3.3.09

Feira de Trocas (8 de Março, das 15h. às 18h., no espaço da Junta de Freguesia de São Nicolau)

Porquê trocar?

É uma forma de reciclagem

Para reduzir o lixo

Para poupar dinheiro

Porque o valor das coisas não está no preço, mas no uso que lhes damos

Para construir um mercado local, feito por tod@s

Para valorizar aquilo que podemos fazer e oferecer

Para reavivar hábitos esquecidos

Para conhecer @s vizinhs do lado

Para animar a tarde de domingo!

Organização:

http://gaia.org.pt/

Não à sorte de varas nem aos touros de morte nos Açores


Apelo a todos os cidadãos e cidadãs e a todas as organizações ambientalistas/ecologistas e de defesa dos animais

Depois de várias tentativas frustradas de introduzir na ilha Terceira corridas picadas e touros de morte, tem-se assistido nos últimos anos a uma imposição das touradas à corda em ilhas onde não há qualquer tradição, como Santa Maria ou São Miguel, com a conivência ou apoio governamental ou autárquico.

Numa altura que as vozes de sempre aproveitando a revisão constitucional de 2004 e o novo Estatuto Político dos Açores, se preparam para fazer aprovar, na Assembleia Legislativa Regional, legislação que legalize a sorte de varas e depois os touros de morte, um grupo de cidadãos e cidadãs decidiu começar a luta em defesa dos direitos dos animais de que as touradas são uma parte do problema.

Considerando que não é aceitável que nenhum animal seja torturado para entretenimento do ser humano. Considerando que todo o acto que implique a morte de um animal, sem necessidade, é um biocídio, ou seja, um crime contra a vida (Artigo 11º da Declaração Universal dos Direitos dos Animais). Considerando ainda que os direitos dos animais devem ser defendidos pela Lei, assim como o são os direitos do homem (Artigo 14º) e por acreditarmos que a evolução cultural irá sobrepor-se à tradição e à ignorância, vimos manifestar a nossa profunda discordância com a referida pretensão e apelar para que:

1- Não sejam promovidas nem apoiadas, com recurso a dinheiros públicos, touradas à corda, nas ilhas onde tal prática não é tradição;

2- Não venham a ser legalizadas as corridas picadas e os touros de morte, por serem alheias à nossa cultura, na Região Autónoma dos Açores.

3- Seja aprovada legislação regional de protecção dos animais que tenha em consideração o disposto na legislação europeia e na Declaração Universal dos Direitos dos Animais que foi proclamada em 15 de Outubro de 1978 e aprovada pela Unesco.



Todas as pessoas singulares ou colectivas (formais ou informais) e blogues que queiram subscrever este apelo deverão enviar um mail (
terralivreacores@gmail.com ) manifestando a sua intensão e indicando o nome, profissão (ou instituição a que pertence)e local de residência (no caso dos cidadãos/cidadãs) nas associações e outros colectivos deverão indicar o nome e o local.

Fonte: http://terralivreacores.blogspot.com/

Concerto para apoiar os 4 activistas sociais, acusados de difamação pelo SEF ( dia 7 de Março, na Associação Terra Viva, Porto)

CONCERTO

para apoiar os quatro activistas sociais, acusados de difamação, por numa manifestação em 2006 terem responsabilizado o SEF do Porto do suicídio de um imigrante

com

TRASHBAILE
MISTURA DO PESADO BAILE COM O TRADICIONAL TRASH

ESSALAM

MUSICA BERBER

CABEÇA DE MARTELO PUNK DA TERRA DO PÃO DE LÓ

Sábado, 7 de Março - Terra Viva
Rua dos Caldeireiros, 213 (Cordoaria), Porto


http://terraviva.weblog.com.pt