26.11.08

A conhecida cantora galega Uxía dá um concerto no auditório de Gulpilhares, em Vila Nova de Gaia ( dia 29, às 21h45)

Uxía Domínguez Senlle (Sanguiñeda, Mos, 19 de Novembro de 1962) é uma notável cantora galega que vais estar presente em Vila Nova de Gaia, ao dar um concerto no Auditório de Gulpilhares. A não perder.

Discografia
Foliada de marzo (Edigal)
1986
Entre cidades (Sons Galiza)
1991
Estou vivindo no ceo (Nubenegra)
1995
La Sal de la Vida (Nubenegra)
1997
Danza das Areas' (Virgin)
2000
Eterno navegar (Harmonía Mundi - World Village)
2008



Auditório de Gulpilhares
Rua Nuno Alvares4405 - 672
Gulpilhares
Vila Nova de Gaia
Tel: 227622456
Fax: 227534436E-mail:jf-gulpilhares@iol.pt


Verdes são os campos ( homenagem de Uxía a Zeca Afonso)



Uxia - Cantos na maré



Uxía Senlle, Uxía Pedreira, Guadi Galego no Na beira do mar, no âmbito do
Festival de Canción de Tasca, en Espasante (Coruña. Agosto 2008)



Vitalino Canas está nomeado para o «prémio sem vergonha», uma das categorias do concurso Prémios Precariedade 2008

Podes escolher os teus favoritos para os Prémios Precariedade 2008 em

Todos os votos contam para dar força à distinção de quem ganha com a precariedade alheia!
Vê os vídeos, vota e passa a palavra!



Vitalino Canas (nomeado para o Prémio Sem Vergonha) foi entrevistado há poucos dias no jornal Expresso. E com direito a um título simpático e tudo: "Provedor quer combater precariedade". Foi mais uma oportunidade para o sr. Provedor experimentar todas as cambalhotas, para tentar o impossível: justificar como se pode ser "Provedor" pago por patrões e, supostamente, defender quem trabalha nas Empresas de Trabalho Temporário (ETT), territórios de todas as tropelias.


Vale a pena ler a reportagem na íntegra. Este ginasta, homem de vários salários e interesses, gosta de flexibilidade. Deputado e porta-voz do Partido Socialista, professor universitário e advogado representante de diversos clientes, quer agora mais um salariozinho em troca de legitimar as ETT. Para tanto, é suposto defender os seus trabalhadores apesar de admitir que "a nossa relação directa é com as ETT, que aliás são responsáveis pela criação do Provedor do Trabalhador Temporário".

Vitalino sabe bem porque merece o salário: "ao criar a figura do Provedor, as empresas tentam de alguma forma manter uma certa respeitabilidade". Coisa difícil, quando a sua actividade consiste em sentenciar à precariedade milhares de vidas e capturar uma parte do salário de pessoas que já ganham muito pouco. Entretanto, Vitalino ainda acha que não era mau mandar a ASAE fechar as ETT ilegais: nesta modalidade, a Autoridade para as Condições do Trabalho não teria que enviar inspectores às ETT "legais", para constatar que o trabalho destas pessoas é tudo menos temporário, não é sr. Provedor? Ou será que, por exemplo, o atendimento ao cliente de tantas empresas é um serviço temporário?

O sr. Provedor considera ainda os recibos verdes "uma forma de exploração dos trabalhadores absolutamente escandalosa", obviamente porque prefere os contratos a prazo a partir das ETT... Ainda assim lá admite que "o trabalho temporário, de uma forma geral, pode ser qualificado como uma das vertentes do trabalho precário". Genial!

Esta é mais uma entrevista que demonstra a forma desenvergonhada como Vitalino Canas beneficia com a precariedade alheia.



http://www.premiosprecariedade.net/
http://www.precariosinflexiveis.blogspot.com/

Debate sobre blogues de poesia na Fundação Eugénio de Andrade (dia 29 de Nov. às 18h30)


«Creio que foi o sorriso, o sorriso foi quem abriu a porta» E.A.


No próximo sábado, dia 29, pelas 18h30, os poetas Inês Lourenço, João Luís Barreto Guimarães e Jorge Reis-Sá, que têm estado ligados a blogues de poesia, irão falar na Fundação Eugénio de Andrade da sua experiência bloguística e discorrer sobre a importância e as funções dos blogues de literatura.

A entrada é livre.


FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ANDRADE
Rua do Passeio Alegre, 584
4150-573 Porto
http://www.fundacaoeugenioandrade.pt/

Curso breve de literatura mundial está a decorrer na biblioteca municipal Almeida Garret ( no Porto)


Curso Breve de Literatura Mundial: algumas obras chave
Está a decorrer na Biblioteca Municipal Almeida Garret na cidade do Porto um curso breve de literatura mundial até ao fim deste mês, onde serão abordadas algumas das principais obras da literatura mundial.

Objectivos


Partilha de uma leitura crítica de algumas das obras-chave da Literatura Mundial (de certo modo, no mesmo sentido em que Goethe usou o termo Weltliteratur). Encontramos em muitas obras de outras culturas e de outros tempos uma contemporaneidade surpreendente, como sempre acontece com uma obra "clássica", isto é, com uma obra que atravessa os tempos e permanece sempre incompleta, aberta a novas leituras. Essas obras "clássicas" (com os seus universos (im) possíveis, os seus temas, os seus procedimentos literários, etc.) vão sendo acolhidas em muitos espaços e tempos por escritores diversos, que as retomam, as reescrevem, as reconfiguram.

Leituras/LIVROS:


GILGAMESH (séc. XVI a.C.): Texto sumério – o mais antigo poema épico conhecido. A epopeia. Mitos recorrentes. Busca de imortalidade. A Viagem como aprendizagem. O Amor como a condição do ser-se humano e a amizade. O humano e o divino. O Poder. Funções da guerra. A Natureza em diálogo. Elaboração poética.

Odisseia, HOMERO (séc. VII a. C.): Narrativa poética. Percursos exteriores e interiores de uma aprendizagem; o papel da viagem; os verbos "ir"/ "ficar", masculino/ feminino como oposições significantes; caracterização das vozes; modos de elaboração narrativa.

O banquete, PLATÃO (séc. V a.C.) – Texto argumentativo. As funções de eros para Sócrates / Diotima e para Alcibíades; relação eros / criação literária; a representação da mulher e a construção de um paradigma de identidade feminina; construção discursiva e propósito argumentativo.

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS (séc.V a.C.): Poema narrativo. O amor como um absoluto; construção das vozes e apresentação da natureza; interioridade / exterioridade; hipóteses de autoria (ligações com a poesia egípcia e síria contemporâneas).

THE BHAGAVADGÎTA (Livro VI da epopeia hindu Mahabharata - séc. V a.C.), excertos: invenção do poeta-autor dentro do próprio poema. Contextos político-religiosos (cultura hindu/cultura budista). Lei pública e lei interior. Bipolaridades em tensão: acção (dharma) e quietude; guerra e paz; amor e compaixão; natureza e cultura; tempo e eternidade.


Concepção e realização: Isabel Allegro Magalhães

Hoje as manifestações de Professores são na região centro (Aveiro, Castelo Branco, Coimbra,Guarda,Leiria, Viseu e Lamego)


MANIFESTAÇÕES DISTRITAIS NA REGIÃO CENTRO - 26 de Novembro

MILHARES DE PROFESSORES UNIDOS!


Na região centro, nos seis distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra Guarda, Leiria e Viseu as manifestações realizam-se de acordo com o horário e localizações seguintes:


AVEIRO – LARGO DA ESTAÇÃO DA CP – 21H00
CASTELO BRANCO – FRENTE AO TRIBUNAL – 20H30
COIMBRA – PRAÇA DA REPÚBLICA – 20H30
GUARDA – GOVERNO CIVIL – 18H00
LEIRIA – CÂMARA MUNICIPAL – 17H30
VISEU – ROSSIO – 17H00
LAMEGO – SOLDADO DESCONHECIDO – 17H00



Os docentes rejeitam:

o A estratificação artificial e administrativa da carreira em duas categorias – Professores e Professores Titulares;

o Um modelo de avaliação do desempenho que não é justo, não é exequível, não é cientificamente rigoroso, que assenta os seus princípios nos resultados e não no processo de desempenho, que é bloqueador do funcionamento das escolas e que, não premiando o mérito absoluto dos docentes, visa atingir, exclusivamente, objectivos economicistas;

o A existência de barreiras artificiais no ingresso e na progressão na carreira;

o Horários de trabalho desligados da realidade do funcionamento das escolas, pedagogicamente incorrectos e que constituem um bloqueio das condições de trabalho de professores e educadores.

E repudiam a arrogância e teimosia política do Ministério da Educação e do Governo, que revelam incapacidade para interpretar as evidências que resultam da acção e da luta dos docentes portugueses, de que a Manifestação Nacional de 8 de Novembro, as centenas de escolas que suspenderam a avaliação do desempenho e o reconhecimento, pelos conselhos executivos, da necessidade urgente de suspender o processo, são um sinal inequívoco. Esta atitude compromete o processo de ensino e as aprendizagens dos alunos.

As alterações que o ME/Governo pretende introduzir no actual regime de concursos e colocações, não só agravam a já enorme instabilidade profissional e de emprego dos professores e educadores, como constituirão fortes mecanismos de atropelo à existência de critérios transparentes e objectivos em matéria de graduação profissional e, por essa via, de selecção dos docentes. A introdução dos resultados da avaliação do desempenho como factor de ponderação na graduação profissional, a obrigatoriedade dos docentes dos QZP concorrerem a outras zonas que não à que se encontram vinculados, o agravamento da situação profissional dos docentes sem componente lectiva distribuída, sujeitos a condições específicas por motivo de doença e com dispensa total da componente lectiva por motivo de incapacidade, a transferência compulsiva dos docentes de quadro de escola para quadro de agrupamento, a criação de bolsas de recrutamento que fogem à lógica da maior experiência e graduação profissional para os professores contratados são, entre muitos outros aspectos, motivos fundamentais da contestação dos docentes a esta nova regulamentação.


ESCOLAS QUE SUSPENDERAM A AVALIAÇÃO NA REGIÂO CENTRO


Coimbra

Escola Secundária D. Dinis – Coimbra
Escola Secundária de Tábua
Escola Secundária Infanta D. Maria
Escola Secundária de Cantanhede
Escola Secundária Jaime Cortesão
Escola Secundária José Falcão
Escola Secundária D. Duarte
Escola Secundária Fernando Namora
Escola Secundária de Arganil
Escola Secundária da Lousã
Escola Secundária / 3º CEB de Cristina Torres
Escola Secundária Bernardino Machado, Figueira da Foz
Escola Secundária c/ 3.º ciclo de Mira
Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra
Agrupamento de Escolas de Mira
Agrupamento de Escolas de Cantanhede
Agrupamento de Escolas Alice Gouveia
Agrupamento de Escolas Silva Gaio
Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares
Agrupamento de Escolas de Martim de Freitas
Agrupamento de Escolas Inês de Castro
Agrupamento de Escolas de Penacova
Agrupamento de Escolas de S. Pedro d’Alva
Agrupamento de Escolas da Pedrulha
Agrupamento de Escolas da Carapinheira - Montemor-o-Velho
Agrupamento de Escolas de Penela
Agrupamento de Escolas Finisterra, Febres, Cantanhede
Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, Tocha
Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho

Aveiro

Agrupamento de Escolas de Aguada de Cima
Agrupamento de Escolas de Cacia
Agrupamento de Escolas de Esgueira
Agrupamento de Escolas da Pampilhosa
Agrupamento de Escolas de Oliveirinha
Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga
Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha
Agrupamento de Escolas de Aveiro
Agrupamento de Escolas de Avanca
Agrupamento de Escolas de Branca, Albergaria-a-Velha
Agrupamento de Escolas da Mealhada
Escola Secundária de Estarreja
Escola Secundária de Vagos
Escola Secundária Jaime Magalhães Lima
Escola Secundária Homem Cristo
Escola Secundária Marques de Castilho, Águeda
Escola Básica Integrada de Eixo, Aveiro

Castelo Branco

Escola Secundária c/ 3.º ciclo Amato Lusitano
Escola Secundária c/ 3.º ciclo Campos Melo
Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Escola Secundária c/ 3.º ciclo Quinta da Lageosa (pararam todos os procedimentos)
Agrupamento de Escolas Paul - Entre Ribeiras
Agrupamento de Escolas Pedro Álvares Cabral
Agrupamento de Escolas João Franco
Agrupamento de Escolas Cidade de Castelo Branco
Agrupamento de Escolas da Sertã
Agrupamento de Escolas de Alcains
Agrupamento de Escolas de Penamacor
Agrupamento de Escolas da Serra da Gardunha
Agrupamento de Escolas de Mação
Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva
Agrupamento de Escolas de Tortosendo
Agrupamento de Escolas de Oleiros

Guarda

Agrupamento de Escolas de S. Miguel
Agrupamento de Escolas de Santa Clara – Guarda
Agrupamento de Escolas da Sequeira
Agrupamento de Escolas de Gouveia
Agrupamento de Escolas de Almeida
Agrupamento de Escolas de Tourais – Paranhos
Agrupamento de Escolas de Loriga
Agrupamento de Escolas de Manteigas
Agrupamento de Escolas do Sabugal
Agrupamento de Escolas de Vilar Formoso
Escola Secundária de Seia
Escola Secundária de Pinhel
Escola Secundária Afonso de Albuquerque

Leiria

Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
Escola Secundária Domingos Sequeira
Agrupamento de Escolas do Avelar
Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pêra
Agrupamento de Escolas de Pataias
Agrupamento de Escolas Marquês de Pombal
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel

Viseu

Agrupamento de Escolas de Sátão
Agrupamento de Escolas de Mões – Castro Daire
Agrupamento de Escolas Azeredo Perdigão - Viseu
Escola Secundária de Mortágua
Escola Secundária/3CEB Egas Moniz - Resende
Escola Secundária Viriato – Viseu
Escola Secundária de Carregal do Sal
Escola Secundária de Santa Comba Dão
Escola Secundária de Tondela
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique - Viseu
Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades
Agrupamento de Escolas de Vouzela
Agrupamento de Escolas de Resende
Agrupamento de Escolas de Silgueiros
Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal
Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim
Escola Secundária Alves Martins – Viseu
Agrupamento de Escolas de Castro Daire
Agrupamento de Escolas de Tabuaço
Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira
Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pêra
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão
Agrupamento de Escolas de Mundão
Escola Secundária Prof. Dr. Flávio de Resende (Cinfães)
Escola Secundária Emídio Navarro, Viseu



ONTEM REALIZARAM-SE MANIFESTAÇÔES EM VÀRIAS CIDADES DA REGiÃO NORTE


Os professores regressaram, esta terça-feira, aos protestos de rua. Milhares de docentes manifestaram-se em várias cidades do Norte do País. "Os professores já cá estão outra vez", era a frase de um cartaz exibido por um docente na manifestação da Praça da Liberdade, no Porto.
Mário Nogueira, secretário-geral da FENPROF e porta-voz da Plataforma Sindical, reiterou, no discurso que realizou no Porto, que apenas a suspensão do processo de avaliação voltará a trazer tranquilidade às escolas.

Viana do Castelo
Em Viana do Castelo, apesar do frio que se fazia sentir, mais de meio milhar de professores concentraram-se na Praça da República, onde aguardaram a chegada de mais docentes para se iniciar a marcha até à Câmara Municipal de Viana do Castelo percorrendo toda a Avenida dos Combatentes, uma das principais artérias da cidade, com bandeiras, tarjas e cartazes exigindo a suspensão do sistema de avaliação.

Bragança
Também na Praça Cavaleiro Ferreira, em Bragança os manifestantes concentraram-se para exigir a suspensão do processo de avaliação de desempenho. José Domingues, da Plataforma Sindical dos Professores, disse, ao JN, que praticamente "todos os professores do distrito", cerca de 2000, saíram à rua esta terça-feira.

Vila Real
Já em Vila Real, cerca de três mil professores protestaram contra o modelo de avaliação, na Praça do Município, após se terem concentrado na Escola Secundária de São Pedro. De Chaves, saíram vários autocarros transportando docentes para esta manifestação.

Braga
A última concentração da noite teve lugar em Braga, onde apenas às 21 horas mais de cinco mil professores pediram, na Praça do Pópulo, o fim do modelo de avaliação. Maria de Lurdes Rodrigues, foi o alvo das críticas. Um cartaz avaliava, ironicamente, a ministra da Educação, a saber: 20 valores quanto à sua assiduidade em programas de televisão; 8 na oralidade; 0 na empatia e empenho.
Após as concentrações, os representantes dos professores entregaram aos respectivos governos civis um documento reivindicativo.

Fonte: JN

Opiário+Ode Triunfal de Álvaro de Campos por Nuno Meireles no Contagiarte (28 e 29 de Nov. às 22h45)

http://poesiaemvozalta.blogspot.com/


Contagiarte
Rua Álvares Cabral, 372
Porto

Extensão do Festival Contradança em Santa Maria da Feira (26,27,28 e 29 de Nov.) com a participação do Ballet Contemporâneo do Norte



Numa colaboração entre o Ballet Contemporâneo do Norte e a companhia ASTA da Covilhã, terão lugar no Cineteatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, vários espectáculos de dança e teatro e movimento contemporâneos apresentando ao público feirense uma extensão do festival CONTRADANÇA.

Serão apresentados:
- NOCTURNO, pelo Ballet Contemporâneo do Norte, dias 26 e 27, pelas 21:30;
-Plagiai, dia 28, pelas 21:30H, pela ASTA
- Posso Avançar? Perguntou o Cavalo, dia 29, pelas 21:30H, pela ASTA, companhia de teatro/performance da Covilhã, organizadora do Festival.

O Ballet Contemporâneo do Norte colabora regularmente com o Festival Contradança e com a ASTA, tendo-se apresentado na Covilhã, no âmbito daquele festival, em 2006 (com o espectáculo Peepshow) e em 2008 (com o espectáculo Nocturno).

26 e 27 de Novembro
Nocturno
de Luís Carolino


Uma mulher da vida, um homem solitário e uma falsa suicida habitam um espaço vazio.
Nocturno assume-se como uma visita à vida destas três personagens guiada pela própria Morte, a quarta personagem em cena, que nos fala a todos na primeira pessoa; fala-nos de si, do seu «trabalho», e de como nos vê. Um olhar muito próprio, implacável, terrível, mas, ao mesmo tempo, quase maternal: uma reflexão sobre esse incrível e improvável grão de tempo que é a nossa vida, o tudo-nada durante o qual somos.

Nocturno é uma incursão no nosso lado mais escuro, não necessariamente o nosso lado mais negativo, apenas o mais privado e secreto; o lugar de todos os medos e todas as ternuras, o reino da sensibilidade, da intimidade; o sítio onde nos encontramos com nós próprios.
Uma certa e solitária melancolia encontra-se com o mal de vivre contemporâneo deste nosso mundo que parece ter perdido o pé.

Isto assusta-nos, muito, mas é preciso não ter medo.
Luís Carolino, Maio 2008




28 de Novembro
PLAGIAI

Preguiça Luxúria Avareza Gula Inveja Arrogância Ira

sinopse_
“A acção é uma loucura passageira” Paul Valéry


É muito mais fácil arrependermo-nos dos pecados que fazemos, do que daqueles que pensamos fazer. Por isso mesmo, acordaste sem te interessar onde estavas – algures entre o céu e a terra, entre as tuas sombras e a luz dos outros. Entre o que escondes desejar e o que te impõem aceitar. Entre a loucura da noite e os artifícios do dia.

Saíste! Convicto de que algo aconteceria. Até mesmo tudo podia acontecer. Tens a certeza de ir. Só não sabes se consegues voltar. Pecar é fácil. Frágil de ti mesmo, encontras nos espelhos dos outros a tua imagem, que tanto queres disfarçar. Ansiedade, desejo, angustia, vómito, adrenalina, sorrisos verdes, olhos vítreos, nuvens passageiras.

Foges, de ti… mais uma vez. Mas acabas sempre por transgredir… consciente ou não, já está. As coincidências não existem. Todos fazemos girar a vida.
Voltaste!
Mais uma vez te martirizas… tentas dormir… Uma vez mais, tentas redimir-te do que não tens certezas e não queres que amanheça.
Porque as nossas boas acções são, muitas vezes, piores que os nossos pecados…




29 de Novembro às 21h30
Posso Avançar? Pergunta o Cavalo.
ASTA_TeatrUBI


sinopse
Os intérpretes jogam diferentes jogos de crianças, de integração, de guerra, de culto. Jogam a ser eles e outros, a representar, a dançar. Jogam no seu caminho e na sua história. Em palco, sucedem-se ligações que estão relacionadas com diferentes características do jogo a jogar, como a seriedade e o compromisso que implica esse jogo. Tensão e competição caminham lado a lado em palco, que há-de ser o seu campo de acção e passatempo.


sobre o jogo
O jogo, como acção ou ocupação livre que se desenvolve dentro de limites temporais e espaciais estabelecidos, segundo determinadas regras absolutamente obrigatórias, ainda que livremente aceites. Tem um fim em si mesmo e é acompanhado de um sentimento de tensão e alegria, bem como a consciência de ser diferente em relação à vida quotidiana. Esta categoria, pode ser considerada como um dos elementos espirituais mais fundamentais da vida. E como função primária geradora de cultura, como o vê e desenvolve o grande historiador Johan Huizinga no seu livro “Homo Ludens


BALLET CONTEMPORÂNEO DO NORTE
Formado em 1995, como estrutura amadora, o Ballet Contemporâneo do Norte tem vindo a desenvolver uma extensa actividade na área da Dança Contemporânea. Os anos de 1996 e 1997 foram, para o BCN, de afirmação e desenvolvimento do talento e vontade existentes, o que conquistou a atenção das entidades oficiais, tanto locais como nacionais. Tendo, desde o início, contado com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Estarreja, o BCN recebe, em 1997, um subsídio pontual do Ministério da Cultura (IPAE).

A partir de 1996 candidata-se aos concursos de apoio anual do Ministério da Cultura, e passa a ter um apoio anual do estado consignado em Protocolo com o IPAE, actualmente Direcção Geral das Artes. Este Protocolo passou a ser bianual em 2001/2002.


Com o espectáculo «Última Dança», de Elisa Worm, inspirado na vida e obra de Anton Tchecov, o BCN dá mais um passo em frente. Estreado a 17 de Abril de 1998, no Teatro Municipal Estarreja, este espectáculo foi posteriormente apresentado no Teatro Camões, Parque das Nações, EXPO 98, e, a 6 de Maio, novamente no Teatro Municipal de Estarreja, durante a visita ao concelho de Estarreja pelo então ministro da cultura Dr. António Maria Carrilho. Este foi um momento crucial na vida da companhia, tanto pelo desenvolvimento técnico e artístico revelado pelo espectáculo, como por ter sido a partir daqui que o BCN, por sugestão do Ministro, foi integrado no programa de itinerância do IPAE dando um novo impulso ao projecto. O BCN enceta assim as suas digressões pelo país e pelo estrangeiro.


A partir de Março de 1999 o BCN adquire por aluguer instalações próprias, o Espaço BCN em Estarreja, incluindo estúdios, salas de apoio e um auditório devidamente equipado graças a um apoio financeiro do Ministério da Cultura. Ao longo dos oito anos em que a companhia trabalhou no Espaço BCN foi possível, para além do desenvolvimento do trabalho criativo da própria companhia, levado a todo o país e, também, a vários países além fronteiras, desenvolver uma dinâmica de criação de públicos para os mais variados tipos de espectáculo — apresentados nos ciclos das 5as Feiras de Arte e Cultura e na Semana da Dança Contemporânea de Estarreja, a qual conheceu nove edições —, abrindo-se portas a uma série de espectáculos (dança, teatro, música, cinema, etc.), apresentados pelo BCN e por outras companhias convidadas para o efeito, ateliers, conferências e exposições, formando um público cada vez mais esclarecido e exigente. No contexto deste trabalho de formação de público, desde logo se deu particular ênfase aos espectáculos em horário especial para as escolas e terceira idade, espectáculos estes organizados em estreita colaboração com as escolas e as instituições de apoio à terceira idade locais, este trabalho junto da população escolar veio a provar ser de grande importância, estimulando desde muito cedo o apetite pelo espectáculo e o estabelecimento de hábitos e comportamentos face ao acontecimento artístico de carácter teatral.


Em Março de 2007, como resultado directo do progressivo desinteresse e desinvestimento financeiro por parte da autarquia local, levando ao estrangulamento financeiro do projecto, o BCN viu-se forçado a encerrar as suas instalações em Estarreja e procurar um novo local para se estabelecer e das continuidade às suas actividades.


Sempre a pensar no futuro artístico do projecto Ballet Contemporâneo do Norte, desde sempre se tentou estimular a apetência e o talento pela criação coreográfica de todos os membros da estrutura. Apostar no talento dos jovens bailarinos do BCN é apostar no futuro ao nível da criação artística na área da Dança Contemporânea concretizando, de facto, a ideia de descentralização da produção artística que o Ballet Contemporâneo do Norte tem vindo a pôr em prática: o Ballet Contemporâneo do Norte é um lugar de criação e experimentação, diálogo e discussão, intercâmbio de ideias e saber, tendo sempre como pano de fundo a Arte em geral e a Dança em particular.


O Ballet Contemporâneo do Norte está agora a fazer uma residência em Santa Maria da Feira com o apoio do Município local e da Feira Viva E.M. na expectativa de dar mais um salto na sua carreira, encetando um novo ciclo na sua vida.