21.2.10

Caminhada SOS Rio Paiva ( no dia 7 de Março, Domingo, a partir das 10h.)



Encontro/Caminhada do Movimento SOS Rio Paiva
PR9 - Canelas (Arouca)
cerca de 16 kms

7 de Março - Domingo

Ponto de encontro:
10h. Junto à Igreja de Canelas (Arouca)
13h. Almoço
Final da caminhada: 17/18 h. (depende do andamento)

Almoço:
cerca de 5€ p/ pessoa
(prato, sopa, pão, bebida)

É necessário confirmar a participação até ao dia 4 de Março (quinta-feira) para marcação no restaurante.
(Há possibilidade de escolher prato vegetariano - referir na marcação)

As marcações podem ser feitas para o 966254675 (Luis)

(caso o tempo esteja manhoso podemos marcar para o domingo seguinte)

Mais informações sobre o percurso clicar aqui: Rota do Xisto

1ª Assembleia do MayDay 2010 ( convocam-se todos para uma reunião em Lisboa no dia 25 de Fevereiro, às 21h)



O MayDay 2010 vai arrancar em Lisboa (e já arrancou no Porto)


Junta-te à 1ª Assembleia do MayDay 2010,

vem pensar e construir este percurso e traz um amigo também,

vamos dar voz aos/às Precários/as e dizer NÃO à exploração!


5ª feira, 25 Fevereiro, às 21h

na Associação de Residentes de Telheiras
Rua Professor Mário Chico, nº 5


maydaylisboa@gmail.com

O Combate ilustrado - lançamento no Porto do livro com as ilustrações publicadas no jornal Combate ( dia 24 de Fev.)


"O Combate Ilustrado"
Apresentação do livro no Porto a cargo de Jorge Silva
Quarta-feira, dia 24 de Fevereiro, 21h30

Local: livraria-bar Gato Vadio
Rua do rosário, 281 – Portotelefone: 22 2026016

"O Combate Ilustrado" é uma selecção de ilustrações e bandas desenhadas publicadas no jornal Combate ao longo de 22 anos, por fim reunidas neste livro com mais de 200 páginas e com a participação de 40 artistas.

Projecção do filme Meat the Truth na Casa da Horta ( dia 24 de Fev. às 21h30)


Projecção do filme Meat the truth, 4ªf, 24 de Fevereiro, 21h30

Documentário apresentado por Marianne Thieme. É a resposta ao “An Inconvenient Truth” do Al Gore, que trata de algumas das causas do aquecimento global, poluição e males afins, mas deixa a questão da pecuária de lado (por motivos políticos). A pecuária é a maior responsável por essa devastação. Acha isso loucura? Assista!

Projecção e debate no final

http://casadahorta.pegada.net/entrada/

Casa da Horta, Associação Cultural

Rua de São Francisco, 12A

4050-548 Porto

Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.


Email: casadahorta@pegada.net

Tel: 222024123 / 965545519

Horário:
Terça a Sexta das 16h ás 24h
Sábados das 12h ás 24h
Encerrado: segundas, domingos e feriados

Fórum antifascista já está novamente online


Já se encontra de novo online o fórum Acção Antifascista.

Filocafé em Compostela ( Centro Galego de Arte Contemporânea) a propósito do dandismo nos nossos dias ( dia 13 de Março). Abertas as inscrições

Inscrições (gratuitas)abertas: educacioncgac@gmail.com

Com: Sérgio Lago, Lois Gil Magariños, Comba Campoy, Manoel Bonabal Barreiro, Maria Quintans, Elisabete Pires Monteiro, Alexandre Teixeira Mendes, Alberto Augusto Miranda, Marilar Aleixandre, Cruz Martinez, RosaNegra, Alberte Moman, Alba Mendez

Do manequín no escaparate á estrela mediática


A mediados do século dezanove a sociedade europea ábrese paso cara á modernidade enarborando a idea de progreso como estandarte. Só uns poucos, até certo punto nostálxicos, algo decadentes e bastante melancólicos se resisten ao seu avance. O dandi, figura heroica que resiste as arremetidas da modernidade cos nós da súa gravata e con bibliotecas ateigadas dos mellores títulos de todas as épocas de todos os países, enfronta á homoxeneidade, a distinción; á masa, o eu máis absoluto.


A definición máis común de dandismo só fai referencia ao bo gusto, como moito sumado a unha certa excentricidade precursora de novos estilos. Pero os dandis do século dezanove foron moito máis e sobreviviron até os nosos días a través do mito, convertidos en personaxes de novela e en motivos de tratados e ensaios, e tamén a través de certas estratexias que foron asumidas coas vangardas e son perceptibles na obra de moitos artistas contemporáneos.


A narración da exposición articúlase a través de tres figuras paradigmáticas para salientar as achegas de cada un —George Bryan Brummell, Charles Baudelaire e Oscar Wilde— a esta peculiar xenealoxía do dandismo. A mesurada actitude do dandi brummelliano é a necesaria afirmación do eu como única verdade demostrable, o que converte o resto nunha realidade construída, maleable ao gusto daquel disposto a facelo. O baudelairiano constrúe un mundo melancólico, “o último fulgor nas decadencias”, decadente en si mesmo, demostrándose único manipulando os principios da incipiente democracia homoxeneizadora. O dandi wildeano é a icona da modernidade, aquel que vincula a identidade á manipulación ambigua ou excesiva da aparencia e que dotará o termo das connotacións con que chega ao século vinte, o da celebridade e o glamour.


O dandismo é principalmente unha actitude, onde a aparencia é só a exteriorización dunha disposición social, política e tamén moral, que reflicte a vontade de resistencia do individuo dentro da sociedade.

Noite de poesia e música na Unicepe: a próxima sessão ( 24 de Fev.) será dedicada a Manuel Laranjeira

Na quarta-feira, dia 24 de Fevereiro de 2010, das 21h30 às 23h, vamos homenagear MANUEL LARANJEIRA. A entremear, teremos canções de CARLOS CUNHA.

A fim de cada qual poder preparar convenientemente o(s) poema(s) da sua preferência, temos à venda a POESIA COMPLETA, apenas por 8,00 euros (para Associados, incluindo a oferta, por Elefante Edições, de MANUEL LARANJEIRA POR ELE MESMO).


UNICEPE - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, CRL
Praça de Carlos Alberto, 128-A
4050-159 PORTO
Telefone (351) 222 056 660

Acções de reflorestação na Reserva da Faia Brava, em Figueira de Castelo Rodrigo ( promovidas pelo Colectivo Germinal)


ACÇÕES DE REFLORESTAÇÃO
na Reserva da Faia Brava, Algodres, em Figueira de Castelo Rodrigo


Fim-de-semana de 26, 27 e 28 de Fevereiro
Fim-de-semana de 12, 13 e 14 de Março

O Colectivo Germinal e a Associação Transumância e Natureza vão continuar as actividades de reflorestação que temos desenvolvido na Reserva da Faia Brava.

O objectivo primeiro é o repovoamento de áreas ardidas e agrícolas abandonadas, promovendo assim a recuperação destes ecossistemas. Haverá também a manutenção de um viveiro florestal e a recolha de sementes. As árvores utilizadas para os repovoamentos são autóctones, como carvalhos (sobreiros, azinheiras, roble, etc.) e freixos, entre outras. As áreas intervencionadas são propriedade da Associação Transumância e Natureza, estando portanto protegidas. Toda a área está inserida num projecto de criação de uma futura reserva natural. Estas acções têm por objectivo criar as condições necessárias para a recuperação de um ecossistema natural, onde espécies da fauna e flora autóctones possam sobreviver e prosperar.

Os acampamentos de voluntários realizam-se de Sexta a Domingo, sendo a Sexta-feira para recepção dos participantes. O ponto de encontro é junto à Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A partir daqui asseguramos transporte até ao local do Acampamento e regresso.
Durante os três dias da reflorestação garantimos refeições veganas/vegetarianas confeccionadas no acampamento (Pequeno-almoço, Almoço e Jantar).Necessitas trazer tenda, saco-cama, o teu próprio prato, copo e talher, lanterna, termo, impermeável e roupa quente, botas ou galochas, instrumentos musicais, alegria e boas vibrações!!

Inscrições
Envia um e-mail para
colectivogerminal@hotmail.com indicando o fim-de-semana em que pretendes participar, mais nome e telefone e aguarda a nossa confirmação.
A Inscrição tem um valor de 3€ a pagar aquando da chegada ao local de acampamento. Indica também donde te deslocas e se podes dar ou procuras boleia que faremos os possíveis para facilitarmos as viagens.

Saída de campo para observação das Aves Rupícolas do Vale do Côa



Venha observar as aves da Reserva da Faia Brava, das quais destacamos as rupícolas da ZPE do Vale do Côa, Águia-real, Águia de Bonellii, Abutre do Egipto, Grifo e Cegonha-preta, e fique ainda a conhecer o projecto de conservação que a ATN ( Associação Transumância e Natureza) tem vindo a desenvolver na região para a conservação destas espécies.

O início do percurso é feito a partir da aldeia de Algodres e ao longo de terrenos de cultivo, entrando gradualmente em zona de sobreiros e aproximando-se do vale encaixado do rio Côa, de onde teremos uma perspectiva das colónias de Grifos.

Características do percurso: 8km de percurso circular, a pé.


Ponto de Encontro: 10h – Igreja de Algodres. Os participantes devem levar a sua viatura até Algodres, local onde se inicia o percurso.


Inclui o acompanhamento por guia local. A organização ainda disponibiliza alguns pares de binóculos e um telescópio.


O que trazer? Botas de montanha ou calçado desportivo, roupa confortável (de preferência em tons neutros), chapéu, protector solar, almoço-volante e água, máquina fotográfica, guia de aves, binóculos.