15.5.09

Dia Internacional da Objecção da Consciência (15 de Maio) é dedicado este ano aos Objectores da Coreia do Sul


O direito de recusar a matar


História do dia internacioal dos Objectores de Consciência:




Este ano o Dia Internacional dos Objectores de Consciência é dedicado aos Objectores de Consciêcia na Coreia do Sul, país que não reconhece a Objecção de Consciência, e onde 15.000 pessoas tem sido condenados à prisão por recusarem o seu alistamento no Exército. Consultar:





As 100 datas da Não-Violência do Século XX: ver
aqui



Consultar:

Os textos deste blogue já publicados:
aqui, aqui, aqui


http://woodpec.blogspot.com/ (Woodstock Peace Economy)


A Objecção de Consciência é um direito fundamental reconhecido em Portugal. Ver aqui

Sabes que a objecção de consciência constitui um direito fundamental dos cidadãos, previsto constitucionalmente. O serviço de apoio aos Objectores de Consciência funciona no IPJ (Instituto Português da Juventude)


O que é a objecção de consciência?

A objecção de consciência constitui um direito fundamental dos cidadãos, previsto constitucionalmente, que lhes permite a isenção do cumprimento do serviço militar quando obrigatório.

Quem pode ser objector de consciência?
Pode requerer o reconhecimento do estatuto de objector de consciência todo o cidadão que, estando sujeito a obrigações militares não as pretende cumprir por convicção de que, por razões de ordem religiosa, moral, humanística ou filosófica, não lhe é legítimo usar de meios violentos de qualquer natureza, contra o seu semelhante, quer se trate de defesa nacional, colectiva ou pessoal.