28.4.10

MayDay em Lisboa ( 1º de Maio, concentração às 13h. no Largo de Camões)



Dá a volta à precariedade!

1 de Maio :: 13h :: Praça Luís de Camões

:: concertos, performances, almoço ::

14h30 :: partida para desfile com a manifestação do Dia do Trabalhador

O MayDaylisboa2010 estás nas ruas, foi ao Colombo e aos Armazéns do Chiado e fez centenas de chamadas para call-centers, falando directamente com trabalhadores/as precários/as.


Soamos agora o alarme geral: Mayday! MayDay!


Chegou mais uma crise antes de ter chegado ao fim a última. Mais uma vez, falam-nos da queda da bolsa para melhor nos ir ao bolso. Sabemos onde está a verdadeira crise - os privilégios e lucros para alguns e o desemprego e precariedade para a maioria. O que aí vem, para quem trabalha, é mais do mesmo: horários mais longos, salários mais baixos, contratos a prazo, menos direitos.

Governos e patrões dizem-nos que temos que ser mais flexíveis, mais competitivos, mais obedientes, porque nos querem isolados, divididos, desconfiados de quem está ao nosso lado, incapazes de nos juntarmos para combater a exploração. Por isso afirmamos a urgência de organizar a luta pelas nossas vidas. Exigimos que a funções permanentes correspondam vínculos permanentes. Não aceitamos pagar a factura da crise.

Dizemo-lo a todos os trabalhadores, porque sabemos que a chantagem da precariedade é uma ameaça generalizada. Os falsos recibos verdes, as falsas bolsas e os falsos estágios são outras tantas formas de subverter os direitos laborais, de comprometer o futuro da segurança social e a vida de milhares de pessoas. Sejam imigrantes, trabalhadoras/es do sexo ou intermitentes do espectáculo, o resultado é sempre o mesmo: a precariedade de alguns fragiliza a posição de todos/as.

A precariedade não é uma fatalidade: é um ataque que precisa de um contra-ataque. Por isso soamos o alarme a pensar num ponto de encontro que desafia a resignação.

No Mayday transformamos a rua num espaço onde desfila a diversidade e a força da recusa de uma vida aos bocados.

No MayDay contraria-se a vida calada que nos querem impor, afirmando-se a recusa da precariedade e a urgência da organização de todos os trabalhadores contra a exploração e a chantagem da crise.

Cabemos todos: contratados a prazo, vítimas dos falsos recibos verdes, informais, sobre-explorados pelas empresas de trabalho temporário, intermitentes do espectáculo e do audiovisual, imigrantes descartáveis, bolseiros à força, eternos estagiários, simplesmente desempregados ou muito mal-empregados.


Mais informação
www.maydaylisboa.net

O MayDay é um protesto de trabalhadores precários que vem marcando o 1º de Maio, organizado em Milão desde 2001 e, desde então, generalizado a várias outras cidades da Europa e do Mundo. O MayDay Lisboa arrancou em 2007 e no ano passado chegou também ao Porto.

Bicicletadas / Massas Críticas - 30 Abril de 2010 (próxima sexta-feria, ao fim da tarde) em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto e Évora


Bicicletadas / Massas Críticas - 30 Abril de 2010 (próxima sexta-feria, ao fim da tarde) em Aveiro, Coimbra, Lisboa, Porto e Évora

Uma Massa Crí­tica (MC) é um passeio no meio da cidade feito em transportes suaves. Realiza-se sempre na última sexta-feira de cada mês às 18h00, partindo de um local pré-determinado.
As MC também são conhe...cidas nos países lusófonos como "Bicicletada" porque a maioria dos participantes desloca-se em bicicleta. No entanto o termo "Massa Crítica" é mais apropriado porque encoraja a participação de pessoas que se deslocam de outras formas suaves: patins, skate, trotinete, etc •

Aveiro - Concentração às 18h30 e saída às 19h00, no Forum Aveiro, ao lado da Capitania; •
Coimbra - Encontro: Às 18:00 e saída às 18h30 do Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades; •
Lisboa - Concentração às 18:00 e saída às 19:00, no Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII; •
Porto - Concentração às 18h30 e saída às 19h00, na Praça dos Leões;
Évora - Concentração às 18h00, na Praça do Giraldo.


http://www.massacriticapt.net/

1º de Maio em Aveiro, Porto, Braga, Castelo Branco, Lisboa e em mais 44 localidades num total de 93 acções promovidas pela CGTP


1º DE MAIO – É TEMPO DE MUDAR COM A LUTA DE QUEM TRABALHA

CGTP promove 93 iniciativas de comemorações em 18 capitais de distrito + regiões autónomas, em 39 concelhos e 44 localidades de todo o país

A CGTP-IN, através das suas estruturas regionais, assinala o 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, com manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas em 44 localidades do continente e das regiões autónomas. Sob o lema “É Tempo de Mudar com a Luta de quem Trabalha” muitos milhares de trabalhadores, de reformados e de jovens sairão, nesse dia, às ruas lutando por alternativas e exigindo:

A criação de emprego e o apoio aos desempregados;
O ataque eficaz à precariedade para o progresso do país;
O aumento dos salários como medida justa e inadiável;
O ataque às desigualdades e a necessidade de erradicar a pobreza.


Em Lisboa, realiza-se, na parte da manhã, às 10 horas, a tradicional Corrida Internacional do 1º de Maio (15 km), com partida e chegada no Estádio 1º de Maio. À tarde, a partir das 14:30 horas, haverá desfile entre o Martim Moniz e a Alameda D. Afonso Henriques, onde será promovido um comício sindical que terá como orador principal o secretário-geral da CGTP-IN, Manuel Carvalho da Silva. A acção terminará com um espectáculo de música pelo grupo os “Quadrilha”.


No Porto, haverá igualmente uma prova de atletismo na parte da manhã, às 9 horas, e um comício às 15 horas, na Av. dos Aliados, onde intervirá, entre outros, João Torres, coordenador da União dos Sindicatos do Porto. A actuação do grupo musical “Trabalhadores do Comércio” encerrará as comemorações nesta cidade.


Lista completa das iniciativas da CGTP no 1º de Maio:
www.cgtp.pt/images/stories/imagens/2010/04/mapa1demaio2010.pdf



AVEIRO - 1º de Maio

A União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN, apela aos trabalhadores e ao povo do distrito de Aveiro, para que participem nas comemorações dos 120 anos do 1-º de Maio, contribuindo para fazer deste dia, um grande momento de indignação e de luta contra as injustiças sociais, e por melhores condições de vida, para os trabalhadores e o povo.
Documento da CGTP-In para distribuir (1,9 Mbytes).
Documento da União dos Sindicatos de Aveiro para distribuir (170 KBytes).

http://www.cgtpaveiro.org/



PORTO - 1º de Maio - Dia do Trabalhador!
9 horas
Hastear das Bandeiras dos Sindicatos
Corrida do 1º de Maio
15 horas
Comício/Desfile a partir da Avenida dos Aliados!
Concerto com "Trabalhadores do Comércio"
http://www.usporto.pt/News/View.aspx?Articleid=82



GUIMARÃES
Concentração dos trabalhadores de todo o distrito de Braga no Largo Toural, em Guimarães

http://usbraga.no.sapo.pt/


CASTELO BRANCO

1º de Maio no distrito de Castelo Branco em 5 localidades
A exemplo de anos anteriores a União dos Sindicatos de Castelo Branco organiza as comemorações do 1º de Maio em cinco localidades: Covilhã, Castelo Branco, Tortosendo, Unhais da Serra e Munas da Panasqueira.

As comemorações decorrem sob o lema "+emprego+salário+direitos, Mudar de Rumo-Dignificar os Trabalhadores.

A USCB/CGTP-IN informa ainda que, nesse dia, pelas 10,30 horas, realiza uma manifestação, na Vila do Tortosendo e Comícios Festa durante a tarde na Covilhã e em Castelo Branco.Como é natural a grave situação económica, social e laboral do Distrito e as dificuldades crescentes com que se debatem os trabalhadores estarão no centro das preocupações e nas intervenções que serão proferidas.Remetemos programas da Covilhã e Castelo Branco.

http://www.uscb.pt/noticias.php?id_noticia=281