2.5.09

Massa Crítica Interplanetária em Madrid (de 30 de Abril a 3 de Maio)



Durante os dias 30 de abril a 3 de maio Madrid é um lugar de encontro para os participantes das diversas massas criticas do mundo e do ciclismo urbano em geral. O objectivo é dar continuidade a iniciativas como a Critical Mass Interplanetaria, La Ciemmona de Roma (http://www.ciemmona.org/2009/ )

Massas críticas de todo o mundo e ciclistas urbanos cosmopolitas confluem para Madrid durante 3 días pedalando demonstrando que outra mobilidade é possível…

A Coordenadora de Coletivos Ciclonudistas de Aragão (CCC) e a World Nake Bike Ride, convoca manifestaçoes ciclonudistas em todo o mundo para Junho de 2009. No ano passado, durante a 5ª convocatoria mundial, cinquenta cidades de todo o mundo participaram. O chamado de 2007 foi secundado por dezenas de cidades en todo planeta.

"Nus diante do tráfego, Justiça nas ruas"

Justiça nas ruas, isso é o que exigimos com uma forte e séria convicção, mas com simpatia, passando um bom momento. Os carros impõem-nos a sua lei: velocidade, prepotência, fumaça e violência. Por isso ao locomovermos de bicicleta a cada dia pela cidade convertemos a nossa mobilidade em um acto de desobêdiencia quotidiana. Além disso, nos manifestando de bicicleta (nus) convertemos a desobediência em um protesto exemplar.

Denunciamos que as nossas ruas foram sequestradas pelos carros privados que colapsam as cidades, desgenerando-as em lugares hostis e perigosos. O carro mata e sua impunidade nos escandaliza. Demasiados interesses de multinacionais bélicas do petróleo e do automóvel estão em jogo quando questionamos esses pontos.

Propomos um modelo de cidade onde as pessoas recuperem os seus espaços, onde se reduzam as necessidades de movimentação e se aposte pelo pedestre (onde somos todos) e pelos meios de transporte menos poluentes e mais eficientes.

Por quê de bicicleta? A bicicleta é um meio de transporte solvente, saudável, ecológico e divertido. É um ícone, um símbolo de liberdade e um instrumento prático de transformação social. Não paga tributos, não gasta petróleo, não colabora com o desenvolvimento destrutor nem com a guerra global.

Por que nús? Porque sentimos nús diante do tráfego pela falta de respeito dos motoristas e desespero dos governantes. Com a nudez fazemos visível a fragilidade de nossas "carroçarias" (nosso próprio corpo).

Ademais, mostramos o nosso corpo com naturalidade, rompendo o pudor, desmontando tabús com respeito a nosso fisico imposto pela moda e avareza da industria transnacional textil.
Em definitiva, enfrentamos o tráfego urbano com o corpo nu sobre a bicicleta como a melhor forma de defender a nossa dignidade e viver a luta social.

Liberta a tua mente e corpo! Desfrute de um passeo único pelo centro de sua cidade!
Permita-se transgressão, a irreverencia e não peça permissão.
Avante os índios metropolitanos!
Abaixo a roupa e viva a bicicleta!
Queime o carro!
Longa vida C. C. C.! Justiça nas ruas!

info@ciclonudista.net

3º Festival ImigrArte (1, 2 e 3 de Maio em vários espaços de Lisboa)

PROGRAMA


Dia 1 de Maio (Sexta-feira)

Filme Bab Sebta e debate na Casa do Brasil às 20 horas
("Bab Sebta" é um documentário que reúne testemunhos contados na primeira pessoa, dos milhares de africanos que rumam a Norte todos anos, caminhando quilómetros, atravessando desertos, até finalmente chegarem à fronteira com Ceuta - a “Península Fortaleza” e porta para a Europa. Este trabalho realizado por Pedro Pinho, Frederico Lobo e Luísa Homem, é apoiado desde o início pela INDE.)

Festa Árabe no Centro Social da Mouraria às 20 horas

(Festa árabe com cuscus, projecção do filme "As cores do chá" e viagens pelo som DJ Chucuruchu, organizado com o Gaia.)


Festa "Balkan" no bar Planeta de Cascais às 20 horas
(Festa balcânica com gastronomia e música de Bulgária, Turquia e Grécia vai ser realizada na Marina de Cascais (ao pé dos barcos de pesca), organizada com Associações Bulgari.)

Dia 2 de Maio (Sábado)

Ritmos do Mundo na Praça Martim Moniz 14.00 - 18.00 horas(Apresentações de grupos de dança de várias comunidades, entre outros: Meninas Alegres, Chaotick, As Flores da Kova, Grupo de dança Matchicadas, Capoeira, Grupo da Associação Cultural de Pedreiros Húngaros, Bazás d´Lum, Ritmo das Ilhas)

Mundo à parte na Praça Martim Moniz às 18.00 horas
(Apresentações de grupos de hip-hop, entre outros: Grupo feminino da Escola de Dança Nilma Moniz, GrupoKSP, Ritchaz e Kéke, Opp Squad e o Soldado Revolucionário, Black MC´s, Mac 10, Mas Ki As, Mentisafro, Lbc, Hezbollah, Chullage, Crome.)

Workshops de dança na Casa Amarela de Almada às 15.00 horas
(Cursos e apresentações de dança de vários grupos, entre outros: Balé Brasil, dança afro-tribal, salsa, Dança Brasílica Fusão, hip-hop. A seguir festa de samba organizada pela Samba Brasílica. A festa continua!!!)


Jantar Ucraniano na Solidariedade Imigrante às 20.00 horas
(Jantar típico ucraniano com música, organizado com a Associação Sobor. A seguir festa de aniversário de 10 anos da imigração ucraniana em Portugal! Entrada: 5 Euros que inclue o jantar e uma bebida.)

Artes da Lusofonia no Espaço da Santa Casa às 18.00 horas
(Vernissage da exposição de pintura, fotografia e escultura dos artistas Júlia Melão,Ilídio Jordão, Verônica Volpato, João Lemos e José Brazão. Será apresentado o workshop de teatro, que irá ocorrer nos dias 4, 11, 18 e 25 de Maio, com Élmer Veckio Mendoza.)

Danças do Brasil na Casa do Brasil às 18.00 horas
18.00 - Workshop de forró
19.30 - Workshop de dança do ventre
21.30 - Contabandistas - cantos e contos


Dia 3 de Maio (Domingo)



Jardim das crianças no Jardim das Amoreiras às 14.00 horas
(Actividades para crianças toda a tarde, entre outros: palhaços, contos, filme, marionetas, pinturas faciais, workshop de pintar com a mão.)

Convívio na Horta Popular da Mouraria às 15.00 horas
Vamos trocar e conviver, no jardim de todos. Traz o teu pic nic, as tuas leituras preferidas, poesias e anedotas...
Visita guiada da horta.

Debate na Associação Caboverdeana às 15.00 horas
(Debate sobre volência e prisões.Colectivo Munmia Abu Djamal)


Festa de Encerramento na Praça Martim Moniz às 18.00 horas
(Teatro Ucraniano, Apresentação da Associação Sobor, Dinho e Rafá, Apresentação projecto Atlântida, Afro Doce de Caxias, Galissá, Djumbai, Chalô, Irmãos Morenos e outros! A festa continua!!!)