29.6.09

Petição em defesa do Pavilhão Rosa Mota e jardim envolvente, bens públicos a preservar

PETIÇÃO
A aprovação na reunião de 23 de Junho da Câmara do Porto, com os votos do PSD, CDS e PS, da privatização e da chamada “requalificação” do Pavilhão Rosa Mota é mais um passo na destruição pelo Executivo PSD/CDS, com a cumplicidade do PS, de um património que os transcende e que incumbe à cidade respeitar, preservar e melhorar. Se tal proposta chegar a ser concretizada, verificar-se-á não só uma alteração radical da área circundante do pavilhão (lago e tílias) por força da nova construção para eventos empresariais, como o município do Porto ficará detentor de apenas 20% do capital da nova sociedade gestora. À cidade rouba-se o seu património e espaço público, eliminam-se os seus espaços verdes e alimentam-se negócios, favorecendo privados.


Bastaria, aliás, invocar a lei nº 159/99 (sobre as atribuições e competências das autarquias) para saber que do papel dos órgãos municipais faz parte “o planeamento, a gestão e a realização de investimentos nos seguintes domínios”: espaços verdes, mercados municipais (artº 16º), teatros municipais, património cultural, paisagístico e urbanístico do município, gerir museus, edifícios e sítios classificados, apoiar projectos e agentes culturais não profissionais (artº 20º). E não faltam vozes de autarcas a reclamar mais competências. Mas no município do Porto vive-se a situação espantosa de um Executivo que não só não quer exercer as competências legalmente atribuídas, como as delega, com o apoio do PS, aos interesses particulares.

Motivados pelo exemplo das movimentações cidadãs que impediram a demolição do Bolhão (mais de 50.000 cidadãs e cidadãos subscreveram uma petição ao parlamento), temendo que se concretize a alienação de mais património ainda, os cidadãos e cidadãs do Porto, abaixo-assinad@s, exigem o fim imediato do processo agora aprovado e a salvaguarda do Pavilhão Rosa Mota e seus jardins como equipamento público para usufruto de tod@s numa cidade ecológica, sustentada e defendida pelo exercício do interesse público.

Sincerely,


Para assinar:
http://www.petitiononline.com/rosamota/


Na reunião de 23 de Junho de 2009, a Câmara do Porto aprovou com os votos do PSD, do CDS e do PS um plano de remodelação do Pavilhão Rosa Mota que envolve a sua privatização, e a construção de um edifício adjacente ao Pavilhão Rosa Mato que irá destruir o lago existente e alguma mancha verde na envolvência. Como reacção a mais este desvario camarário foi lançada a Petição "Pavilhão Rosa Mota e jardim envolvente, bens públicos, preservados" em defesa do Pavilhão Rosa Mota e contra a sua privatização, aprovada na Câmara Municipal do Porto pelos votos de PSD, CDS e PS. É esta Petição que reproduzimos acima e que já recolheu algumas centenas de assinaturas.



Para saber mais sobre o Palácio de Cristal e os seus jardins, na cidade do Porto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jardins_do_Pal%C3%A1cio_de_Cristal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_de_Cristal_(Porto)