26.8.09

Escola libertária (Summerhill) versus Escola Tradicional ( e suas diferenças em relação à Escola Construtivista, e à Escola Montessoriana)

Escola tradicional - o que é?





Escola Montessoriana - o que é?







Escola Construtivista - o que é?





Escola tradicional versus Summerhill School






Imagine a School....Summerhill







Imaginem uma escola...


Onde as crianças e os jovens têm liberdade de ser eles próprios...

Onde o sucesso não é definido pelos resultados académicos mas pela definição de sucesso das próprias crianças
Essa escola é Summerhill School, em Suffolk, England, definida como escola livre, e que foi fundada em 1921 por A.S. Neil , e se mantém ainda hoje como uma referência para a educação democrática em todo o mundo.

Feira de troca, picknick com música e apresentação da revista alambique em Ferreira do Alentejo (29 de Agosto, a partir das 16h.)

No próximo Sábado, dia 29 de Agosto, a partir das 16h. em Ferreira do Alentejo realiza-se uma Feira da Troca que procura recuperar o espirito do Trocal, que tal como em Messejana há dois anos atrás, acontecia "porque tens demasiadas coisas... e talvez o teu vizinho precise... Para diminuir o lixo... Para gastar menos dinheiro em lojas... (e perceber que nem tudo se ganha só com dinheiro)..."


Vem para a troca, traz comezaina para o picnic e fica para a conversa e para a música de Can't Sing For Shit....

Lista das ecovias e ecopistas existentes actualmente em Portugal

As vias destinadas a veículos não-motorizados têm actualmente uma extensão perto dos 300 quilómetros que separam Lisboa do Porto. Mas há ainda ecopistas e ecovias em construção e outras que os autarcas querem arrancar do papel, como a ligação em bicicleta entre Algés (Oeiras) e a foz do rio Trancão (Loures) passando pela frente ribeirinha de Lisboa.

A ecopista do Montado, em Montemor-o-Novo, e a da Linha do Tâmega, em Amarante, são as mais recentes vias criadas com um perfil de ligação à natureza.

Mais linhas-férreas desactivadas podem, contudo, ser aproveitadas, uma vez que a Rede Ferroviária Nacional (Refer) defende a criação de ecopistas nos 700 quilómetros de linhas encerradas.

Por seu turno, no Algarve o projecto da Ecovia do Algarve (http://www.ecoviasalgarve.org/ ) visa criar ao longo de 214 quilómetros do litoral da região uma via destinada em especial às bicicletas. A ecovia, cujas obras arrancaram em 2007, tem início em Sagres – irá percorrer 12 concelhos – e termina em Vila Real de Santo António.


A ecopista do Dão ( desde Santa Comba Dão até Viseu) terá uma extensão de cerca de 50Km, e estará concluída no prazo de oito meses e será a maior do País. O seu custo é de cinco milhões de euros, sendo que o troço já concluído recebeu em dois anos 600 mil visitantes.

Existem actualmente em Portugal 13 ecovias e 9 ecopistas., num total de 268 quilómetros de vias ligadas à natureza.


ECOVIA ( definição: Infra-estrutura destinada à circulação a pé ou em bicicleta, e que tem como principal característica a ligação - tanto a nível local como regional - entre áreas de interesse ambiental e a população; Possuem presentemente um total de 174 quilómetros em território nacional)


1. PONTE DE LIMA (Rio Lima)

Açudes / Extensão de 14,1 Km

Lagoas / Extensão de 8,46 Km


Laranja / Extensão de 5,2 Km


Refoios / Extensão de 5,25 Km


Veigas / Extensão de 13,3 Km


2. PORTIMÃO


A Rocha Delicada / Extensão de 8,0 Km

Viagem Interior / Extensão de 25,0 Km


3. ODIVELAS


Escola Agrícola da Paiã / Extensão de 4,0 Km


4. ÉVORA


Água de Prata / Extensão de 7,0 Km


Monfurado / Extensão de 88,0 Km


5. CAMINHA (ECOVIA DO ATLÂNTICO)


Caminho das Gamboas / Extensão de 883 m


Caminho do Sargaceiro / Extensão de 1,7 Km


Foz do Minho / Extensão de 1.020 m


ECOPISTA ( definição: Corredor destinado à circulação a pé, de bicicleta ou a cavalo, ou a outras formas não motorizadas. As Ecopistas surgiram em muitos canais desactivados de linhas ferroviárias; Presentemente existem ecovias em Portugal numa extensão de 94 quilómetros)


6. VISEU
Extensão de 8,0 Km


7. SEVER DO VOUGA
Paradela / Extensão de 6,179 Km


8. FAMALICÃO
Extensão de 10,2 Km


9. MONÇÃO
Rio Minho / Extensão de 13,0 Km


10. ÉVORA
Mora / Extensão de 21,0 Km


11. VILA POUCA DE AGUIAR
Corgo / Extensão de 9,7 Km


12. GUIMARÃES
Extensão de 8,1 Km
Guimarães-Fafe / Extensão de 7,2 Km


13. MONCORVO
Sabor / Extensão de 9,7 Km



Consultar ainda:

A linha ferroviária de Saint Gothard na Suíça

A linha de Saint-Gothard na Suíça é conhecida principalmente pelo seu túnel de via dupla numa extensão de 15km, construído entre 1872 e 1881, que une Goschenen ao norte, no cantão de Uri a Airolo no cantão de Tessin. Os comboios percorrem o túnel em 11 minutos.
Durante a construção do túnel no século passado foi desencadeada em 27 de Julho de 1875 uma greve pelos operários que o construíam, reivindicando que o seu salário fosse pago em dinheiro e não em género como acontecia. Esta paralisação foi duramente reprimida pela polícia ( as chamadas «forças da ordem» ...!!!) causando 4 mortos entre os grevistas .















A volta à França em 80 comboios