15.2.10

Em defesa da Segurança Social (acção em Aveiro, dia 18 às 15h.)

“CERCO” À SEGURANÇA SOCIAL !

Dia 18 de Fevereiro - 15 Horas - Frente à Segurança Social

Governo e patronato estão crescentemente a transformar a Segurança Social, numa autêntica vaca leiteira dos seus interesses políticos e financeiros :

• Eles são os milhares de milhões de euros de dívidas declaradas e muitos outros milhões de dívidas não declaradas.

• A Brutal fuga às contribuições, por via da não declaração de toda a massa salarial.

• Os milhares de milhões de euros em consequência das sucessivas reduções das contribuições dos patrões, decididas pelo governo.

• Os avultados custos com as chamadas medidas de apoio ao emprego.

• O negócio da indústria do desemprego e da formação profissional, com pagamento pela Segurança Social, dos subsídios, salários em atraso, Lay off e indemnizações por despedimento.

• O crescente recurso ao trabalho a negro, inclusive de trabalhadores em situação de desemprego, sem que se verifique por parte da administração do trabalho, medidas de fiscalização, penalização, e de legalização dessas situações fraudulentas.

Para os patrões há milhões, para os beneficiários só tostões

Entretanto o governo por força da pressão social e política, tem vindo a tomar algumas medidas sociais positivas mas insuficientes, por que excluem milhares de desempregados de qualquer protecção no desemprego.

As actualizações das pensões foram ridículas, e a sua redução por via do chamado factor de sustentabilidade criminosa.

É necessário parar este perverso imoral e ilegítimo saque à Segurança Social, que a continuar pode pôr em risco a sua própria sustentabilidade.

Por isso, no dia 18 de Fevereiro, vamos exigir o fim do saque aos recursos da Segurança Social, vamos exigir mais fiscalização, a revogação do factor de sustentabilidade, vamos exigir novas fontes de financiamento, vamos exigir melhores pensões.

A União dos Sindicatos de Aveiro/ CGPP-IN, convida todos aqueles que defendem a Segurança Social Pública, a participarem nesta acção.

Vai ser uma acção forte e inédita, na forma, no conteúdo e animação, onde não vão faltar imagens gigantes de vacas leiteiras, capitalistas de cartola e charuto, de vampiros a sugar a Segurança Social, entre outros elementos de animação e denúncia.

Vamos ter um encontro com responsáveis da Instituição, onde será feita a entrega de um documento, que reflecte a nossa posição sobre a forma com está a ser gerida a Segurança Social e as medidas que consideramos obrigatórias para a sua sustentabilidade.

Depois do “cerco” vamos também ao Governo Civil, proceder à entrega do documento e comentar a situação social geral do distrito.

Fonte:
aqui

Processo Rohde - um fartar de vilanagem ! ( comunicado à imprensa da União dos Sindicatos de Aveiro)

Processo Rohde – Um fartar de vilanagem!

A Rohde, empresa de calçado situada no Concelho da Feira, que contou já com cerca de 3.000 trabalhadores, de “dificuldade em dificuldade”, de apoios e mais apoios financeiros do Estado e da Segurança Social, com o objectivo sucessivamente anunciado de evitar o mal maior, tem hoje formalmente 1.000 trabalhadores.

Formalmente, porque não obstante os apoios financeiros, das contínuas promessas de garantia dos postos de trabalho, a empresa encontra-se actualmente envolvida num nebuloso processo de insolvência. Há um mês, a solução para a viabilização passava pela garantia da manutenção de 50% dos postos de trabalho, para virem ontem falar apenas em 150.

Por outro lado, o processo Rohde é mais um evidente caso de delito comum pela forma como são desbaratados fundos públicos e pelo aproveitamento político mesquinho, de que tem sido alvo.

Os factos mais recentes são elucidativos. Em Agosto de 2009, as trabalhadoras foram de férias, regressaram no início de Setembro e não havia trabalho.

Mais uma vez, com o objectivo anunciado de evitar o encerramento da empresa, o próprio Ministério do Trabalho propôs um repetido processo de Lay Off , mais tarde transformado em suspensão dos contratos de trabalho, com base no argumento, de que a empresa não tinha condições para assumir os 30% dos salários, como lhe competia.

O Presidente da Câmara, (pasme-se!) embrulha a sua “preocupação” na exigência, não na garantia dos postos de trabalho, mas na instalação, em Santa Maria da Feira, de uma delegação, de apoio ao desemprego, mais conhecidas por centros de emprego, postura que mantem.

Claro, estávamos em Setembro/09 e com eleições legislativas e autárquicas à porta, havia que evitar a falência a qualquer preço naquela altura, para igualmente evitar que se transformasse num evidente caso político, desfavorável ao partido do governo e à Câmara.

Por todas as razões, é um escândalo que a autarquia e governo, continuem a lavar as mãos deste processo como Pilatos. Em nome da decência politica, exige-se que intervenham rápido e em força, no sentido da garantia efectiva dos postos de e trabalho.
Direcção da União dos Sindicatos de Aveiro
Fonte:
aqui

104º Jantar de Amizade UNICEPE (cooperativa livreira de estudantes do Porto) realiza-se no dia 18 de Fevereiro


104º Jantar de Amizade UNICEPE
http://www.unicepe.com/

Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010, 19h45m

As Palavras e os Sons Dormem na Vossa Sombra, música lusófona e a poesia de João Negreiros

por
Eduarda Freitas, Eduardo Baltar Soares, Luís Maria Costa Hölzl


Jantar

A partir das 21h30m a entrada é livre.
Para o jantar, às 19h45m, é necessária a inscrição, pessoalmente ou para o e-mail
Unicepe@net.novis.pt
Por questões de logística pedimos que o faça desde já.

Ementa:
Água, sopa de alho francês, feijoada de marisco, vinho maduro Douro Vila Régia, salada de fruta, café, vinho do Porto Poças.
Preço: 15,00 €br>


--------------------------------------------------------------------------------

Programa

Serenata – Carlos Paredes
O Outono visto pela janela
Vou Vivendo – Pixinguinha
O Jornalista da vossa beleza
Balada da Oliveira – Pedro Caldeira Cabral
Queda Livre
Duas Melodias Populares Transmontanas – Fernando Lapa
Dos Canciones Populares Catalanas – Miguel Llobet
Dose da fatia de um doce
Pedacinho do Céu – Waldir Azevedo
Os Olhos


--------------------------------------------------------------------------------
Os convidados

Eduarda Freitas, nasceu em Vila Real em 1976. Jornalista, trabalha actualmente na RTP – Antena 1 e colabora no jornal EXPRESSO desde 2002. Já passou pela SIC, Diário de Notícias e Bola Magazine, entre outros.
É co-autora de dois livros infantis: «Uma bola sem fronteiras», editado pela Prime Books em 2004 e «O ataque do rei mosquitão» publicado e distribuído em Moçambique pela Texto Editores, em 2009, num projecto de luta contra a Malária. Em 2008 fez o curso de Realização de Documentários, na Escuela Internacional de Cine y TV de San San Antonio de los Banõs, em Cuba. Pela Associação Cine dos Pobres, fez um curso de Curtas-Metragens, em 16mm. Frequentou também uma formação em Guionismo, pela Associação de Dramaturgos de Portugal no ano de 2007. Fez pré-produção no Documentário «Entre nós» de João Pedro Marmoto. É co-autora do projecto «Ficçarte - pintura com poesia», desde 2005. Recentemente participou no espectáculo de poesia «Inspiração é Respirar», com elenco do Teatro Universitário do Minho. Frequenta o Conservatório Regional de Musica de Vila Real, na classe de Piano.

Eduardo Baltar Soares, Guitarrista diplomado pelo Conservatório Superior de Música de Salamanca, Mestrando em Música na Universidade de Aveiro e Licenciado em História pela Universidade do Porto. Premiado no I e III Concurso Internacional Concello de Gondomar (Pontevedra), 1º. Prémio de Formação e Execução Musical da Fundação Conservatório Regional de Vila Nova de Gaia e 1º. Premio no II Concurso Legato (Porto). Estudou Guitarra com Ricardo Barceló, Hugo Geller e Dimitri van Halderen, Música de Câmara com Olga Prats e Alberto Rosado, Composição com Fernando Lapa. Colaborou com os Maestros Peter Rundel, Zsolt Nagy, a Soprano Maria Eugénia Boix e o Guitarrista Tiago Cassola Marques. Actuou em diversos ciclos de concertos nas principais salas de Lanzarote, Lisboa, Madrid, Porto, Salamanca, ente outras. Actualmente lecciona na Academia de Música José Atalaya e Academia de Música de Espinho.

Luís Maria Costa Hölzl, começou sua educação musical aos 5 anos. Desde essa idade vem praticando quotidianamente a música tanto nos instrumentos de corda nas mais variadas formas, guitarra clássica, guitarra eléctrica, baixo, e no violino, como solista ou em formas colectivas de orquestra.
Em 2004 opta por estudar guitarra clássica no Conservatório Superior de Würzburg no sul da Alemanha com Prof. Jürgen Ruck (Guitarrista no Ensemble Modern), escolhendo como segundo instrumento de estudo o violino.
Em Março de 2009 concluiu a primeira parte de seus estudos obtendo o diploma, com nota de Excelente.Desde Maio de 2009 dedica-se tambem à guitarra portuguesa, tendo aulas com Bernardo Couto, guitarrista da fadista Cristina Branco.Em Setembro 2009 e Fevereiro 2010 Luís participa no projecto "Com Que Voz"(Stefano Gervasoni), tocando guitarra portuguesa com músicos do Ensemble Modern (Frankfurt) e Nieuw Ensemble (Amsterdam) acompanhando Cristina Branco.

Teatro e edição- debate no CACE Cultural do Porto ( 20 de Fevereiro, às 21h30)



Sábado, 20 de Fevereiro de 2010 às 21:30

Debate com Daniel Jonas, Vera San Payo de Lemos, Pedro Estorninho e António Luís Catarino

sobre Teatro e Edição

Na antiga Central Eléctrica do Freixo, Porto

O capitalismo e a guerra - debate em Lisboa ( dia 19 de Fev. às 18h.)

O CAPITALISMO E A GUERRA

Dia 19 de Fevereiro (sexta-feira), no Ateneu Libertário, novo debate para libertários e não libertários, 18 horas.


O Ateneu Libertário de Lisboa fica situado na Rua do Salitre, 139 - 1º andar, em Lisboa.