23.2.10

Conferência sobre a Biopolítica, de Michel Foucault a Giorgio Agamben (dia 24 de Fev. às 10h. na Universidade Nova de Lisboa)



Decorrerá entre 24 de Fevereiro e 17 de Maio um Ciclo de Conferências em Ética e Filosofia Moral, organizado pelo Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Integrado nesse ciclo realiza-se amanhã, dia 24 de Fevereiro de 2010, uma conferência dedicada ao tema "A biopolítica, de Michel Foucault a Giorgio Agamben", com António Fernando Cascais, professor do Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH-UNL e investigador que tem trabalhado sobre bioética, medicina e sexualidade, entre outras publicações é organizador do livro Indisciplinar a Teoria: Estudos Gays, Lésbicos e Queer (Fenda Edições, 2003).




A entrada é livre


PROGRAMA DO CICLO

24 de Fevereiro, 10h, Auditório 1 (Torre B, 1º andar)
António Fernando Cascais (FCSH): "A biopolítica, de Michel Foucault a Giorgio Agamben"

24 de Março, 10h, Auditório 2 (Torre B, 3º andar)
João Cardoso Rosas (U. Minho): “A Filosofia dos Direitos Humanos depois de Rawls”

28 de Abril, 10h, Auditório 1 (Torre B, 1º andar)
António Marques (FCSH): “A ideia de Estado de Direito em Kant”

5 de Maio, 10h, Auditório 1 (Torre B, 1º andar)
José Gabriel Pereira Bastos (FCSH): “Pode a Teoria da Ciência Política desconhecer o Desejo, a Identidade e o Inconsciente? Contribuição para uma Ciência Política Pós-Freudiana”

17 de Maio, 11h, Auditório 1 (Torre B, 1º andar)
Filipe Verde (ISCTE): “Justiça sem Teoria?: uma Eudaimonia Ameríndia”

Arte e Poder - mesa-redonda integrada no ciclo de encontros temáticos «Pensar a República 1910-2010»

Pensar a República 1910-2010 - Ciclo de Encontros Temáticos
Arte e Poder
Mesa - Redonda
24 de Fevereiro às 16h.
Local: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
(Sala Multiusos – Edifício I&D)


A Literatura serviu, em vários momentos da sua história, como veículo de ideias políticas e como lugar de uma reflexão crítica sobre o estado do mundo. O empenhamento político-ideológico dos escritores e o seu papel de intervenção assumiu uma dimensão de especial relevo, ao longo do século XX, na importância de que se revestiu como meio de expressão colectiva, apesar da singularidade das vozes que, em cada um desses momentos, a transportaram. Irrompeu de várias formas, desde o advento do manifesto como género panfletário, que pôde servir ao mesmo tempo ideais políticos ou sociais e concepções literárias, até à exploração de novas linguagens da poesia e da narrativa, por exemplo, na poesia concreta ou no romance neo-realista, que se realizaram na pertença reivindicada a uma ideia geral e partilhada.

Nuno Júdice (FCSH), A geração da Presença

Gustavo Rubim (FCSH), Os neo-realistas

Fernando Cabral Martins (FCSH), Os surrealistas

Clara Rocha (FCSH), Manuel Alegre e as vozes da resistência

Organização: Ana Paiva Morais e Teresa Araújo

Amanhã ( 24 de Fev.) em Avis realiza-se a devolução à natureza de uma ave de rapina


Amanhã, dia 24 de Fevereiro, o Núcleo Regional da Quercus de Portalegre, em colaboração com Parque Natural da Serra de S. Mamede, devolve à Natureza uma ave de rapina recentemente recuperadas no CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens).

A referida ave de rapina foi objecto de um programa de recuperação, esperando-se agora com esta acção de devolução ao meio natural, o cumprimento da etapa final do processo.
Esta ave foi recolhida no concelho de Avis, em Portalegre, a 12 de Janeiro de 2010, pela Equipa do SEPNA da GNR de Ponte de Sôr. Posteriormente foi entregue ao Parque Natural da Serra de São Mamede, que a encaminhou para o CERVAS. Na altura do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com atropelamento. O seu processo de recuperação, para além do tratamento das lesões, consistiu em treinos de voo e de caça, assim como contacto com animais da mesma espécie.


Coruja-do-mato (Strix aluco)
A coruja-do-mato (Strix aluco) é uma ave de rapina com actividade crepuscular e nocturna, de dimensão média (pesa cerca de 600g) e aspecto compacto. Possui asas relativamente curtas, largas e arredondadas, e cabeça grande e arredondada. A sua coloração varia entre o castanho-arruivado e o castanho-acinzentado e a plumagem é totalmente malhada, com finas riscas e manchas escuras. O disco facial é bastante marcado e homogéneo e a cauda barrada de forma fina e indistinta. Possui olhos negros. Realiza um tipo de voo com batimentos relativamente rápidos e deslizes longos. Alimenta-se de roedores, pequenas aves e insectos, que captura no solo após detecção a partir de um poiso. Esta espécie nidifica em florestas, parques, terrenos agrícolas com árvores, preferindo árvores velhas de folha caduca com buracos onde pode fazer o ninho, e pode ser encontrada na proximidade de zonas habitacionais. São colocados 3 a 5 ovos entre Fevereiro e Junho. O seu canto mais característico, composto por duas notas (uma simples, seguida de uma outra em trémulo), é a melhor forma de localizar e identificar esta coruja. As corujas-do-mato são aves sedentárias e relativamente numerosas em Portugal, distribuindo-se descontinuamente em toda a Península Ibérica devido à fragmentação dos bosques. Esta espécie apresenta o estatuto de conservação de "Pouco preocupante", definido pelo ICNB em 2005. As principais causas de ingresso destas aves nos centros de recuperação são o atropelamento e a queda do ninho de crias/juvenis (neste caso, sempre que possível, a ave deverá ser devolvida ao ninho ou colocada num local próximo, seguro, onde os progenitores a possam continuar a alimentar).




O local/hora da acção de libertação será o seguinte:

Ervedal, Avis: 19:00 - Libertação de uma Coruja-do-mato (Strix aluco),
Ponto de encontro: Casa do Povo de Ervedal, Avis

Desde já convidamos todos os interessados a marcar presença na iniciativa.

Para mais informações contactar 96 010 70 80


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com


CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens
Apartado 126
6290-909 - Gouveia
Telm: 962714492 / E-mail:
cervas.pnse@gmail.com
http://cervas-aldeia.blogspot.com

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra actualmente sob a gestão da Associação ALDEIA (www.aldeia.org) e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas

Lembrar o 20 de Outubro de 2004 (a última vez que, em Portugal, se lutou a sério contra o aumento das propinas)

20 de Outubro de 2004: o reitor Seabra Santos da Universidade de Coimbra ( e actual presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas) chama a polícia à Universidade de Coimbra para conseguir, contra as mobilizações dos estudantes, aumentar a propina de € 410 para € 880.
Foi a primeira vez desde a ditadura que a polícia era novamente chamada a intervir nos assuntos da Universidade.
Foi também o final de um ciclo de mobilizações estudantis que derrotaram vários ministros e que impediram que a lógica da Universidade-Empresa se instalasse ainda mais rapidamente.


A última vez que, em Portugal, se lutou a sério contra o aumento das propinas…

Por Ricardo Matos (montagem) e João Baía (texto)

O 20 de Outubro de 2004 está a cair no esquecimento. Na minha perspectiva é intencional da parte de vários sectores da academia e da cidade de Coimbra. Muitas pessoas sentem a necessidade de mostrar que o radicalismo, o lutar e acreditar num sonho, ficou em 69 e em 94, porém há um dia que devia ficar na história da universidade de Coimbra, o dia em que o reitor Seabra Santos manda chamar a polícia para conseguir aprovar em Senado o aumento de propinas [taxa paga anualmente pelos estudantes em Portugal para frequentar os cursos universitários] e em que vários estudantes foram agredidos, um estudante preso e outro levou com gás pimenta na cara a menos de meio metro!

É preciso escrever, reunir fotos, artigos, filmes deste período em que se invadiram senados, aberturas solenes e em que se conseguiu adiar a afixação da propina que na altura aumentava consideravelmente.

A última vez que se lutou a sério contra o aumento das propinas… É pena que numa altura como esta da história portuguesa o movimento estudantil esteja tão parado e com tão pouco sangue na guelra…

Divulguem por favor!
Para que não tenhamos apanhado bastonadas e gás pimenta em vão, para mostrar que ainda vale a pena acreditar mesmo que alguns de nós já não acreditem…


Fonte:
http://passapalavra.info/?p=19208


Privatiza filho, privatiza... : teatro-fórum sobre as exclusões (25 de Fev. a 6 de Março em Coimbra)


Projecto Privatiza, filho, privatiza... – Teatro Fórum sobre múltiplas exclusões nas causas/coisas públicas”


“Privatiza, filho, privatiza...” parte da riqueza da tradição do Teatro do Oprimido, nomeadamente do Teatro Fórum.
Ao colocar em cena, em pleno espaço público, as questões que mais preocupam um conjunto alargado de estudantes da UC, o TF constitui-se numa poderosa ferramenta de (auto)conhecimento, permitindo articular domínios artificialmente separados: pertença de classe, género, raça e orientação sexual.

A apresentação do TF será antecedida por uma Oficina de Iniciação ao Teatro do Oprimido. Esta Oficina terá como objectivo colocar ao dispor dos participantes as ferramentas e mecanismos que constituem o TO.
O processo será registado, através da fotografia, e colocado on-line no blogue
http://www.privatiza-filho-privatiza.blogspot.com/ .
Os participantes serão convidados a dar conta da sua experiência no blogue, alvo de actualizações diárias.


Espera-se contribuir positivamente para:
Um maior (re)conhecimento entre os participantes da Oficina/actores do TF;
Articular questões em grande parte ausentes no(s) discurso(s) mediático(s) sobre a comunidade estudantil;
Propiciar a oportunidade de conhecer as técnicas do TO e os seus usos como forma de combate ao silenciamento da opinião;
Debater os impactos da progressiva perda de direitos sociais;
Debater as mudanças na Universidade e a sua relação com a sociedade portuguesa contemporânea.
Permitir, através do blogue, que a iniciativa possa ser conhecida para além das fronteiras da cidade e, inclusivamente, do País;
Salvaguardar a memória da vida estudantil contemporânea, documentando a experiência dos participantes fotograficamente e em formato audio;



Programa de actividades


25 de Fevereiro, 18h, TAGV
A República e os Movimentos Estudantis, com a participação de Amadeu Carvalho Homem
(docente da FLUC/Coordenador das Comemorações do Centenário da República - Coimbra)


26 de Fevereiro, 18h, Teatro da Cerca de São Bernardo
Teatro e espaço público, com a participação de André Brito Correia
(docente da FUC/investigador CES)


1 de Março, 17h30, Auditório Salgado Zenha
Notas sobre a situação dos estudantes lusófonos na UC,
com Hector Costa e Pablo Almada


27 de Fevereiro 14h30 - 17h30
28 de Fevereiro 15h - 20h00
1, 2 e 3 de Março 18h-21h00
Associação Arte à Parte
Workshop orientado por Nuno Coelho (27 de Fevereiro a 3 de Março)
Direcionado a um público alagargado, com ou sem qualquer experiência teatral , este workshop parte da da riqueza da tradição do Teatro do Oprimido, nomeadamente do Teatro Fórum.
Inscrições gratuitas através do mail kapangas@netcabo.pt ou do tlm 967 415 750 .
Mais informações em http://www.privatiza-filho-privatiza.blogspot.com/
Org: Associação Solar dos Kapängas. Apoio: Reitoria da UC, Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Fundação Inatel, Associação Arte à Parte.


4 de Março
12h Polo I da UC (vários locais)
“Privatiza, filho, privatiza...” Teatro Fórum


6 de Março
21h30 Associação Arte à Parte
“Un Chant d'Amour”, de Jean Genet. Filme musicado pelo “Ensemble Rubaiyat”




Workshop orientado por Nuno Coelho
De 27 de Fevereiro a 4 de Março Estão abertas as inscrições!


Oficina de iniciação ao Teatro Fórum, uma técnica de teatro desenvolvida por Augusto Boal
Tal como diz Boal, utilizar-se-à o Teatro Fórum como um ensaio colectivo para a realidade.

Nuno Miguel Coelho é actor e encenador. Estudou na Escola de Formação Teatral do
Centro Cultural de Évora e Encenação e Dramaturgia no Intitut del Teatre de Barcelona.
Colaborou com companhias como o CENDREV, Teatro das Beiras, A Escola da Noite
e Camaleão, tendo sido membro fundador da companhia Encerrado para Obras. Trabalhou
a técnica do Teatro Fórum com Julian Boal, em Barcelona.

A inscrição no workshop é gratuita e aberta à participação de tod@s, com ou sem experiência
teatral prévia. No entanto, as inscrições apenas ficarão efectivas após o pagamento
de uma caução no valor de 20€, que será devolvida aos participantes que frequentarem o workshop no dia 4 de Março. O limite de participante é de 15 pessoas, havendo a possibilidade de frequentarem o workshop mais 5 pessoas, como assistentes.

Local: Associação Arte à Parte - Rua Fernandes Tomás, nº 17

Horários:
27 de Fevereiro 14h30 - 17h30
28 de Fevereiro 15h - 20h
1, 2 e 3 de Março 18h00 - 21h00


Contactos:
kapangas.ask@gmail.com
[tlm] 967415750

Saída de campo em Loulé para observação de Orquídeas ( dia 27 de Fev., por iniciativa da Associação Almargem)


Saída de Campo no Algarve para observação de Orquídeas (27 de Fevereiro) por iniciativa da Associação Almargem

Saída de campo que já é tradicional para observação das orquídeas e outras flores que antecipam a chegada da Primavera.


Pontos de encontro: 9h00 (Loulé - Duarte Pacheco)
Nível: 1 de 10 (pequenos percursos).
Seguros e logística: 3,5 €.
Equipamento: sapatos e roupa de campo.


Inscrições: até 26 de Fevereiro (Telef. 289412959 / 960295202. SMS: 937306942).
Guia - José Manuel Rosa Pinto.




http://www.almargem.org/
almargem@mail.telepac.pt



Associação Almargem ( Associação de defesa do património cultural e ambiental do Algarve)

Alto de S. Domingos, 14 - 8100-756

Loulé - Portugal

Carta à Minha Mãe, por António Pedro Ribeiro

CARTA À MINHA MÃE

Sabes, mãe,
estes gajos deram cabo do Homem
sabes, mãe,
houve um tempo em que fui à escola
houve um tempo em que até trabalhei
mas agora cansei-me, mãe,
não posso mais ficar passivo
não posso mais assistir sentado
eles estão a dar cabo de mim
estão a dar cabo do Homem
sabes, mãe,
estas coisas vêm da infância
eu observava as coisas
era o mais inteligente, mãe
mas não intervinha
contentava-me com o meu mundo
com as minhas personagens
mas agora o teatro é outro
envolvi-me com o mundo
casei-me com o mundo
e estes gajos estão a dar cabo
do nosso mundo, mãe
destroem a natureza
viram a natureza contra nós
até podes votar neles, mãe
mas sabes, mãe, eu não sou como eles
eu preocupo-me com os meus filhos
e paro como as outras mães
sabes, mãe, essa merda dos negócios
e do dinheiro
não me diz nada
gasto-o em dois tempos
quando o tenho
são papéis e pedaços de metal
que se trocam
nada mais
mãe, estou farto dos discursos deles
na televisão
é a mim que eles querem destruir
querem-me mole, fraco, deprimido
mas desta vez não vão conseguir
porque agora conheço o jogo deles.

Mãe,
eu sou o Homem.


António Pedro Ribeiro