31.1.10

Bolhão 2008, filme realizado por Tiago Afonso, estreia no cinema Passos Manuel no dia 4 de Fevereiro às 18h.




Cinema Passos Manuel: Estreia de «Bolhão 2008», com realização de Tiago Afonso.

ESTREIA no dia 4 de Fevereiro 2010 às 18h00 no Cinema Passos Manuel (no Porto)


DENTRO DO BOLHÃO
MANDAM OS QUE LÁ ESTÃO!



APARECE E DIVULGA!

Projecção seguida de conversa/ entrada gratuita


BOLHÃO 2008
um filme de Tiago Afonso
produção Hélastre/ Bando à parte

Filmado ao longo do ano 2008, acompanhando a tentativa de entrega do mercado à gestão privada e o debate público que suscitou, o filme procura dar voz àqueles que vivem e trabalham no Bolhão.

Manifestação nacional dos trabalhadores da Administração Pública realiza-se em Lisboa no dia 5 de Fevereiro




O Plenário de sindicatos da Frente Comum convocou uma Manifestação Nacional da Administração Pública para o próximo dia 5 de Fevereiro, em Lisboa, e decidiu promover uma campanha de esclarecimento junto da opinião pública e dos trabalhadores.



http://www.fenprof.pt/
http://www.stal.pt/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1



Moção aprovada no Plenário da Frente Comum realizada a 8 de Janeiro


OS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NÃO TÊM DE PAGAR A CRISE


A luta desenvolvida pelos Sindicatos da Frente Comum e pelos trabalhadores da Administração Pública contra o brutal ataque às suas condições de vida e de trabalho e a retirada de direitos, no activo e na aposentação, foi determinante para a retirada da maioria absoluta ao arrogante anterior governo do PS.


Os trabalhadores têm, agora, melhores condições para contrariar a política anti-laboral levada a cabo nas últimas três décadas pelo PS/PSD/CDS, que o PS extremou e concretizou com a aprovação de diversos diplomas, que violam grosseiramente direitos fundamentais consagrados na Constituição da República e que conduziram:
- Ao aumento da precariedade e da instabilidade no emprego;
-À destruição do vínculo público e à introdução da possibilidade de despedimentos;
-À destruição das carreiras profissionais e da evolução salarial;
- À utilização das quotas no sistema de avaliação, impedindo a evolução salarial mesmo de quem tenha desempenhos positivos e permitindo a sua utilização como fundamento de despedimentos; - À retirada dos direitos de aposentação;
- À retirada de direitos, particularmente decorrente do novo regime de vínculos, carreiras e remunerações e do contrato de trabalho em funções públicas;
- À polivalência e colocação na mobilidade especial, com diminuição drástica da remuneração;
À degradação dos salários e das pensões de aposentação.


É, pois, necessário potenciar as novas condições criadas e desenvolver a luta contra a política de direita e pelos nossos objectivos fundamentais.

E não aceitamos a invocação da crise, crise do capitalismo, da qual os trabalhadores não têm responsabilidade, como justificação para o empobrecimento dos mesmos, enquanto é, de facto, factor de agravamento ainda maior do fosso entre ricos e pobres e da distribuição do rendimento nacional a favor do capital.

As invocadas dificuldades da crise deixam de existir quando se trata de pôr à disposição dabanca milhares de milhões de euros; ou para que a EDP, privatizada, enquanto aumenta o preço da electricidade em 2,9%, com a anuência do Governo, destine 748 milhões de euros dos 835 arrecadados nos primeiros 9 meses de 2009, para os respectivos accionistas, sendo de referir que os estrangeiros detêm 49% do capital.

A invocação da crise serve assim para drenar os parcos recursos dos trabalhadores e da generalidade da população para os bolsos dos grandes capitalistas, especializados na sua aplicação em “negócios de casino” e outras engenharias que se cruzam com a criminalidade financeira. Ao contrário, o aumento o poder de compra dos trabalhadores é fundamental para
promover o consumo interno e, assim, o desenvolvimento da economia nacional.

Perante o exposto, os trabalhadores, reunidos em plenário, decidem:

1. Saudar os trabalhadores da Administração Pública pela sua participação persistente e empenhada na luta em defesa dos seus direitos e de uma administração eficaz e de qualidade ao serviço das populações;

2. Definir como objectivos centrais da luta a desenvolver:

- Salários e pensões dignos, com reposição do poder de compra perdido;
- Avaliação e Desempenho:
# Suspensão imediata do SIADAP por inaplicável e imposto, sendo redutor de uma verdadeira avaliação, quer dos serviços públicos, quer dos dirigentes e dos trabalhadores, tendo-se revelado não um instrumento de avaliação, mas sim de repressão;
#Negociação com os Sindicatos da Frente Comum de um sistema de avaliação, efectivo, que garanta a valorização dos serviços públicos e dos trabalhadores e permita o efectivo reconhecimento e valorização do trabalho prestado;
#Criação de uma norma transitória até à publicação de novo diploma, que: (1) confira o direito à passagem para a ou as posições remuneratórias imediatamente seguintes da categoria de origem, por cada período de 3 anos do exercício de funções, correspondendo uma alteração a cada um desses períodos; (2) mantenha, designadamente, as progressões para
posição remuneratória mais favorável já verificadas ao abrigo do SIADAP, não decorrendo deste processo qualquer penalização.

-Manutenção do horário de 35 horas semanais e 7 diárias, contra a adaptabilidade e a
flexibilidade;
- Revogação e/ou alteração das normas mais gravosas da nova legislação da Administração Pública, com a reposição do vínculo de nomeação a todos os trabalhadores da AP;
- Reposição das condições de aposentação anteriores a 2004.


3. Participar na Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, no próximo dia 5 de Fevereiro, pelas 15H00, com concentração nos
Restauradores e deslocação para o Ministério das Finanças e empenhar-se activamente na mobilização dos trabalhadores;


4. Participar na vigília, durante uma semana, frente à Assembleia da República, no período de discussão e votação do Orçamento de Estado (mês de Março);

5. Manifestar disponibilidade para participar na campanha de informação da opinião pública, sobre as funções sociais do Estado e os objectivos dos trabalhadores, com distribuição de jornais, comunicados, tarjetas e faixas, em todo o país.

Novo Plenário dos professores das actividades de enriquecimento curricular (AECs) realiza-se já amanhã, 2ª feira (dia 1 de Fevereiro), pelas 19h

Novo plenário de professores das AECs em Lisboa
Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010 pelas 19:00
Local: Rua Fialho de Almeida, 3 - metro São Sebastião

No passado dia 25 realizou-se um plenário de professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (AECs) por iniciativa conjunta do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, Precários Inflexíveis e Movimento Escola Pública.
Foi um plenário que apontou caminhos: mobilizar para pensar uma intervenção que supere o medo e responda à mancha de precariedade que se instalou na "Escola a tempo inteiro", feita à custa de milhares de professores sem direitos, quase sempre sem contratos de trabalho, mal remunerados e tantas vezes sem pagamentos ou com pagamentos em atraso.


Do anterior plenário saíu ainda o seguinte texto, para suportar a convocatória da nova assembleia de dia 1 de Fevereiro:

A Escola a Tempo Inteiro tem sido uma bandeira deste e do anterior governo, concretizada através das denominadas actividades de enriquecimento curricular, como uma resposta para as famílias. Desde o início que a sua implementação não corresponde a uma resposta de qualidade. Este modelo não serve às famílias, não serve ao país nem serve a quem em primeira mão deveria servir, às crianças.

A forma como estas actividades estão organizadas significa mais escolarização, em espaços que por vezes não são os mais adequados.

O Ministério da Educação foi de uma grande irresponsabilidade ao lançar medidas sem ter em conta as situações e as condições em que estas decorreriam. Desde o início que o ME colocou uma venda nos olhos e teima em não querer ver a situação caótica estabelecida. As regras não existem, nem na contratação do pessoal que assegura estas actividades, na maior parte docentes, nem nos pagamentos, ou na falta deles, nem tão pouco nas condições de trabalho. Ficam estes docentes e técnicos sujeitos ao despotismo e autoritarismo de empresas criadas à pressa para o efeito, sem o mínimo de preparação nem de preocupação com a qualidade da oferta.

Uma responsabilidade primeira que deveria ser a do ME, é delegada às Câmaras Municipais que, por sua vez, delegam em empresas ou associações de pais. De mão em mão é muito pouco o que chega a quem realmente assegura o funcionamento das AEC’s. Ninguém fiscaliza nem regula este trabalho de grande precariedade, mão-de- obra barata e com a qual o ME, sem escrúpulos, apregoa a sua escola a tempo inteiro.

Exigimos:
- Fim do recurso aos Recibos Verdes
- Melhoria das condições de trabalho - materiais pedagógicos, espaços adequados
- Fim dos atrasos nos pagamentos
- Fiscalização das condições de trabalho e salariais por parte das entidades competentes
- Colocação dos/as docentes das AEC´S através de procedimentos concursais

Ciclo de Cinema «Incorporações», por iniciativa da Escola da Noite no Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra


A Escola da Noite acolhe entre 1 de Fevereiro e 29 de Março o ciclo de cinema "Incorporações", uma cuidadosa selecção de filmes a passar no bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, proposta pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, na qual os espectadores têm oportunidade de ver ou rever, em sessões comentada, filmes emblemáticos como "Freaks", de Tod Browning, "Fahrenheit 451", de François Truffaut, ou "A Águia das Estepes", de Akira Kurosawa, entre outros."Incorporações" decorre sempre às segundas-feiras, às 21h30 e a entrada nas sessões é livre.



Os novos olhares da Sociologia sobre o Corpo. A (des)construção social e as múltiplas performances do corpo quando analisado na sua relação com a ciência e a tecnologia, a sexualidade e o crime, a politica e a biologia, a discriminação e a aberração, o material e o espiritual. Ciclo de Cinema organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.



Programa
1 de Fevereiro segunda -feira 21h30
Irmãos Inseparáveis [Dead Ringers] de David Cronenberg, 1988

8 de Fevereiro segunda -feira 21h30
Gattaca de Andrew Niccol, 1997

15 de Fevereiro segunda -feira 21h30
Aberrações [Freaks] Tod Browning , 1932

22 de Fevereiro segunda -feira 21h30
Diva et les Gangsters de Jean-Jacques Beineix, 1981

8 de Março segunda -feira 21h30
Fahrenheit 451 de François Truffaut, 1966

15 de Março segunda -feira 21h30
O Lado Selvagem [Into the Wild] de Sean Penn, 2007

22 de Março segunda -feira 21h30
A Minha Vida sem Mim [My Life Without Me] de Isabel Coixet, 2003

29 de Março segunda -feira 21h30
A Águia das Estepes [Dersu Uzala] de Akira Kurosawa, de 1975



A Escola da Noite
Teatro da Cerca de São Bernardo
Cerca de São Bernardo
3000-097 COIMBRA

telf 239 718 238
fax 239 703 761
tlm 966 302 488

e-mail
isabelcampante@aescoladanoite.pt
site
www.aescoladanoite.pt
blog
http://weblog.aescoladanoite.pt

Programa das actividades para o mês de Fevereiro na Casa da Achada - Centro Mário Dionísio


FEVEREIRO 2010 - ACTIVIDADES NA CASA DA ACHADA – CENTRO MÁRIO DIONÍSIO

No dia 2 de Fevereiro - Um cesto de cerejas – conversas, memórias, uma vida, de Francisco Castro Rodrigues e com introdução, organização e notas de Eduarda Dionísio, será apresentado na Casa de Teatro de Sintra (Chão de Oliva) na próxima terça-feira dia 2 de Fevereiro, às 21h, numa sessão organizada pela Associação Alagamares em colaboração com o Centro Mário Dionísio.Na sessão «Um cesto de cerejas – um livro, uma conversa» participarão a escritora Filomena Marona Beja, Eduarda Dionísio e Francisco Castro Rodrigues.



CONTINUA ABERTA AO PÚBLICO A EXPOSIÇÃO «50 ANOS DE PINTURA E DESENHO (1943-1993)» com obras de Mário Dionísio e de artistas seus amigos que lhe foram oferecidas (Abel Salazar, Pomar, Resende, Pavia, José Júlio, Portinari, Vieira da Silva e outros).

Horário de abertura da zona pública da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio:

Seg., Qui., Sex. das 15h às 20h.

Sab. e Dom. das 11h às 18h.



1. Aos Domingos, das 15h30 às 17h30

FAZER O QUE PRESTA A PARTIR DO QUE NÃO PRESTA – Oficina para crianças e suas famílias, orientada por Eupremio Scarpa.

A partir dos 6 anos. Máximo de participantes: 10. Inscrições abertas. Entrada livre.

7, 14, 21, 28 de Fevereiro



2. Às Segundas, das 18h30 às 19h30, continua

UMA HORA DE LEITURA DE «A PALETA E O MUNDO» de Mário Dionísio, incluída no Ciclo A PALETA E O MUNDO.

O capítulo «Tu próprio és o assunto», sobre Ingres e Delacroix, será lido por José Manuel Mendes e o capítulo «Outros homens, outros assuntos», sobre Daumier, Millet, e outros, por Diana Dionísio, com projecção das imagens referidas no texto e comentários.

Sem inscrições. Entrada livre. A leitura continua nos próximos meses.

1, 8, 15, 22 de Fevereiro



3. Às Segundas, às 21h30, continua o ciclo de cinema

FILMES DE QUE MÁRIO DIONÍSIO FALOU, com filmes apresentados e comentados

1 de Fevereiro: Fahrenheit R de François Truffaut, apresentado por João Rodrigues

8 de Fevereiro: Pedro o louco de Jean-Luc Godard, apresentado por Vítor Silva Tavares

15 de Fevereiro: Oito e Meio de Federico Fellini, apresentado por Paulo Rocha

22 de Fevereiro: Cléo de 5 à 7 de Agnès Varda, apresentado por Seixas Santos

Entrada livre. O ciclo continua em Março e primeira semana de Abril.



4. Sábado 20 de Fevereiro, às 16h

CLUBE DE LEITURA DA ACHADA, orientado pela escritora Filomena Marona Beja. Os encontros realizam-se ao sábado à tarde, de três em três semanas.

Entrada livre.



5. Sábado 27 de Fevereiro às 15h

DA ÁRVORE DO MUNDO, sessão com Regina Guimarães, sobre o 5º capítulo da Introdução de «A Paleta e o Mundo» cujo assunto é a relação da Arte com a Natureza.

É a 5ª sessão de debate mensal do CICLO A PALETA E O MUNDO. Os capítulos anteriores estiveram a cargo de Luís Miguel Cintra (Arte e Público), Rui-Mário Gonçalves (Arte e Ciência), Margarida Acciaiuoli (Arte e História), Manuel Gusmão (Arte e Mundo).

Entrada livre.



6. Sexta, 19 de Fevereiro às 18h

Lançamento do livro de Saguenail e Bárbara Assis Pacheco Déchanter/Abyme, seguido da projecção do filme de Saguenail Pas Perdus, com Leonor Keil e Sérgio Marques e as vozes de Luís Miguel Cintra e João Paulo Costa.

Entrada livre.



7. Ainda a confirmar:

Sábado, 20 de Fevereiro às 18h30

«DIREIS QUE É NÃO É POESIA» - 1

Textos de Mário Dionísio, músicas a partir de textos de Mário Dionísio



Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c - 1100-004 Lisboa
tels: 21 8877090
e-mail:
casadaachada@centromariodionisio.org
página:
http://www.centromariodionisio.org/
notícias:
http://noticias.centromariodionisio.org/
mapa:
http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php

Centro de Cultura Libertária (CCL) - Programa de actividades para Fevereiro de 2010


4 Fevereiro - 19.30 Quinta
Conversa sobre a situação do anarquismo no Chile
Petiscos veganos

6 Fevereiro - 16.30 Sábado
Petiscos na rua
– Rua Comandante António Feio – junto à estátua do burro - Cacilhas

7 Fevereiro - 15.30 Domingo
Workshop de serigrafia
Traz a tua t-shirt!

13 Fevereiro - 10.30 Sábado
Percurso pedestre pela memória anarquista e social de Almada
– Ponto de encontro: Cacilhas, à saída dos Barcos
Seguido de Piquenique (traz merenda!)

Este percurso incidirá sobretudo sobre a história social de Almada e sobre as memórias do movimento anarquista e anarco-sindicalista nesta cidade, entre finais do século XIX e meados do século XX. Percorrendo as ruas de Cacilhas, Almada e Cova da Piedade encontramos as memórias de lutas libertárias reprimidas pela Monarquia, pela República e pelo Estado Novo e de novo soterradas pela democracia. Lembrar essas lutas e os seus protagonistas é fortalecer a nossa luta hoje.


19, 20, 21 Fevereiro - Ciclo Cronenberg

dia 19 - 20:30 Sexta
Existenz (1999) – 97 min
Are you still in the game?… é na construção de camadas dispersas de real num mesmo plano, o plano da imagem-cinematográfica, que a diferenciação entre real na ficção e ficção se perde e com esta a fisicalidade do corpo. Os videojogos ou a ficção científica constituem espaços mentais, lugar do desejo em ultrapassar todos os constrangimentos a que o corpo biológico está sujeito, à sua maior falha, a sua morte…

dia 20 - 16.30 Sábado
Videodrome (1983) – 89 min
Em Videodrome, a alucinação progressiva do protagonista é o feiticismo pela imagem devido à forma como estas alteram/constroem/integram o real. Diz-se destas que têm uma natureza diabólica pela sua dimensão material e por isso lançarem questões relativamente à percepção humana, na medida em que são produtoras de mais real cujo estatuto se nos afigura de carácter indefinido, como no caso do lugar intermédio em que se vivem os sonhos ou mesmo outro tipo de fenómenos zombie, como o são as doenças psicossomáticas…

dia 21 - 16.30 Domingo
Shivers (1975) – 87 min
Shivers ou the orgy of the blood parasites torna ambíguo o posicionamento do homem face à ciência, que é o questionar de duas faces de uma mesma moeda, o de um estado racional e um outro estado ligado ao instinto, no próprio ser. Pensar que é possível um regresso à animalidade através de processos científicos, parece constituir a busca de uma cura para essa racionalidade. O efeito desta experiência é o devolver a cada indivíduo a incontrolabilidade do sentir, um estado de puro prazer que encontra a sua superação no colectivo.

27 Fevereiro - 16.00 Sábado
Mais vivos que mortos! Tarde zombie no CCL
- Planeta Terror (2007) – 105 min
- Rec (2007) – 75 min

Reunião/Encontro (dia 6 de Fev.) de preparação em Mirandela e Viana do Castelo para o Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa

Encontros/Reuniões de preparação:

6 Fevereiro, pelas 15h - MIRANDELA, nas instalaçõesdo Instituto Politécnico de Bragança
6 de Fevereiro, pelas 15h30 - Via na do Castelo, nas instalações da ACEP, na Meadela, em Viana do Castelo.Para mais informações: tlm 96 368 74 56.


Está a ser preparado, para os finais de 2010, um grande congresso do Associativismo e da Democracia Participativa, para aprofundar conceitos, formular reivindicações e clarificar estratégias sobre o associativismo e a democracia participativa.

São intenções, desde já:

1º - Dar corpo a um movimento amplo de associações, condição necessária à sua visibilidade, à construção da capacidade reivindicativa que se impõe, e a que surja como um facto politico incontornável de 2010.

2º - Caminhar para a estruturação do que designamos por “Pensatório” incidindo sobre o sentido e a natureza do Associativismo, da Democracia participativa e da cidadania (e em que se torne claro o pensamento crítico que anima o movimento).

3º - Orientar a reflexão e a acção das associações para a promoção e participação das comunidades locais, e para a resolução dos seus próprios problemas, enquanto condição de reforço da democracia e do exercício da cidadania.

4º - Dar corpo a estratégias de interacção com a Democracia Representativa e o Estado, de que possa resultar não apenas a requalificação destes como a sustentabilidade e o reconhecimento do papel social do Associativismo e da democracia Participativa.

5º - Possibilitar a autoconsciencização do movimento associativo nomeadamente no que se refere à exigência de surgir não só como promotor mas também como produtor de cidadania.

Vimos convidar-vos para participar numa reunião/reflexão/debate sobre estes ou outros temas no próximo dia 6 de Fevereiro às 15.00 Horas em Mirandela nas instalações do Instituto Politécnico de Bragança.

Esta reunião/reflexão/debate é para a região de Trás os Montes e Alto Douro, daí que pedimos que divulguem este mail a outros(as) interessados(as).


Agradecemos o vosso interesse e podem contactar-mos como dinamizadores locais ao Marco Mendonça ( 963749870 -
marco_pd_mendonca@hotmail.com ) e o Ilidío Mesquita 916635303 ( mesquita@dourosuperior.pt )


Por razões logísticas, agradecemos que nos mandem um e-mail a dizer se estão interessados em participar nesta reunião de preparação do congresso do Associativismo e da Democracia Participativa e com quantas pessoas.