26.1.11

O telemóvel, gadget de destruição massiva - lançamento da brochura no dia 29 de Jan. na Biblioteca Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada


Sábado, 29 de Janeiro, a partir das 16h:

Apresentação do projecto da Biblioteca Observatório dos Estragos da Sociedade Globalizada (BOESG)
Lançamento da brochura "O telemóvel, gadget de destruição massiva"

Jantar vegetariano

na BOESG -Rua das Janelas Verdes, nº 13, 1º Esq (Santos) - Lisboa

O que queres fazer da puta da tua vida? - é o tema do próximo debate mensal da Tertúlia Liberdade ( dia 27 de janeiro, às 21h.)

A Tertúlia Liberdade inicia amanhã, 5ª feira, dia 27, pelas 21H., na RDA, R. Regueirão dos Anjos, 69 (metro Anjos), uma série de debates mensais sob o tema "O que queres fazer da puta da tua vida?".

Iniciará o debate o convidado Marco Montenegro e queremos desenvolver este tema, perceber o queremos fazer no meio desta merda e como.

PARTICIPA !!! DIVULGA!!!

http://tertulialiberdade.blogspot.com/



DEBATES MENSAIS NO RDA 69
(Rua Regueirão dos Anjos, 69)
Últimas quintas-feiras do mês às 21h e 30m

Uma iniciativa da Tertúlia Liberdade
www.liberdade365.com

Protesto hoje à tarde contra a recepção pelo governo de um dirigente do Estado-terrorista de Israel

Protesto hoje à tarde ( 17h30) contra a visita a Lisboa de Avigdor Liberman, ministro dos negócios estranegeiros e líder do partido de extrema-direita do governo do Estado-terrorista de Israel

Às 17h30, Concentração em frente da Assembleia da República, convocada por várias organizações e personalidades, incluindo o Comité de Solidariedade com a Palestina.

http://palestinavence.blogs.sapo.pt/


Sócrates e Amado recebem um símbolo do apartheid e do terrorismo de Estado

O Comité de Solidariedade com a Palestina manifesta o mais vivo repúdio pela visita a Lisboa de Avigdor Lieberman, ministro israelita dos Negócios Estrangeiros e figura de proa do partido da extrema-direita Israel Beitenu.

Raia a provocação que o Governo de Portugal e, nomeadamente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal recebam esta visita depois de o Estado português ter condenado os crimes de guerra israelitas contra a Faixa de Gaza por ocasião da votação do relatório Goldstone e sabendo-se que Israel prossegue a sua política colonialista de apartheid e de ocupação da Palestina, que persiste nas suas acções de limpeza étnica contra os árabes israelitas que vivem no seu território e contra os palestinianos nos territórios ocupados, que desrespeita, com a arrogância que se lhe conhece, os mais elementares Direitos Humanos e o Direito Internacional, que se recusa insolentemente a observar as inúmeras Resoluções quer do Conselho de Segurança quer da Assembleia Geral das Nações Unidas, que persegue e pune os seus próprios cidadãos israelitas que não se conformam com a política de terror contra o Povo Palestiniano indefeso, que se afirma, com toda a hipocrisia, como a única «democracia» do Médio Oriente.

Duplamente escandalosa é a recepção dispensada a Lieberman, precisamente quando o parceiro israelita do PS, o Partido Trabalhista, rompe com o Governo e com o seu ex-líder Ehud Barak porque, mesmo para o sionismo militante dos trabalhistas, já se tinha tornado indigesto o estilo do Governo de extrema-direita – intratável, ultimatista e inconveniente nos areópagos internacionais.

É certo que Lieberman passa em Portugal no regresso duma visita à Grã-Bretanha e que não foi aí recebido como um pária da diplomacia internacional (bem ao contrário da sua antecessora no cargo, a ex-ministra Tzipi Livni, que tivera de cancelar uma visita a Londres por pender contra ela um mandato de captura, devido aos crimes de guerra de que era co-responsável na agressão contra a Faixa de Gaza). Mas é só uma questão de tempo até que os crimes de Lieberman, o falcão, comecem a ser tão investigados e conhecidos como os de Livni, a “pomba”. Alguns deram já azo a ondas de indignação em todo o mundo, como o assassínio no Dubai do dirigente do Hamas, Mahmoud al-Mabhouh, com passaportes falsificados de vários outros países; ou como a mortífera acção de pirataria israelita contra a “Flotilha da Liberdade”, em águas internacionais.

Concluímos portanto sublinhando que está a ser recebido em Lisboa um criminoso da guerra suja da Mossad e um falsário internacional de grande calibre, no mesmo dia em que o Peru anuncia reconhecer o Estado palestiniano nas fronteiras de 1967, e num lapso de poucas semanas em que os principais países latino-americanos, incluindo o Brasil, se sucedem a dar esse passo simbólico. A diplomacia portuguesa anda em más companhias e em contra-mão das tendências da diplomacia mundial.

Comité de Solidariedade com a Palestina

Lisboa, 25 de Janeiro de 2011

Concentração de apoio a Bradley Manning em Lisboa (dia 29 às 15h.) porque denunciar crimes de guerra não é crime



CONCENTRAÇÃO DE APOIO A BRADLEY MANNING
DIA 29 JANEIRO 2011, 15H

Local:
Residência Oficial do Embaixador dos EUA, Rua do Sacramento à Lapa, nº18 Lisboa, Portugal
Bradley Manning, 22 anos, é o soldado do Exército dos Estados Unidos que está detido por ser acusado de enviar documentos secretos para o site WikiLeaks, denunciando os crimes de guerra praticados pelo exército dos Estados unidos no Iraque, no Afeganistão e noutras partes do mundo
Ele está preso há cinco meses numa cela da Marinha americana em Quântico, Virgínia, depois de dois meses na prisão militar no Kuwait, sob condições cruéis e desumanas.
Manning tem vindo a ser submetido ao longo de muitos meses, sem interrupção, a condições desumanas de destruição da personalidade, de indução à insanidade, em condições de isolamento, o
que constitui um exemplo ilustrativo do que é a prática de tortura.
Este evento é um apelo a tod@s os que defendem a liberdade de expressão e o direito à verdade, num cenário político global cada vez mais sustentado pela mentira e por interesses mal dissimulados.

Manning é um soldado da verdade – arriscou a vida para que tod@s nós pudéssemos ter conhecimento de factos que o tentacular poder global, para sua única e exclusiva salvaguarda, a todo o custo nos tenta escamotear.

Pelo direito à verdade convidamo-los a participarem nesta concentração, para que tod@s juntos possamos exigir a imediata libertação de Bradley Manning.

http://www.facebook.com/pages/Liberdade-para-Bradley-Manning-Free-Bradley-Manning/186125841402069

Pelo direito à verdade, exigimos a imediata libertação de Bradley Manning.

Liberdade para Bradley Manning / Free Bradley Manning

http://www.bradleymanning.org/pt

http://www.couragetoresist.org/x/

Petição Internacional:
www.standwithbrad.org

Para lhe enviar mensagens de apoio escrever para:

Bradley Manning
c/o Courage to Resist
484 Lake Park Ave #41
Oakland CA 94610
USA

Apresentação do livro José Afonso-todas as canções e partituras (dia 29, na Fundação José Rodrigues, Porto)


"José Afonso - Todas as canções" reúne as letras e os diagramas de acordes de 159 canções da autoria de Zeca Afonso, compiladas por José Mário Branco, João Lóio, Guilhermino Monteiro e Octávio Fonseca. O livro será apresentado no próximo dia 29 de Janeiro nas instalações da Fundação José Rodrigues, na Rua Fábrica Social ( no Bairro da Fontinha, perto do edifício do jornal de noticias), no Porto


Em declarações à agência Lusa, o músico José Mário Branco explicou que a edição deste livro servirá para "lutar contra a tendência de colocar Zeca Afonso na gaveta do canto de intervenção".
"É também para quem quiser aprender [a tocar as canções do compositor] com a certeza de que tem a transcrição fiel", disse José Mário Branco.

O livro de José Afonso reúne baladas, trovas, chulas, cantigas populares e cantares de intervenção, mas "as canções de conteúdo expressamente político são até minoritárias no conjunto da sua obra", referem os organizadores no prefácio.

"Arrumar José Afonso na gaveta da canção de intervenção é não compreender que a dimensão da sua obra está ao nível do que de mais importante se fez na música popular universal do século XX. E se não teve o impacto mundial que merecia, foi tão-somente porque ele nasceu onde nasceu", lamentam.

Há toda uma geração que músicos e estudantes de música que podem descobrir e aprender o repertório de Zeca Afonso, sem a carga política dos tempos logo a seguir ao 25 de Abril, referiu José Mário Branco à Lusa.

No livro lá estão "Grândola, vila morena", "Os vampiros", "O que faz falta", "Coro dos tribunais", mas também "Verdes são os campos", "Canção de embalar" e "Adeus ó serra da Lapa".

No prefácio, os quatro autores criticam o "analfabetismo musical" e o "mau gosto" de directores de programas de rádio e de televisão que ignoram a obra de José Afonso e enaltecem o facto de "ser o autor mais cantado por todas as gerações e diferentes escolas de músicos".

Zeca Afonso morreu em 1987 e deixou uma obra discográfica que "constitui um manancial inesgotável de inspiração e de aprendizagem", concluem os organizadores de "José Afonso - Todas as Canções".

As reuniões dos activistas e voluntários do GAIA (Grupo de acção e intervenção ambiental) mudam de local e passam a realizar-se às 3ªs


As reuniões de voluntários do GAIA Lisboa voltaram a ser marcadas para as terças-feiras, às 19h, na Sociedade Musical Ordem e Progresso, em Santos, perto das Janelas Verdes.
A morada é: Rua do Conde, 77, 1º.
As reuniões são semanais, abertas, plurais, apartidárias, horizontais e funcionam à base de consensos.
O metro mais próximo é o do Cais do Sodré.

http://gaia.org.pt/

Hoje há cinema lá em baixo no Regueirão dos Anjos

Hoje a partir das 16:00

16h00: ajuda para cozinhar (free jantar pelos cozinheiros!)

20h00 até 22h00: jantar vegetariano com comida respigada

20h30: 12 angry men (1957)
95 min - Sidney Lumet

22h00: 12 (2007)
160 min - Nikita Mikhalkov

http://cinemalaemcima.blogspot.com/

Local: Rua Reguerião dos Anjos, 69 (à Graça)