7.6.10

Sons & Ruralidades - Festival de ecologia, artes e tradições populares (10 a 13 de Junho, em Vimioso, Trás-Os-Montes)


O festival SONS & RURALIDADES pretende ser um novo modelo de festival cultural, superando o espaço e tempo do festival para revitalizar e regenerar a região rural do nordeste transmontano. Este festival faz parte de um programa de desenvolvimento para esta região, procurando que a arte e a cultura sejam a causa para a revitalização da região, procurando novas aproximações artísticas, sociais e económicas. Estimulando sinergias entre o património faunístico e florístico e o património cultural, material e imaterial. Pensando os humanos como parte da natureza e a biodiversidade como um todo. Criando novas oportunidades de criar e de reflectir colectivamente sobre o desenvolvimento local e proporcionando novas visões de futuro.

Para mais informações sobre este evento, poderá nos contactar através do e-mail burranco@gmail.com ou os telefones 966151131/960050722.



PROGRAMA


Quinta-feira, 10 de Junho
Vila de Vimioso

16.00h - 20.00h - Cinema Documentário “Olhar o Rural”

"Significado", A música portuguesa se gostasse dela própria, de Tiago Pereira. Sinopse: A propósito de quatro irmãos músicos, fundadores da Associação Cultural d'Orfeu localizada em Águeda, constrói-se uma génese da música tradicional portuguesa para em seguida se alargar a outros contextos e colocar-se a seguinte pergunta: como seria a música portuguesa se gostasse dela própria?

"Para que este mundo não se acabe", de João Botelho. Sinopse: "Para Que Este Mundo Não Acabe" revela a história de um «território de picos agrestes e vales férteis, de climas extremos habitado por dramáticas gentes que transportaram até hoje saberes, costumes e comportamentos comunitários notáveis e únicos"

"Fogo na Terra Fria", de Nadine Ribet. Sinopse: ”…As massivas de emigração, o êxodo rural e as transformações da agricultura libertaram inúmeros terrenos agrícolas, de tal forma que, sobre os antigos campos cultivados, brotam hoje tojos e giestas. Os braços da lavoura tornaram-se menos numerosos, e os moradores que ficaram ou que voltaram para aldeia devem agora lidar com o mato que se torna cada vez mais denso e se estende sobre o baldio. Para que os rebanhos possam ali pastar é preciso queimar…”


20h00 - JANTAR

21.30h - Noite de Fados (Espectáculo integrado na Feira do Livro de Vimioso)


---------------------------------------------

Sexta-feira, 11 de Junho
Vila de Vimioso

10.00h - Interpretação da Natureza (saída de campo)

“Ao longo do Rio Angueira descobri”… várias espécies de plantas autóctones e medicinais existentes em seu redor, cada passarinho que por ali passeava, cada insecto que vagueava, antigos açudes e moinhos desgastados pelo macerar dos grãos de trigo e milho… saída de campo orientada por Paulo Pereira

10.00h - Expedição fotográfica (saída de campo)

“Fotografia etnográfica pelas aldeias de Vimioso”, expedição fotográfica orientada por João Pedro Marnoto (www.jpmarnoto.com)

13h00 - ALMOÇO


14.30h - 17h30 – Tertúlia “Património Material e Imaterial: Identidade de um povo…de um lugar”


15.00h – Abertura da Feira e Mostra de Ambiente e Desenvolvimento Rural


17.30h-18.30h – Actividades da Feira: oficinas, colóquios, exposições, outros…

18.30h – Intervenção artística no largo da igreja com Jorge Ribeiro

20h00 – JANTAR

21h30 - Intervenção artística no largo da igreja pela LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com

22.30h - Concerto com OLIVE TREE DANCE (http://olivetreedance.com/)

---------------------------------------------

Sábado, 12 Junho 2010
Vila Vimioso

10.00h - Interpretação da Natureza (saída de campo)

“Ao longo do Rio Angueira descobri”… várias espécies de plantas autóctones e medicinais existentes em seu redor, cada passarinho que por ali passeava, cada insecto que vagueava, antigos açudes e moinhos desgastados pelo macerar dos grãos de trigo e milho… saída de campo orientada por Paulo Pereira

10.00h - Expedição fotográfica (saída de campo)

“Fotografia etnográfica pelas aldeias de Vimioso”, expedição fotográfica orientada por João Pedro Marnoto (www.jpmarnoto.com) (a confirmar)

13h00 - ALMOÇO

15.00h - Abertura da Feira e Mostra de Ambiente e Desenvolvimento Rural

15.00h - Festival do Jogo (dinamização de jogos pela vila de Vimioso, tendo como base o improviso, a criatividade e a readaptação de tradições locais) – (LUD IN,
http://ojogoaberto.blogspot.com/ )

14.30h-17.30h – Encontro de organizações de ambiente e desenvolvimento rural “Desenvolvimento Ecológico e Social das regiões rurais”

17.30h – Cinema Documentário

- "No hia ma", de Alex Mogly. Sinopse : “…Este filme é um dos 8 filmes do projecto “Olhares nómadas em Ásia”, projecto audiovisual que propõe habitar e conectar realidades, num esforço de alargar o espectro de entendimento dentro e entre as comunidades e culturas. Integrando o processo criativo no quotidiano das pessoas. Uma viagem de 8 meses, do Japão até a Índia. De bicicleta, de camioneta, de comboio, a pé, á boleia, de canoa, ao encontro de comunidades, tribos, mosteiros, ong´s, aldeias e cidades. O encontro, as suas sementes, raízes e potenciais …”

19.00h - Intervenção artística no largo da igreja matriz pela LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com

20.00h – JANTAR

22.00h – Concerto com Infussio (
http://www.myspace.com/infussio )


23.00h – Concerto com No Mazurka Band (
http://www.myspace.com/nomazurkaband )

----------------------------------------------

Domingo, 13 de Junho
Vila de Vimioso

10.00h – Feira de Burros

Gincana com burro
Caretos à solta
Jogos Tradicionais
Animação com música tradicional
Desfile de burros

Intervenções artísticas de:

Jorge Ribeiro
LUD IN

Ao longo do evento estarão patentes em diversos locais da vila de Vimioso exposições de fotografia sob o tema “Biodiversidade, História e Etnografia”

ALOJAMENTO

- Em Vimioso
Parque de Campismo de Vimioso
http://www.cm-vimioso.pt/turismo/pcampismo.html),

Telefone (+351) 273 511 034, e-mail: pcampismovms@gmail.com

- Em Miranda do Douro
Centro de Acolhimento Juvenil, Barrocal do Douro, tel. 273 430020/273 430025
(Nota: 16€/quarto, cada quarto tem dois beliches)