21.5.09

Noite Europeia das Borboletas Nocturnas (European Moth Nights) é um evento que se realiza de 21 a 25 de Maio de 2009

As Noites Europeias de Borboletas Nocturnas (NEB EMN) são um evento Internacional de grande difusão a nível europeu. Em 2009 terão lugar no final da terceira semana deste mês,portanto, de 21 a 25 de Maio.

Com este evento pretende-se alertar para as borboletas como um componente importante da biodiversidade com elevado potencial bio-indicador e averiguar que espécies de borboletas nocturnas se encontram a voar num determinado local no maior número possível de países do espaço europeu.


A Noite Europeia das Borboletas Nocturnas tem em vista aobservação de borboletas nocturnas com uma dupla componente:
1) Cientifica de identificação de espécies e aumento do conhecimento sobre as mesmas;
2) Carácter informativo/ educativo ao procurar mostrar a diversidade e importância das borboletas para os ecossistemas e sua conservação.

Apesar da sua grande diversidade (Existem mais de 200 000 espécies de borboletas), é sabido que muitas espécies de borboletas estão em declínio, essencialmente derivado da perda de habitats e as áreas de distribuição das espécies estão a alterar-se como resultado das alterações climáticas globais e outros factores, a maioria dos quais tendo o Homem como epicentro.

Os insectos são os principais componentes da biodiversidade em todo o Mundo e entre eles as borboletas têm um papel destacado, com sensivelmente 30% de todas as espécies conhecidas.
Um conhecimento alargado e integrado ajuda-nos a perceber melhor o estado dos ecossistemas, adquirindo uma consistência muito maior quando o estudo inclui um grupo de animais conhecidos como bons bio-indicadores de qualidade ecológica e ambiental, como são as borboletas.

Todavia, para que se possam tecer opiniões fundamentadas e melhorar a gestão ambiental a nível europeu e mundial e dado que o conhecimento das borboletas nocturnas ainda se encontra a um nível quase que embrionário em muitos países da Europa como Portugal, este evento permite numa primeira fase divulgar junto da sociedade civil certos aspectos ligados ao estudo das borboletas nocturnas e sensibilização para a temática ambiental!

Em Portugal existem mais de 2500 espécies de borboletas, das quais cerca de 2000 voam exclusivamente de noite! É uma diversidade enorme que importa conhecer e preservar. As noites da EMN em Portugal têm se revelado um sucesso, mesmo num contexto europeu e ao longo dos últimos 5 anos já foram contabilizadas cerca de 291 espécies diferentes de borboletas, participaram mais de 80 pessoas em mais de 45 locais diferentes e as perspectivas para 2009 pretendem superar e muito as expectativas!

Para que possamos alcançar esse objectivo torna-se imperativa a colaboração do maior número possível de pessoas (não precisa ser especialista) provenientes de todos os cantos de Portugal.

Para tal, o melhor método será a atracção das borboletas com recurso à luz onde as lâmpadas que emitem preferencialmente no ultravioleta (lâmpadas de vapor de mercúrio ou actínicas) demonstram ser mais eficazes se bem que muitas borboletas podem ser atraídas por candeeiros de rua, luzes fluorescentes ou mesmo velas sobre um fundo branco como um lençol.

O(s) observador(es) deverá(ão) tentar registar que espécies aparecem à luz assim como o número de indivíduos. Associados a estes dados será obrigatória a menção da localização do evento (localidade mais próxima, local exacto, altitude, etc.) bem como o dia em que se realiza.

No que diz respeito à identificação das borboletas que venham a aparecer, e com o intuito de ajudar na identificação rápida das espécies mais prováveis de aparecer, foi criado o MINI-GUIA EMN 2009.

No entanto, como deverão aparecer mais espécies que as 30 seleccionadas, sugerem-se várias páginas na Web pela profusão de espécies, facilidade de navegação e baixo custo:

Portal das Borboletas de Portugal:
www.lusoborboletas.org/Nocturnas/index.htm
Moths and Butterflies of Europe and North Africa:
http://www.leps.it/
UK Moths:
http://ukmoths.org.uk/
"Lusoborboletas" (
http://br.groups.yahoo.com/group/lusoborboletas/ )

As identificações feitas por não especialistas em borboletas terão de ser validadas e recomenda-se como sistema que se tire fotografias aos exemplares e estas sejam enviadas por e-mail para um especialista ou o coordenador do projecto.

Mais informações sobre o projecto (incluindo prospecto em português) assim como as conclusões dos anos anteriores encontram-se principalmente em:

http://euromothnights.uw.hu/
http://euromothnights.uw.hu/6emn_2009_information_portuguese.doc
http://euromothnights.uw.hu/6emn_2009_invitation_portuguese.doc



VI Noite Europeia das Borboletas Nocturnas
(European Moth Nights)

Calendarização dos eventos públicos a nível nacional.

A Noite Europeia das Borboletas Nocturnas é um evento anual internacional com vista à
observação de borboletas nocturnas com uma componente cientifica de identificação de espécies e aumento do conhecimento sobre as mesmas e uma componente de carácter informativo/ educativo ao procurar mostrar a diversidade e importância das borboletas nocturnas para os ecossistemas tendo em vista a sua conservação.
Deste modo, em 2009 o evento desenrola-se nas noites de 21 a 25 de Maio com sessões de identificação e observação de borboletas nocturnas um pouco por todo o país.

A frequência dos eventos é gratuita. O transporte para os locais de observação deverá ser feito em viatura própria.

Recomenda-se o seguinte material: Bloco de Notas, roupa quente, água e lanterna.

A duração média prevista de cada saída é de 5 horas, acabando geralmente por volta da uma da manhã mas dependendo das condições locais.


21 DE MAIO DE 2009 – QUINTA-FEIRA

Saída 1:
Local:
Parque Natural de Montesinho (Trás-os-Montes).
Pontos de Encontro:
A definir
Organização:
Lusoborboletas.org
Contacto:
Eduardo Marabuto: e-mail:
EmarabutoLEPS@sapo.pt Tel.: 91 426 59 81
Pedro Pires: e-mail:
pedromspires@gmail.com Tel: 96 487 89 91


22 DE MAIO DE 2009 – SEXTA-FEIRA

Saída 1:
Local:
Parque Natural de Montesinho (Trás-os-Montes).
Pontos de Encontro:
A definir
Organização:
Lusoborboletas.org
Contacto:
Eduardo Marabuto: e-mail: EmarabutoLEPS@sapo.pt Tel.: 91 426 59 81
Pedro Pires: e-mail: pedromspires@gmail.com Tel: 96 487 89 91


23 DE MAIO DE 2009 - SÁBADO

Saída 1:
Local:
Paul da Tornada (Caldas da Rainha)
Ponto de Encontro:
21:30h – Centro ecológico e educativo do Paul da Tornada
Organização:
Associação PATO
Contactos:
e-mail: associacao.tornada@netvisao.pt tel.: 262 88 17 90

Saída 2:
Local:
Parque Natural de Montesinho (Trás-os-Montes).
Pontos de Encontro:
A definir
Organização:
Lusoborboletas.org
Contacto:
Eduardo Marabuto: e-mail: EmarabutoLEPS@sapo.pt Tel.: 91 426 59 81
Pedro Pires: e-mail: pedromspires@gmail.com tel.: 96 487 89 91


24 DE MAIO DE 2009 - DOMINGO

Saída 1:
Local:
Paul da Tornada (Caldas da Rainha)
Ponto de Encontro:
21:30h – Centro ecológico e educativo do Paul da Tornada
Organização:
Associação PATO
Contactos:
e-mail: associacao.tornada@netvisao.pt tel.: 262 88 17 90


25 DE MAIO DE 2009 – SEGUNDA-FEIRA

Saída 1:
Local:

Ponto de Encontro:
00:00h – No local
Organização:
Lusoborboletas.org
Contactos:
Eduardo Marabuto: e-mail: EmarabutoLEPS@sapo.pt Tel.: 91 426 59 81