrário do que existe. Por isso, estamos longe da liberdade"
Fassbinder.

"Creio que o húmus social em que vivo não está marcado pela felicidade e a liberdade, mas pela opressão, o medo e a culpa. Aquilo que se oferece como vivência de liberdade é, no meu ponto de vista, um pretexto que uma sociedade caracterizada pelas coacções oferece aos indivíduos. E, essa oferta, não a aceito"
Fassbinder.

CICLO Fassbinder - filmes:

As Lágrimas Amargas de Petra von Kant,
Quinta-feira, 18 de Agosto, 22h


O Amor é mais frio do que a morte,
Sexta-feira, 19 de Agosto, 22h


O Medo come a Alma,
Sábado, 20 de Agosto, 22h


O direito do mais forte,
Domingo, 21 de Agosto, 18h

A Jornada - todos os caminhos levam a Vila de Rei (19 a 21 de Agosto)

A JORNADA | TODOS OS CAMINHOS LEVAM A VILA DE REI

Estamos aqui porque acreditamos que um outro mundo, uma outra vida é possível.

É por esse outro mundo, por essa outra vida que resistimos, que unimos esforços, que caminhamos. É por essa outra vida que partimos das nossas casas e que endereçamos o convite a todos que a nós desejem unir os seus passos, mães, pais, filhos, empregados, desempregados, precários, agricultores, pescadore...s, operários, músicos, escritores, jornalistas, profissionais de saúde, sindicatos, associações, movimentos, a toda a sociedade portuguesa, para que, tomando todos os caminhos, a pé, de bicicleta, sobre rodas, sobre as águas, cruzando estradas e pontes, vales e montes, durante um dia, dois dias, uma semana, duas semanas, nos encontremos todos no centro do centro de Portugal, em Vila de Rei, dia 19 de Agosto de 2011 e que ali permaneçamos até dia 21 escutando e partilhando, debatendo.

Não somos partido, não somos facção, pacíficos mas firmes, somos olhos nos olhos, somos cidadão a cidadão.

Não estamos agrilhoados a ideologias, agendas de movimentos ou manifestos partidários, não detemos um líder, todos somos líderes, todos somos veículos que nos conduzirão ao amanhã que demandamos.

-Caminhamos porque lutamos contra a submissão, a exclusão, o desemprego, a precariedade e a mentira, contra a ditadura económica, contra a ditadura do pensamento único, contra a ditadura da mediocridade, contra a ditadura da inevitabilidade, porque inevitável é tomarmos as rédeas das nossas vidas.

-Caminhamos porque não nos ajoelhamos, porque não acreditamos na inevitabilidade, porque acreditamos que existem alternativas só pode ser erigida se soubermos dizer não, se soubermos lutar pela nossa independência, pelo nosso futuro, pela nossa dignidade, se soubermos dizer sim a uma mudança que começa em cada um de nós, se acreditarmos que em cada cidadão reside a revolução.

-Caminhamos porque livres nascemos e a nós mesmos exigimos que livres queremos viver.

-Caminhamos porque não podemos esperar mais. Este é o nosso tempo. O tempo de sermos felizes.

Estamos ombro a ombro. Somos Açores, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu. Declaramos guerra à austeridade, à precariedade e ao medo. Combateremos de amor ao peito. Somos o país livre. Somos a Resistência.