9.12.09

Portugal eucaliptiza Moçambique e esquece a luta no nosso próprio país contra as eucaliptizações nos anos 80



Segundo informações difundidas na imprensa, o grupo económico português da Portucel-Soporcel está a ultimar as negociações com o Governo moçambicano para adquirir 200 mil hectares de terrenos (equivalente à área de 200 mil estádios de futebol) para plantar eucaliptos, junto dos quais irá edificar também uma fábrica de pasta de papel.
A produção silvícola cobrirá uma enorme área florestal dos distritos de Manica e Zambézia, em Moçambique, envolvendo ainda a produção industrial de pasta e, numa fase posterior, de papel.


Recorde-se que, nos anos 80 do séc. XX , quando a consciência ambiental em Portugal era muito fraca - o que, em geral, se mantém, ainda hoje, com poucas e honrosas excepções – assistia-se à eucaliptação indiscriminada de vastas áreas do nosso litoral e de áreas serranas, reconversão esta que tinha por vezes lugar em áreas com espécies autóctones e ou consideradas importantes para a conservação da biodiversidade. Esta foi uma grande luta que, convém não esquecer, decorreu muitas vezes em sintonia com o sentir das populações locais que receavam as mudanças drásticas que estas florestações colocariam à sua região e ao seu modo de vida.

As múltiplas actividades que então decorreram tiveram alguns pontos altos com acções directas no terreno em conjunto com a população e que envolveram acorrentamento às máquinas como as que decorreram em Manhuncelos, concelho de Marco de Canaveses em 1988, na Serra da Aboboreira em Janeiro de 1989, em Valpaços em Março de 1989 ou ainda em Mértola, juntamente com a Associação de Defesa do Património de Mértola já no final desse ano.


Sessão de poesia erótica-satírica no bar-livraria Labirinto (9 e 10 de Dez. às 22h.)



Labirintho Bar Livraria Galeria
Rua N. Sra de Fátima, nº 334 - Porto

Sessão de Poesia Erótico-Satírica compilada por Natália Correia

leitura por Nuno Meireles

9 e 10 de Dezembro de 2009 às 22:00

O Labirintho dos Sentidos. Gomes Leal, Guerra Junqueiro, Fernando Pessoa, António Botto, Pedro Homem de Melo, Carlos Queiróz, Luiz Pacheco e Eugénio de Andrade na "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica" de Natália Correia.

Plantação de árvores em Carreiras - Portalegre (13/12/2009)‏


A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, vai levar a cabo no próximo dia 13 de Dezembro (Domingo), uma acção de plantação de espécies autóctones em Carreiras, Portalegre, no Parque Natural da Serra de S. Mamede.

Esta plantação terá lugar no âmbito do projecto da Quercus "Criar Bosques", uma iniciativa que visa a criação de uma nova floresta portuguesa, gerida de forma activa e sustentável e constituída por espécies autóctones.

Convidam-se assim todos os interessados a participar nesta iniciativa, bastando que para tal se inscrevam até ao próximo dia 12 de Dezembro. A participação é gratuita e o transporte a cargo de cada um dos participantes.

O final das actividades está previsto para as 16.00 horas, havendo contudo a hipótese de os interessados participarem apenas no período da manhã ou da tarde.


As inscrições, assim como eventuais pedidos de informação adicionais, podem ser feitas pelos contactos abaixo. Não faltem!


QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da
Natureza

Núcleo Regional de Portalegre

Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE, Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80

E-mails:
portalegre@quercus.pt / quercus.portalegre@gmail.com

Web page:
www.quercus.pt



Local: Carreiras - Portalegre

Ponto de encontro: Praça Central de Carreiras às 10.00 horas

Contacto: Nuno Sequeira - 96 010 70 80,
portalegre@quercus.pt