14.3.11

Congresso Internacional sobre Greves e Conflitos Sociais (sec. XX)/ Strikes and Social Conflicts in the Twentieth Century (16 a 20 de Março,em Lisboa)


Lisboa vai receber entre 16 e 20 de Março de 2011 um dos maiores colóquios já realizado sobre conflitos sociais no século XX, graças à organização conunta do Instituto de História Contemporânea (Universidade Nova de Lisboa), do Instituto Internacional de História Social (Amesterdão), do Arquivo Edgard Leuenroth (Unicamp/Brasil), do Centro de Estudos do Franquismo e da Democracia (Universidade Autónoma de Barcelona) e da Maison des Sciences de L’Homme (França)

Na Universidade Nova vão estar quase 200 investigadores que estudam os conflitos sociais no século XX que tiveram lugar nas fábricas, nas universidades, nos serviços públicos, conflitos urbanos e rurais, bem como conflitos que ganharam uma dimensão de guerra civil/revolução. Muitos dos trabalhos versam ainda sobre as organizações e lideranças políticas e sindicais do movimento operário e do socialismo.

Entre os presentes contam-se Marcel van der Linden, director de investigação do Instituto de Amesterdão, Kevin Murphy, prémio Issac Deutscher, Serge Wolikow, director da Maison de Sciences d L’Homme de Dijon, Alvaro Bianchi, director do Arquivo Edgard Leuenroth, Fernando Rosas, presidente do IHC, Lisboa, Beverly Silver, autora de Forces of Labour, Geert van Goethem, director do Instituto Amsab de História Social da Bélgica, Peter Birke, editor da Social History online, Andrea Catone, editor do jornal L’Ernesto, Anja Kruke, directora do Arquivo da Fundação Friedrich Ebert, Armando Boito, editor do jornal Crítica Marxista, Dave Lyddo, editor da Historical Studies in Industrial Relations, entre muitos outros

O século XX confirmou-se como o século em que o conflito capital-trabalho foi mais agudo. A Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais no Século XX acolherá comunicações sobre as greves e os conflitos sociais no século XX bem como trabalhos de discussão teórica sobre as organizações políticas e sindicais. Serão ainda seleccionados trabalhos sobre metodologia e historiografia do movimento operário. Serão acolhidas comunicações que versem sobre conflitos que tiveram lugar nas fábricas, nas universidades, nos serviços públicos, conflitos urbanos e rurais, bem como conflitos que ganharam uma dimensão de guerra civil/revolução a nível nacional e internacional.

Depois da revolução russa a relação de forças capital-trabalho nunca mais voltou a ser a mesma, com um período de revolução e contra-revolução que terminou com a Segunda Guerra Mundial. Protagonista da vitória sobre o fascismo, o movimento operário e o seu estudo viram-se novamente subestimados em alguns países centrais sob o impacto do crescimento económico da década de 50 e 60. O Maio de 68 inverteu a situação, com um boom de estudos operários durante a década de 70. Porém, superada a crise dos anos 70, a emergência do neoliberalismo, com a deterioração das leis laborais, e a crise dos sindicatos assistiu à desvalorização pela academia do estudo dos conflitos sociais. A crise recente, no entanto, demonstrou que os trabalhadores, os movimentos sociais e os novos fenómenos que caracterizam o mundo do trabalho, não só não são obsoletos como reganharam decisiva centralidade.

O recrudescimento dos conflitos sociais na última década impulsionou um regresso à academia do estudo do movimento operário e dos movimentos sociais. Esta conferência pretende ser parte deste processo: recuperar, fomentar e divulgar a história dos conflitos sociais do século XX.

Áreas de Comunicações

- Greves no século XX;
- Conflitos Sociais no Século XX. Serão acolhidas comunicações que versem sobre conflitos que tiveram lugar nas fábricas, nas universidades, nos serviços públicos, conflitos urbanos e rurais, bem como conflitos que ganharam uma dimensão de guerra civil/revolução a nível nacional e internacional;
- Historiografia/Historiadores do Movimento Operário;
- Pensamento Político;
- História das Organizações Políticas e Sindicais.



Contacto:
Instituto de História Contemporânea/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
(Universidade Nova de Lisboa), Av. de Berna, 26 C, 1069-061 Lisboa, Portugal.
E-Mail: ihc@fcsh.unl.pt
http://www.iisg.nl/

PROGRAMA do CONGRESSO: AQUI

Entrada Livre