16.11.08

Grandes manifestações de professores dos dias 8 e 15 de Novembro contra a política educativa de Sócrates e Milú Rodrigues



Libertação

Ai que satisfação não cumprir uma imposição,
ter grelhas e grelhas para preencher e não o fazer!
Tudo isso é maçada
Que não vai levar a nada.
O sol brilha lá fora
E apetece ir para lá agora!
A vida corre, bem ou mal,
sem tudo aquilo, afinal.
E a brisa, essa,de tão naturalmente matinal,
como tem tempo, não tem pressa…
Decretos são papéis pintados com tinta.
Obedecer à sinistra é uma coisa em que está indistinta
distinção entre nada e coisa nenhuma.´
Quanto é melhor, quando há sol,
Gozar cada minuto que passa,
Porque não é isso que maça!
Grande é a poesia, a bondade e as danças…
Mas o melhor do mundo são as nossas crianças,
E para contrariar isto e peca
Está a sinistra sempre a dar seca.
O mais do que isto é Jesus Cristo
que não sabia nada de sociologia
nem consta que tivesse biblioteca…

Adaptação a partir do poema “Liberdade” de Fernando Pessoa

Por Hurtiga in

http://sinistraministra.blogspot.com/2008/11/libertao.html






Entre nós, NÃO houve ENTENDIMENTO



LISTA DAS ESCOLAS/AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS QUE SUSPENDERAM A AVALIAÇÃO (124)


Lista das escolas que, de acordo com dados obtidos até às 11.00 horas de 14 de Novembro de 2008, tinham procedido à suspensão da aplicação do modelo de avaliação do desempenho em vigor, por decisão dos seus órgãos ou por decisão dos docentes, em reuniões gerais ou através de subscrição, praticamente unânime, de posições de escola. Consultar:

www.fenprof.pt/?aba=27&cat=266&doc=3759&mid=115








Vídeos da Grande Manifestação de Professores do dia 8 de Novembro organizada pela Plataforma Sindical












MOÇÃO APROVADA NA MANIFESTAÇÃO

No passado dia 8 de Novembro, no final da Manifestação Nacional de Professores que reuniu, em Lisboa, mais de 120.000 docentes, foi aprovada uma Resolução em que os Professores e Educadores presentes, movidos pelo superiores interesses da defesa da Escola Pública, da melhoria das aprendizagens dos seus alunos e da defesa da dignidade da profissão docente, declaram:
1. A sua exigência de suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes que, nas escolas, está, objectivamente, a dificultar o seu funcionamento e a prejudicar o próprio desempenho dos professores;
2. Apoiar a decisão da Plataforma Sindical dos Professores de suspender a participação na comissão paritária de acompanhamento da aplicação da avaliação;
3. Apoiar a antecipação do processo negocial de alteração do modelo de avaliação do desempenho, que deverá ter lugar no âmbito de um processo mais amplo de revisão do ECD que garanta, entre outros objectivos:
- Eliminar a divisão dos professores em categorias hierarquizadas, bem como todos os constrangimentos administrativos à progressão na carreira;
- Acabar com a prova de ingresso na profissão;
- Estabelecer regras pedagogicamente relevantes para organização dos horários dos professores;
- Fixar regras excepcionais para a aposentação dos docentes, tendo em conta o elevado desgaste físico e psicológico provocado pelo exercício continuado da profissão;
4. Rejeitar as propostas apresentadas pelo Ministério da Educação para revisão da legislação de concursos. Estas, a serem aprovadas, provocariam situações de ainda maior instabilidade dos docentes, para além de, não prevendo qualquer mecanismo para a vinculação dos professores, se destinarem a satisfazer necessidades permanentes das escolas recorrendo a professores contratados;
5. Exigir a correcção de todas as irregularidades e ilegalidades cometidas na elaboração dos horários de trabalho e o pagamento de serviço docente extraordinário em todas as situações em que, por impossibilidade comprovada, não seja possível respeitar o disposto na legislação em vigor;
6. Exigir, no âmbito de uma revisão da legislação relativa à direcção, gestão e administração das escolas, que se determinem condições que viabilizem a concretização dos princípios da autonomia, da participação e do funcionamento democrático dos órgãos;
7. Considerar inaceitáveis as medidas aprovadas pelo Governo que visam limitar a organização e o exercício da actividade sindical.
A Plataforma Sindical dos Professores assumindo aquelas decisões enviou-as, hoje, à Ministra da Educação. Também ao longo do dia de hoje, as organizações que integram a Plataforma Sindical informaram a Ministra da Educação que suspendem a sua participação na comissão paritária de acompanhamento da aplicação da avaliação de desempenho.
A Plataforma Sindical dos Professores
10/11/2008

Professor, sereno ou com stresse, não vota PS

NÂO VOTO PS...NEM PSD







A DERROTA DAS MAIORIAS

O governo governa com a maioria e não com as manifestações da Rua, diz o Sr. Primeiro Ministro.

É verdade, se o PS não tivesse a maioria, o Governo nunca teria tido a coragem de insultar os professores, nem de aprovar o novo estatuto da carreira docente, que é um insulto a todos os professores.

Já foi votada no Parlamente por três vezes a suspensão do novo estatuto da carreira docente e das três o PS votou contra suspensão.

As maiorias só favorecem os poderosos, as classes trabalhadoras que produzem riqueza saem sempre a perder. É fácil para quem tem vencimentos chorudos vir à televisão pedir para que apertemos o cinto.

Chegou o momento de ajustar contas com o PS. Se este partido tivesse menos de 1% do votos expressos nas últimas eleições, não teria a maioria e nunca teria tido a coragem de promover esta enorme afronta aos professores.
Somos 150.000, o equivalente a 3% dos votos nacionais expressos. Se nas próximas eleições, que são dentro de um ano, todos os professores votarem em massa em todos os partidos excepto no PS e no PSD, estes partidos ideologicamente iguais ( professam ambos a mesma ideologia) nunca mais voltariam a ter a maioria e será a oportunidade soberana de devolver ao Sr. Sócrates as amêndoas amargas que ofereceu aos professores.

Quem foi capaz de ir do Minho, Trás-os-Montes, Algarve, Madeira e Açores a Lisboa, também consegue nas próximas legislativas dirigir-se à sua assembleia de voto e votar a derrota do PS e do PSD.

Em Portugal há partidos para todos os gostos, quer à direita quer à esquerda do PS, é só escolher, maiorias nunca mais.

Os professores, para além de terem a capacidade de retirarem a maioria ao PS, têm a capacidade de o derrotar, basta para isso que os professores convençam metade dos maridos ou mulheres, metade dos seus filhos maiores, metade dos seus pais e um vizinho a não votar PS, e já são mais de 500.000, foram os votos que o PS teve a mais que a oposição.

Os professores estão pela primeira vez unidos, esta união é para continuar, e têm umaferramenta poderosa ao seu alcance, a Internet, que nos põe em contacto permanente uns com os outros.

Brevíssimo curso de literatura grega e latina - para todos os interessados, hoje (dia 16 de Nov.) no CCB entre as 11h e as 17h.



As edições Cotovia estão a promover algumas iniciativas para assinalar os seus 20 anos. Na sequência de outras actividades já realizadas, está previsto para hoje, dia 16 de Novembro, no CCB – Sala Jorge de Sena, das 11h às 13h e das 15h às 17h um Brevíssimo curso de literatura grega e latina, com Delfim Leão, Frederico Lourenço e Paulo Farmhouse Alberto. A sessão está aberta a todos os interessados.

Para hoje está também previsto o lançamento de Odes de Horácio, na tradução de Pedro Braga Falcão e do livro Novos ensaios helénicos e alemães de Frederico Lourenço.


http://www.livroscotovia.pt/noticias.htm