22.2.10

Plenários de professores contratados e desempregados no dia 25 de Fev. (em Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Leiria) e dia 2 de Março em Viseu



Plenários de professores contratados e desempregados


Em 25 de Fevereiro realizam-se Plenários de Professores contratados e desempregados nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Guarda, Coimbra e Leiria, enquanto no dia 2 de Março será a vez do distrito de Viseu, onde decorrerão plenários de professores contratados e desempregados, por iniciativa do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).


www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=284&doc=4493
http://www.sprc.pt/ cartaz
http://www.sprc.pt/upload/File/JPG/cartaz_plen%C3%A1rios.pdf
www.sprc.pt/upload/File/PDF/Destaques/PlenariosProfs_Fev2010.pdf

A Cultura Itinerante continua em Mértola: esta semana tem mais uma sessão em S.Pedro de Sólis ( dia 27 de Fev. às 17h.)

Em Mértola, o projecto A Cultura Itinerante visita esta semana a Escola Primária de S.Pedro de Sólis, e leva consigo o Bruno Batista Bacoustic e o Grupo Coral Os Caldeireiros de S. João



http://mertola-concelho.blogspot.com/2010/02/mais-cultura-itinerante.html

http://mertola-concelho.blogspot.com/

Grande manifestação na Covilhã contra a precariedade e o desemprego convocada pela União dos Sindicatos para dia 27 de Fevereiro às 15h30


Plenário Geral de trabalhadores ex-vínculos precários da Câmara Municipal de Lisboa ( dia 24 de Fev. às 15h. na Praça do Município)

Por Justiça! Por igualdade de tratamento!
Concentração nos Paços do Concelho
Quarta-feira, 24 de Fevereiro, 15:00 horas



Após duas deliberações sobre a aplicação do SIADAP, votadas em sessão de Câmara, que permitiram a cerca de 4.000 trabalhadores do Município uma subida na posição remuneratória, os antigos vínculos precários permanecem afastados da contagem de tempo para efeitos de carreira.

Ao serem excluídos destas deliberações da CML, para suprimir a falta de aplicação do sistema de avaliação, o tempo de serviço efectivamente prestado por estes trabalhadores tornou-se tábua rasa para o executivo camarário.

Porque esta situação promove uma desigualdade de tratamento entre trabalhadores do Município de Lisboa;

Porque afirmamos ser de elementar justiça que os antigos trabalhadores precários tenham direito à contagem do tempo em que exerceram funções permanentes de serviço em prol do município, independentemente do vínculo;

Porque o processo de integração destes trabalhadores demonstrou o uso abusivo e lesivo de estratagemas (i)legais, baseados em falsas avenças ou prestações de serviço, utilizados pelo município para suprimir carências do quadro do pessoal ao longo de vários anos.

O STML apela a todos os antigos trabalhadores com vínculo precário que participem numa concentração, no próximo dia 24 de Fevereiro (quarta-feira) às 15:00 horas, nos Paços de Concelho.

Os trabalhadores têm dispensa, ao abrigo da lei sindical, entre as 14:00 e as 17:00 horas.


Vamos fazer ouvir o nosso descontentamento perante a INJUSTIÇA!

Em nome da contagem de tempo de serviço, independentemente do vínculo!

Por uma opção gestionária que não descrimine trabalhadores da CML!

Por Justiça! Por igualdade de tratamento!


A tua presença é fundamental. NÃO FALTES!

Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa
http://www.stml.pt/

José Afonso vai ser recordado amanhã (dia 23 de Fev.) em Gouveia por iniciativa da Associação de Estudantes local


José Afonso vai ser recordado amanhã, dia 23 de Fevereira, em Gouveia, por iniciativa da Associação de Estudantes local

Dirigentes sindicais são perseguidos em empresas do concelho de Ovar e da Feira


Depois do ataque aos salários, às convenções colectivas de trabalho e dos direitos em geral, começam a surgir com frequência, casos de repressão e perseguição aos Dirigentes e Delegados Sindicais, no sentido de anular a resistência organizada dos trabalhadores, contra os desmandos do patronato.

O que se está a passar na empresa corticeira Corks Ribas, na Feira, na Rebelde e na ExporPlás no Concelho de Ovar, é elucidativo:

 A Corks Ribas, instaurou um processo disciplinar com intenção de despedimento ao Delegado Sindical, por no exercício das sua funções e por via do Sindicato, ter solicitado a intervenção da ACT sobre questões relacionadas com a Higiene e Segurança no Trabalho, não obstante ter feito orelhas moucas às queixas dos trabalhadores.

 Entretanto e ainda não satisfeitos, instaurou também processos disciplinares a quatro trabalhadores que são testemunhas do Delegado, três dos quais permanecem, com este à porta da empresa..

 A Rebelde, comunicou à Dirigente Sindical da empresa, que estava impedida de fazer trabalho extraordinário, pelo facto de esta ter exercido o direito legal de explicar ás colegas, os mecanismo da bolsa de horas;

 A ExporPlás deixou de actualizar os salários a uma trabalhadora depois de esta ter assumido a função de Dirigente Sindical, recusou-se a pagar os quatros dias para o exercício da actividade sindical como determina o Código de Trabalho, pressionou a para rescindir o contrato por o mútuo acordo e finalmente instaurou um processo disciplinar com intenção de despedimento.

Já depois do processo, o patrão insultou descaradamente a Dirigente Sindical quando esta distribuía um comunicado à porta da empresa. Foi apresentada queixa-crime no posto da GNR, em Esmoriz.

Este é o resultado da crescente subordinação do poder político face ao capital, que está a gerar nas empresas um clima de impunidade, que é preciso travar.

Nota à imprensa da Direcção da União dos Sindicatos de Aveiro