24.8.09

Manifestação contra a central nuclear de Almaraz e visita ao Parque nacional de Monfrague (12 e 13 de Setembro) pelo núcleo de Portalegre da Quercus


À semelhança dos anos anteriores, o núcleo de Portalegre da Quercus vai participar no próximo dia 12 de Setembro, Sábado, numa Manifestação pelo Encerramento da Central Nuclear de Almaraz em Espanha, junto ao Tejo, na província de Cáceres.

Esta manifestação será organizada pelo Movimento "Cerrar Almaraz", que congrega diversas Associações Ambientalistas, tais como "Ecologistas en Acción", "Adenex", "Greenpeace", etc, etc.

A Quercus resolve mais uma vez estar presente, por acreditar que esta Central é um exemplo claro de como os argumentos contra esta forma de energia são válidos e reais, ao contrário do que algumas pessoas têm procurado veicular em Portugal.

Este ano iremos também aproveitar a oportunidade para fazer uma visita ao Parque Nacional de Monfrague (http://www.monfrague.com/ ) perto de Cáceres, e deste modo, inteirarmo-nos sobre a realidade desta importante Área Protegida Espanhola, prolongando assim, para os interessados, a deslocação para Domingo.

O programa (provisório) da actividade será o seguinte:

Sexta, dia 11 de Setembro:

18:00 horas - Partida de Portalegre;

21:00 horas - Chegada ao Parque Nacional de Monfrague;

21:30 horas - Jantar;

23:00 horas - Alojamento (Bungalow Camping Monfrague).


Sábado, dia 12 de Setembro:

8:30 horas - Visita ao Parque Nacional de Monfrague;

13:00 horas - Almoço;

14:00 horas - Visita ao Parque Nacional de Monfrague – centro de interpretação;

16.30 horas - Saída para participação na Manifestação em Almaraz;

21:00 horas - Jantar e convívio;

24:00 horas - Alojamento (Bungalow Camping Monfrague).


Domingo, dia 13 de Setembro:

9:00 horas - Visita ao Parque Nacional de Monfrague (cont.);

14:00 horas - Almoço;

16:00 horas - Regresso a Portalegre.

A alimentação e o alojamento será a cargo dos participantes, sendo que a organização providenciará o transporte (vagas limitadas) a partir de Portalegre no dia 11/9 e regresso a 13/9. O alojamento terá o custo, por pessoa, de cerca de 7 Euros por noite (para alojamento em tendas) ou de 20 Euros por noite (para alojamento em Bungalow). Será possível a participação em apenas um ou dois dias de actividade, conforme a disponibilidade dos interessados, sendo contudo a inscrição obrigatória.


Para inscrições ou informações adicionais, contactar:
QUERCUS - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Núcleo Regional de Portalegre
Apartado 163, 7301-901 PORTALEGRE,
Telefs: 96 010 70 80 / 96 020 70 80
E-mails: portalegre@quercus.pt



Conferência inter-disciplinar sobre Spinoza ( «Spinoza and Bodies»)

Uma Conferência inter-disciplinar sobre Spinoza vai realizar-se nos próximos dias 10 e 11 de Setembro na University of Dundee (UK).
A Conferência é organizada pela Spinoza Research Network que visa reunir os estudiosos e investigadores de diferentes áreas que se inetressem pelas obras e ideias de Spinoza.


Entretanto, está prevista para o Brasil para o mês de Novembro de 2009 a realização do II Colóquio Internacional Benedictus de Spinoza na cidade de Fortaleza (Ceará-Brasil), mais concretamente no período de 16, 17, 18, 19 e 20 de novembro de 2009.

Spinoza and Bodies: an interdisciplinary conference on Spinoza and the sciences and social sciences. Sept 10-11, University of Dundee

Attendance is FREE - advance registration is required.

Speakers:

Daniel Selcer (Duquesne), “Singular Things and Spanish Poets: Spinoza on Corporeal Individuation”

Caroline Williams (Queen Mary University of London), “Reconfiguring Body and Mind: Thinking Beyond the Subject with/through Spinoza”

Michael Mack (Nottingham), “Spinoza and Freud, or how to be mindful of the mind”

Eric Schliesser (Leiden), “Spinoza’s criticism of mathematical science”

Anthony Paul Smith (Nottingham/DePaul), "The Ethical Relation of Bodies: Thinking with Spinoza towards an Affective Ecology"

Mateusz Janik (Polish Academy of Sciences), "Thinking the Future - Spinoza's Political Ontology Today"

Please visit our
website for full details of conference registration








Podcasts com conferências sobre o pensamento de Spinoza: Ver
AQUI




www.benedictusdespinoza.pro.br/index2.html
www.benedictusdespinoza.pro.br/9539/157484.html

Noite europeia dos Morcegos (European Bat Night) é de 29 a 30 de Agosto, e vai ter actividades em Pombal e Loulé



A Noite Europeia dos Morcegos ( EUROBATS) pretende sensibilizar a população em geral para a importância destes pequenos mamíferos voadores, muitos dos quais em perigo de extinção, e desmistificar preconceitos e superstições sobre estes animais, assim como dar a conhecer o trabalho de salvaguarda, estudo e conservação já realizado.

Em Portugal, encontram-se ameaçadas de extinção várias espécies de morcegos. Este grupo de mamíferos é muito importante para o Homem. Contribui para o controlo das populações de insectos, que constituem pragas agrícolas e são transmissores de doenças.

Neste contexto, a iniciativa conta com diversas actividades programadas destinadas ao público em geral (infantil, juvenil e adulto) em vários pontos do país e promovido por diversas associações e entidades.



Em Pombal, o Grupo Protecção Sicó decidiu mais uma vez associar-se à 13ª Noite Europeia dos Morcegos, organizando a 2ª Noite dos Morcegos de Pombal no dia 29 de Agosto.

Desta vez a saída será efectuada no Vale do Poio Novo (Redinha), canhão fluviocársico utilizado como abrigo por algumas espécies de morcegos, como por exemplo o Morcego-anão e o Morcego-rabudo. Nesta saída esperamos ver e ouvir estas e outras espécies que utilizam este vale como abrigo e como zona de alimentação, tentando ao mesmo tempo identificá-las através das suas vocalizações (utilizando um detector de -ultra-sons) .

A concentração será em Pombal (junto à Biblioteca Municipal), estando disponível transporte para levar os participantes até próximo do local onde será efectuada a actividade. Será ainda necessário percorrer um trajecto a pé (percurso não adequado a pessoas com dificuldades de locomoção).

Inscrições até 28 de Agosto (inscrições limitadas), através do telefone 236212054 ou do email gps.sico gmail. com. Só serão admitidas crianças se acompanhadas por adulto. Será disponibilizada iluminação. Os participantes devem levar calçado de campo, merenda e água.

Seguro e logística: 5€

Data: 29 de Agosto
Local: Vale do Poio (Redinha/Pombal)
Horários: 18h45 - concentração junto à Biblioteca Municipal de Pombal; 20h às 22h - identificação e audição de morcegos com recurso a detector de ultra-sons
Organização: GPS - Grupo Protecção Sicó
http://gps-sico.blogspot.com/


No Algarve também se realizará uma actividade por iniciativa da associação algarvia Almargem, mais exactamente na Rocha da Pena.
Pontos de encontro: 18h00 (Loulé - sede da Almargem); 18h30 (Pena - no Centro
Ambiental).
Nível: 2 de 10 (3 km).
Equipamento: lanterna pequena, sapatos de campo, mochila, merenda.
Seguro e logística: 4 €.
Inscrições: até 28 de Agosto (Telef. 289412959 / 960295202. SMS: 937306942).
também na Rocha da Pena.
Guia - J. Tiago Marques (Univ. Lisboa)
Nº limitado de inscrições
almargem@mail.telepac.pt
www.almargem.org

Volta a Espanha e Portugal em 80 comboios