27.9.08

TNT – Tumulto no Teatro é a nova produção da Escola da Noite com estreia marcada para hoje no novo Teatro da Cerca de São Bernardo em Coimbra


TNT é composto por três textos de Raul Brandão, Eu sou um Homem de Bem, O Doido e a Morte e O Rei Imaginário, e tem encenação de Sílvia Brito.

Esta estreia assinala a abertura oficial da nova sala de espectáculos da cidade de Coimbra, o Teatro da Cerca de São Bernardo, no Pátio da Inquisição, onde o grupo de teatro «A Escola da Noite», sedeado nesta cidade, passará a ser companhia residente e a responsabilizar-se pela respectiva gestão e programação.



Raul Brandão (1867-1930) revolucionou, no seu tempo, a literatura portuguesa e, com as poucas peças que escreveu, o teatro português. Com simplicidade, inteligência e audácia deixou ao teatro peças intensas e personagens cujo choque com o mundo se revela através de um conflito essencial, existencial, irresolúvel mas necessário.
Em registo de drama, farsa ou tragédia, todas elas gravitam em torno de uma meditação paradoxal sobre o sentido e o valor da vida.

Eu sou um Homem de Bem (1929), O Doido e a Morte (1923) e O Rei Imaginário (1923) reúnem-se neste espectáculo como três momentos de confronto existencial perante o sentido do dever, o desejo de liberdade e a resistência na abjecção.

Quem comanda a acção é o Sonho, essa sombra inflamada que o homem transporta em si: um sonho que se nega, um sonho que nos exalta, um sonho que nos sustenta — material explosivo de primeira ordem quando transformado em palavra, em argumento tumultuoso, provocador, questionador de práticas sociais e morais assentes na máscara, no artíficio oco da vaidade, na ilusão inquietante do poder; um sonho que lembra, perigosa e lucidamente, que o Homem é um ser complexo e frágil, fragmentado, estilhaçado, imperfeito e incompreensível que se arrisca a passar pela Vida sem dar por ela. Antes morrer. Que é como quem diz, ser árvore!


A peça tem encenação e dramaturgia de Sílvia Brito, cenografia e adereços de António Jorge, figurinos de Ana Rosa Assunção, desenho de luz de Danilo Pinto e música de Eduardo Gama,

http://www.aescoladanoite.pt/paginas/01-menuprincipal.html


http://weblog.aescoladanoite.pt/