20.2.09

Comemoram-se hoje no estado espanhol os 20 anos de lutas anti-militaristas de desobediência e de insubmissão ao serviço militar

ABOLIÇÃO DOS EXÉRCITOS

Breve resumo de 20 anos de insubmissão




http://www.antimilitaristas.org/


Acção antimilitarista contra o Governo Militar de Bilbao

(activistas antimilitaristas dão machadadas nos muros no quartel do governo militar de Bilbao no passado dia 14 de Fevereiro de 2009, enquanto pediam a abolição dos exércitos sob o lema «Abaixo os muros dos Quartéis»)





Objecção insubmissão e antimilitarismo no Estado Espanhol

Desde Pepe Beunza, o primeiro objector de consciencia antimilitarista, la trajectória da objecção de consciência, a insubmissão e o antimilitarismo no Estado Espanhol. Desde a abolição do serviço militar até à abolição dos exércitos


















Hacklab na Casa Viva é hoje, sexta-feira, dia 20 de Fev., às 18h.



PORQUE UM ESPAÇO ASSIM FAZ-NOS FALTA

É já hoje, sexta-feira: ali na zona do Marquês nasce um hacklab!


Andámos a recolher computadores velhos e a torná-los livres com sistemas GNU/Linux; anda visitar-nos para nos ajudares a pensar no que podemos fazer com eles!

O espírito hacker está longe das habituais representações dos media mainstream; somos pessoas de todas as áreas e todas as proveniências, com todo o género de interesses, e com a pica comum de ver coisas bonitas acontecer através de experimentações ingénuas e descuidadas. Se no final rebentar, começaremos de novo, sempre a errar, por vezes acertar, e com isso crescer e partilhar os privilégios do livre conhecimento sem complexos.

O Hacklaviva é o ponto de encontro para tudo isso acontecer. É um espaço aberto que dá as boas-vindas a quem tenha a curiosidade suficientemente aberta para nos querer vir bater à porta. Falamos de wikis, python, gráficos livres, drupal, wordpress, streaming, formatos abertos, sistemas operativos, copyleft, peer2peer, áudio livre, pure data, arduino, dyne:bolic, creative commons; e para quem achar estes termos alienígenas, estamos por cá para mostrar que não há nada a temer em procurar formas novas de fazer coisas novas.

_ __ __ __ __
_ __(_) ______ _/ /___ _/ /_ ____ ______/ /__/ /
/ / / / / __ `/ / __ `/ __ \/ __ `/ ___/ //_/ /
/ / / / / /_/ / / /_/ / / / / /_/ / /__/ ,< /_/ ___/_/ ___/\__,_/_/\__,_/_/ /_/\__,_/\___/_/_(_)



* Sempre DIY! Nunca RTFM! *Por entre biscoitos open-source, café e chá livres, deathmatches ASCII multiplayer, projecções e playlists de sons criativos e comuns, e conspirações à volta de can-tennas e motherboards, dia 20 a Casa Viva abre as suas portas aos espíritos hacker old e nu-skool, low e high tech, experts e newbies, gurus, gnus e curios@s.

E mesmo sendo recente, o Hacklaviva já tem, para mostra pública, a sua primeira peça de museu: um Apple LC III, o primeiro Macintosh a cores, vivo, operacional e acessível a quem queira matar saudades dos ícones a preto e branco e dos velhinhos screensavers das torradeiras voadoras.

A filosofia é sempre DIY (do-it-yourself), sem medo dos resultados e sem paternalismos nerd — nunca diremos RTFM! (read the fucking manual)

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-



Trilha pedestre à descoberta do Vale do Coronado (Trofa) no próximo Domingo (22 de Fev., com partida às 9h30)

TRILHA PEDESTRE À DESCOBERTA DO VALE DO CORONADO
Domingo, 22 de Fevereiro -2009 – S.Romão do Coronado

Desde há pelo menos dois anos que o Estado tenta impor na zona de reserva agrícola do Vale do Coronado, entre a Maia e a Trofa, um projecto de “Plataforma Logística” – uma espécie de interposto de grandes armazéns e depósitos de contentores para transporte de mercadorias – que a ser feito porá em risco a continuação da actividade agrícola que envolve várias cooperativas agrícolas e famílias de pequenos agricultores daquela região. De momento o atentado contra esta zona agrícola encontra-se suspenso (talvez por ser ano de eleições…) mas poderá a qualquer altura ser levado a efeito - se a resistência das populações e de quem com elas se solidarizar não se tornar efectiva!

Sendo uma zona de amplos prados e alguma floresta, inserida na Área Metropolitana do Porto, a sua “cimentação” constituirá um atentado à já por si débil “qualidade de vida” das populações locais e envolventes. É POR ISSO QUE VAMOS LÁ VER COMO É !

PRÓXIMO DOMINGO DIA 22 DE FEVEREIRO

.ENCONTRO: ÀS 09.30 NA ENTRADA DA ESTAÇÃO DE S.BENTO (vamos de comboio para S.ROMÃO DO CORONADO – viagem de cerca de meia hora)

.REGRESSO AO PORTO CERCA: DAS 18.30 h.

Pf. Trazer (obrigatório):
- 3,50 Eur. Para transportes
- Mochila c./: Farnel para almoço e garrafa de água
– Sapatos fortes ou botas para caminhar
– chapéu ou boné -
- impermeável –no caso de chuva
- autorização de enc,educação se for menor de 16 anos

Facultativo mas aconselhável:
-máquina fotográfica
-bloco de apontamentos e caneta ou lápis
-guia de plantas silvestres e/ou de avifauna
-binóculos
-vara de caminhante



telem.organização: 967694816