9.6.09

Casal de professores atravessa a América Latina com uma Biblioteca Móvel Infantil e promove a leitura junto das populações mais carenciadas


Martina e Juan Martin Etcheverry Mondini, dois argentinos, partiram dia 8 de Abril de 2009 de Buenos Aires (Argentina) numa carrinha Kombi (Volkswagen ) transformada em biblioteca móvel infantil com o propósito de atravessar o continente sul-americano.

O casal de professores, com 30 anos, largaram do Obelisco, no centro da capital argentina e levam consigo um milhar de livros infantis para realizarem sessões de leitura «em todos os cantos do continente, em escolas, centros culturais e até cantinas».

Possuem um sitio na internet onde relatam com regularidade as suas aventuras:
A viagem inclui um trajecto de 21 países da região a bordo de uma Combi, de 1982, que teve de ser reconfigurada para empreender esta aventura que vai exigir mais de dois anos, conforme o calculado pelos protagonistas.De Buenos Aires, o plano é ir ao Uruguai, Brasil, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, Belize e México, antes de embarcar a van e voltar para a Colômbia para visitar mais tarde o Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Chile e finalizar na Argentina novamente.


A pequena van deste casal de professores foi preparado para a ocasião, com dois sofás que se transformam numa cama, um pequeno forno e um duplo tecto que pode armazenar livros, camisetas e até mesmo uma grande tenda.«O objectivo da viagem é o de unir e redescobrir a América Latina e o seus povos através de sessões de leitura em várias escolas ‘perdidas’ que encontraremos pelo caminho», diz John Martin Mondini, que deixou o trabalho como professor de literatura para embarcar nesta proeza, com a sua noiva«Sempre sonhamos em fazer algo que realmente nos realize como pessoas e paralelamente contribua em alguma coisa para os outros. Queremos levar às crianças e adolescentes a nossa extensa literatura argentina e compartilhar experiências de nossa viagem», diz Martin Etcheverry .


Para financiar o projecto, o casal criou uma linha de t-shirts com motivos aludindo ao projecto que vendem desde há uns meses em festivais, feiras e lojas para recolher fundos para a viagem.«Temos vendido bastantes, mas continuaremos a vender ao longo do percurso em várias feiras», esclarece Martina, que também faz cria peças de artesanato, colares, pulseiras, anéis e velas de diversas cores e tamanhos.«O pior medo é não ter sonhos. Este é o nosso sonho, mas também de todos. Redescobrir a América Latina e unir realidades através da literatura e da leitura», afirma Mondini a idear sobre a sua aventura.


Fontes (texto e fotos):
http://bibliotecas-.blogspot.com/


I Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes (internacional meeting of mobile libraries) realiza-se na Batalha de 12 a 14 de Junho



A Batalha recebe de 12 a 14 de Junho, na Praça Mouzinho de Albuquerque, o I Encontro Internacional de Bibliotecas Itinerantes.
Estarão presentes neste evento as principais bibliotecas do nosso país, estando tamém asseguradas as presenças das Bibliotecas da Comunidade de Madrid e de Léon, de Espanha.
Na Sexta-feira dia 12, às 18h30, o Município da Batalha fará a apresentação da nova Biblioteca Itinerante que passará a servir a população de todo o Concelho.

Conferência "As Bibliotecas Itinerantes no Século XXI: Que desafios, estratégias e públicos?"
Decorre no dia 12, Sexta-feira, às 9h30, no Auditório Municipal da Batalha, a Conferência "As Bibliotecas Itinerantes no Século XXI: Que desafios, estratégias e públicos?".
Presentes como principais oradores estarão Ian Stringer, membro da IFLA e especialista sobre Bibliotecas Itinerantes e Roberto Soto Aranz, Presidente da ACLEBIM - Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móviles (Espanha).

Debater o futuro das Bibliotecas Itinerantes, quais as estratégias de captação de públicos e programas / acções a adoptar, são alguns dos objectivos desta iniciativa, integrada no I Encontro de Bibliotecas Itinerantes da Batalha, que conta com o apoio da Fundação Gulbenkian, a realizar de 12 a 14 de Junho, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Vila da Batalha.

A inscrição para a Conferência é gratuita, devendo ser efectuada através do email: biblioteca@cm-batalha.pt até ao dia 5 de Junho.

http://biblioteca.cm-batalha.pt/Eventodetail.aspx?IdEvento=12

Programa:

9h30 Abertura Solene da Conferência

10h30 I PAINEL – O aparecimento das Bibliotecas Itinerantes em Portugal
Rui Neves, Chefe da Divisão das Bibliotecas do Município do Montijo

11h15 Coffee break

11h30 II Painel – As Novas Bibliotecas Itinerantes
Roberto Soto Arranz, Presidente da ACLEBIM - Asociación de Profesionales de Bibliotecas Móviles (Espanha)
Nuno Marçal, Editor do Blog
http://opapalagui.blogspot.com/ - AS ANDANÇAS DA BIBLIOMÓVEL POR TERRAS E GENTES DE PROENÇA-A-NOVA

13h00 ALMOÇO

14h30 IV PAINEL – Novas estratégias, recursos e projectos de dinamização da leitura no Século XXI - Mario Aladro e Mercedes Herrero, Sección de Bibliobuses da Comunidad de Madrid

15h45 As Bibliotecas Móveis no Mundo - Ian Stringer, Membro da IFLA, Responsável pelas linhas de orientação das novas Bibliotecas Itinerantes

16h00 Debate

16h30 Encerramento da Conferência e visita às Bibliotecas Itinerantes que participam no Encontro Internacional de Bibliotecas da Batalha, de 12 a 14 de Junho.


Decorre em paralelo, a 8ª Feira do Livro e do Jogo da Batalha









Sons & Ruralidades - Festival de ecologia, artes e tradições populares em Vimioso ( Trás-Os-Montes) de 10 a 14 de Junho


A quarta edição do Festival Sons & Ruralidades reafirma-se como um modelo inovador de evento, no qual a celebração da vida, a partilha de conhecimento e a prática de trabalhos ancestrais, fundem-se em quatro dias que desejamos que se estendam e se integrem nas nossas práticas quotidianas.

Pretendemos um encontro transdisciplinar que encontre respostas aos "problemas actuais", lançamos um repto para a reunião de grupos e indivíduos, formais e informais, académicos e vernaculares, profissionais e amadores, locais e globais. Cremos que só através do esforço conjunto da Ciência, Arte e Conhecimento Popular é possivel construir um futuro rural sustentável. Para além da falácia do desenvolvimento, do progresso industrial e da quimera do turismo pensamos ser possível imaginar e sobretudo por em prática uma nova forma de habitar o rural.

Em tempos de crise surge uma oportunidade única de mudar de paradigma, esta crise não é mais que o resultado de um modo de vida insustentável. Na sua origem a palavra crise significa algo de bom, uma situação que nos exige alterar o que está mal. A ruína do sistema económico mundial, prova-nos que a mudança é necessária, que devemos voltar ao essencial, aos princípios que protegem a vida: humana e não humana. Através da criação de economias estáveis com bases locais e com efeitos socioculturais reais, na autosuficiência energética e alimentar, pela capacidade de resiliência dos ecossistemas e o fomento da biodiversidade.

Neste sentido o Festival Sons & Ruralidades quer ser um ponto de contacto e partilha de experiências e sonhos. Pretendemos marcar diferença na forma como trabalhamos e interagimos colectivamente. Temos como objectivo regenerar valores rurais e aplicá-los a uma ruralidade contemporânea, entender as tradições populares como práticas funcionais e soluções a serem renovadas e aplicadas a questões actuais e não como meras performances folclóricas.

Promovemos o despertar da consciencia ecológica e artística através de: palestras, grupos de discussão, seminários, filmes, concertos, teatro oficinas de: dança, música, actividades rurais tradicionais...

Não sofremos de nostalgia romântica do passado, apenas de saudade dum futuro possível...


PROGRAMA


Quarta-feira, 10 de Junho
Vila de Vimioso

Pela Tarde

16.30h - Recepção dos participantes

18.00h - Abertura do Festival;
Inauguração da exposição fotográfica “Sou Transmontana, Sou Mulher: Retratos” de Lucía Burbano, fotojornalista (http://luciaburbano.wordpress.com) e Teresa Nóvoa, antropóloga. Local: Casa da Cultura de Vimioso

“Num encontro entre fotojornalismo e antropologia, captaram-se alguns dos muitos retratos possíveis de mulheres que vivem, trabalham e constroem o mundo rural. Imagens, sons e textos dar-lhes-ão rosto e voz.”

Pela Noite

22.00h - Noite de Fados (Espectáculo integrado na Feira do Livro de Vimioso)


Quinta-feira, 11 de Junho
Vila de Vimioso

Pela Manhã

10.00h às 13.00h– Oficina de animação: “O burro Mirandês em desenho animado” por Rossana Torres (Realizar um filme animado com e para a comunidade, em que o som é o registo de histórias dos mais velhos e a imagem é feita a partir de figuras desenhadas, criadas e animadas pelos participantes)

10.00h às 13.00h – Expedição Fotográfica pelas aldeias transmontanas orientada pela Lucía Burbano (http://luciaburbano.wordpress.com )

Pela Tarde

15.00h - Abertura da Feira e Mostra de Associações e Artesanato

15h00 – Conversa “MULHER RURAL”, Casa Cultural de Vimioso

16.00h às 18.00h – Actividades da Feira e Mostra de Associações: Palestras, Debates, Exposições, Documentários, Oficinas…

Pela Noite

21.00h - Projecção do documentário “Utopía” de Lucho Iglesias e Alex Ruiz (http://www.kaplanproducciones.com/files/dossier_utopia.pdf )

22.30h – Concerto no Parque:

CORNES (http://www.myspace.com/cornespt )

DJ-SET “La Charanga de Zeek e Trasgo”


Sexta-feira, 12 de Junho
Vila de Vimioso

Pela Manhã

10.00h às 13.00h - Vivências nas aldeias:

1 – Tracção animal: lavrar com os Burros
2 - Mel e derivados: o processo artesanal de fabrico do mel
3 - Oficina do Pão: conheça este alimento milenar, usado como sinónimo de vida e trabalho, alimento do corpo e da alma
4 - Licores artesanais: Saberes e sabores da região Transmontana
5 - Lavores tradicionais e trabalhos manuais: tecer, fiar e tricotar
6 – Cantares Tradicionais: descubra os cantares que, durante séculos, animaram trabalhos e serões
7 – Arte dos Escrinhos: um dos exemplos da arte e saberes populares em Terras Transmontanas, que se traduz em peculiares peças de cestaria
8 - Descoberta dos Pombais Tradicionais da aldeia de Uva: Multifuncionalidades do Pombais Tradicionais no Nordeste Trasmontano (PALOMBAR, www.palombar.org )

Pela Tarde

15.00h - Abertura da Feira e Mostra de Associações e Artesanato

15.00h às 17.00h- Oficina de Danças Tradicionais (Suzana Ruano do grupo de música tradicional “Trailarailas”)

15.00h às 17.00h - Oficina de Percussão (LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com )

16.00h - Encontro de Associações “Construir um Futuro Rural Sustentável”; Organização dos grupos de trabalho pelas áreas temáticas: Ambiente, Desenvolvimento Rural, Arte e Tradições Populares

16.00h às 18.00h – Actividades da Feira e Mostra de Associações: Palestras, Debates, Exposições, Documentários, Oficinas…

17.00h – Teatro no adro (LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com )

17.00h às 20.00h – Oficina de animação: “O burro Mirandês em desenho animado” (II PARTE)

18.00h – “Hora do Conto” (LÉRIAS ASSOCIAÇÃO CULTURAL, http://leriasassociacao.blogspot.com/ )

Pela Noite

21.30h – CANTADEIRAS DE ARÕES, Grupo Folclórico de Terras de Arões
Modas de Unha orientada pelas CANTADEIRAS, Local: Largo da Igreja

23.00h - Arruada e Concerto no Parque:

FANFARA KAUSTICA (http://www.myspace.com/fanfarrakaustica )


Sábado, 13 de Junho de 2009
Vila de Vimioso

Pela Manhã

10.00h – Oficina de animação: “O burro Mirandês em desenho animado” (III PARTE)

10.00h – Encontro de Associações “Construir um Futuro Rural Sustentável” (CONT.); Rede de Associações, Grupos de Discussão

10.00h à 13.00h - Diversidades nas aldeias:

1 - Interpretação da paisagem: árvores, aves, répteis, ervas e borboletas (rio Angueira, aldeia de S. Joanico)

2 –Arquitectura Popular: a arquitectura popular como manifestação arquitectónica e cultural

3 - Recolha e identificação de plantas aromáticas: Oficina de processamento de plantas para tisanas

3 – Biodiversidade agrícola: “Dar a conhecer a herança que nos foi transmitida pelos nossos antepassados, pois cada semente tem um percurso e uma história própria” (Colher Para Semear - Rede Portuguesa de Variedades Tradicionais, http://gaia.org.pt/node/417 ) (a confirmar)

Pela Tarde

15.00h - Abertura da Feira e mostra de Associações e Artesanato

15.00h às 17.00h- Oficina de Percussão (LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com )

15.00h às 17.00h- Oficina de Danças Tradicionais (Suzana Ruano, grupo de música tradicional “Trailarailas”)

15.30h às 18.00h - Jogos Tradicionais dinamizados pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG)

16.00h – Encontro de Associações “Construir um Futuro Rural Sustentável” (CONT.); Plano de Acção

16.00h às 18.00h - Actividades das Associações: Palestras, Debates, Exposições, Documentários, Oficinas…

18.00h - “OLHAR O RURAL” – Projecções de diversos documentários subordinados aos temas: desenvolvimento rural, conservação da natureza, arte e tradições…

18.00h – “Hora do Conto” (LÉRIAS ASSOCIAÇÃO CULTURAL, http://leriasassociacao.blogspot.com/ )

Pela Noite

21.30 – Concertos no Parque:

BRIXEL (http://www.discountedscripts.com/demos/videonew/Brixel/ )

NO MAZURKA BAND (http://www.myspace.com/nomazurkaband )


Domingo, 14 de Junho de 2009
Aldeia de Santulhão

10.00h - Viagem até Santulhão

Feira de Burros em Santulhão
Gincana de burros
Jogos Tradicionais dinamizados pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda (AJTG)
Jogos performativos e outras actividades lúdicas (LUD IN, http://ojogoaberto.blogspot.com )
Animação com música tradicional
Desfile de burros


Nota: O programa poderá ainda ser alterado.

Consultar:
http://www.aepga.pt/