17.6.08

Hoje há buzinão nacional entre as 17h.45 e as 18h contra a especulação dos preços dos combustíveis e o aumento do custo de vida


BUZINÃO NACIONAL

contra o
AUMENTO DO CUSTO DE VIDA

e o AUMENTO DOS COMBUSTÍVEIS

17 DE JUNHO (TERÇA) – entre as 17,45 e as 18 horas

buzine ... apite ... opine
... vista-se de preto ...
... faça caretas ...

PROTESTE !


O Movimento de Utentes de Serviços Públicos promove um buzinão nacional contra um governo que os organizadores do protesto acusam de «assobiar para o lado» enquanto os preços sobem.«Queremos que seja uma acção de rua a nível nacional, com a participação da população.

O MUSP, que afirma reunir centenas de comissões de utentes por todo o País, reivindica «condições para que os aumentos [de combustíveis] não sejam sempre suportados pelas mesmas pessoas». O organismo está a contactar «comissões de utentes, estruturas sindicais, associações de transporte de mercadorias e colectivo de passageiros, e federações do táxi» para aderirem ao protesto e organizarem os seus próprios buzinões a nível local. A hora marcada para as buzinas se ouvirem é entre as 17:45 e as 18:00 de dia 17


Entre as Comissões que já aderiram encontram-se as dos utentes do concelho de Almada, Sesimbra e Seixal que em comunicado apelam à participação da população e alargam a hora do protesto: o apelo é para os automobilistas protestarem na ponte 25 de Abril entre as 7:00 e as 9:00 e à tarde, entre as 17:00 e as 19:00. Em Lisboa, os locais apontados para concentrações de protesto e buzinão são, para já, Alcântara, Marquês de Pombal, Parque das Nações e Entrecampos

Campo do Solstício em Carvalhal de Valinhas, em Monte Córdova (Santo Tirso) organizado pelo Terra Viva durante 3 dias


Tal como nos anos anteriores, queremos neste campo estender a realização a este espaço ( o magnífico carvalhal protegido de Valinhas, em Monte Córdova, Santo Tirso ) de vários Workshops (oficinas), Círculos de Estudos, Grupos de Treino e pequenos passeios de descoberta sócio-ambiental -n/programa "Caminhar c'a Gente" -que já de alguma forma funcionam habitualmente na sede da nossa Associação Terra Viva, e em outros espaços do Porto (actividades em realização até ao fim do ano), no âmbito do Programa PAJ do IPJ. Para além deste apoio, contaremos igualmente com o sempre bem-vindo apoio de cedência de utilização do espaço e de WC.s da Junta de Freguesia de Monte Córdova entre outros ainda possíveis e em procura activa.

Assim, para já, temos para oferecer nos três dias deste evento as seguintes actividades opcionais:

I-OFICINAS:
-Técnicas primitivas e sobrevivência
(tear de campo p/esteiras, ferramentas primitivas)
-Land Art e construções paus&cordas
-Ar-livre -confecção e montagem de Teepees
-Técnicas holísticas -construção e utilização de SAUNA ÍNDIA , pinturas corporais rituais, D0-IN e primeiros socorros
-Plantas silvestres medicinais e seu uso
-Cozinha "selvagem" com plantas silvestres
-Canto de Intervenção Social
-Rituais índios e celtas (círculos de pedras)
-História Viva -visita à estação arqueológica do castro Monte Padrão
-Ciências Vivas- observação/identificação nocturna de constelações, estrelas e outros astros

II-CÍRCULOS DE DISCUSSÃO E DEBATE (com textos de apoio distribuídos previamente)-geralmente à noite

-Ecologia social versus sócio-biologia
-"Eco-Esco/utismo livre"- o que é?
-Intervenção social libertária
-Primitivismo,Hedonismo ou Anarquismo Social?
-Problemas ecológicos-sociais do tempo presente(Globais e locais)-QUE FAZER?

III-GRUPOS DE TREINO:

-SOBREVIVÊNCIA-Orientação e passagem de obstáculos naturais (Rappel e Slide)
-Iniciação ao treino-autogénico (auto-sugestão)


IV-"Caminhar c'a Gente"

- visita à aldeia típica de Pereiras, pelo vale do Leça
- visita ao Castro de Monte Padrão
- visita (e banho "ritual") na Cascata da Fervença

A ideia é cada Oficina, Círculo de Discussão, Passeio Pedestre, Grupo de Treino não se estender para além de 2 horas e a prioridade de horário ser para as actividades que tiverem mais inscrições de pessoas interessadas ( poderá então não ter sentido realizar uma actividade na qual ninguém se manifestou interessado nem se inscreveu ).

Haverá para cada destas actividades uma TAXA DE PARTICIPAÇÃO PESSOAL mínima - bem como para as refeições confeccionadas pela EQUIPA DE COZINHA DE CAMPO , cujos montantes serão anunciados em breve.



CONTACTEM! INSCREVAM-SE !:

NA N/ SEDE DE 2ª A 5ª DAS 15 ÀS 18.30 H.
OU PRÉ-INSCREVAM-SE ATRAVÉS DO NOSSO E.MAIL ENVIANDO OS VOSSOS DADOS PESSOAIS E INFORMANDO QUAIS AS ACTIVIDADES MAIS DA VOSSA PREFERÊNCIA
(a inscrição definitiva, neste caso, é feita no próprio campo).


+INFORMAÇÕES A QUALQUER HORA: 967694816
DE TARDE: 223324001

Solstício Rural em Nodar (S.Pedro do Sul) a 21 de Junho entre as 10h e as 24h.


O Centro de Residências Artísticas de Nodar está situado numa comunidade rural de montanha no centro de Portugal (concelho de S. Pedro do Sul) e organiza e produz o desenvolvimento de projectos artísticos pluri e transdisciplinares (com ênfase nas artes sonoras, vídeo, performativas e intermedia), seguidos de apresentações públicas na região. Os artistas residentes, no âmbito do desenvolvimento dos projectos artísticos, são encorajados a estabelecerem interacções com o local, seu espaço geográfico e social, identidade e memória.

O segundo módulo de residências artísticas de 2008 está a decorrer entre 1 e 21 de Junho, com a presença do artista sonoro francês Pali Meursault, da artista vídeo alemã Christine Niehoff e do performer francês Cédric Anglaret. A organização convida todos os estudantes e artistas interessados em acompanhar o desenvolvimento dos projectos e em contactar os artistas residentes.

No dia 21 de Junho decorrerá o evento público final, no âmbito do qual serão apresentados os três projectos artísticos, a par de outras actividades (passeio pedestre, projecção de filmes documentários e baile tradicional).


Projectos Artísticos:

Cédric Anglaret (França)
“Uma lenda que se torna realidade”
Performance em espaço público

Descrição: Investigar histórias, crenças ou lendas locais, escolher uma e torná-la realidade, através de performance.
Intenções: A ideia é, nestes momentos de transição, reactivar as tradições passadas no presente para potenciar o questionamento do futuro. Uma velha lenda que de repente reaparece incita a reacções e interrogações.



Christine Niehoff (Alemanha)
“Manual de sobrevivência”
Artes visuais

Um vídeo com características quase-instrutivas acerca da sobrevivência em tempos pós-catastróficos. Parcialmente cómico ou absurdo devido ao carácter inútil da tarefa (as esperanças de sobrevivência parecem ser ínfimas em muitos cenários), parcialmente muito sério devido à determinação de tentar. O projecto será concretizado localmente, respondendo ao espaço e à gente de Nodar.



Pali Meursault (França)
“Caminhada[s]”
Paisagens sonoras

Um projecto de criação sonora, mas também de pesquisa de uma forma de escrita musical através do encontro com um ambiente. Esta pesquisa utiliza técnicas de gravação de campo, assim como de improvisação com objectos encontrados, instalação sonora ou documentário e, acima de tudo: percursos pedestres exploratórios e encontros casuais. Tudo isto será conduzido enquadrado por uma ideia alargada do que é um ambiente, através do questionamento das especificidades sonoras do lugar, assim como dos seus dados geográficos, temporais, sociais e políticos.



Co-organização: Associação Cultural de Nodar Binaural
Financiamento: Ministério da Cultura / Direcção Geral das Artes
Apoios: MoKS (Estónia) Projecto Criar Raízes Câmara Municipal de S. Pedro do Sul
Parceiro Media: Viseu TV

Como Chegar até Nodar:

Vindo da Auto-Estrada A25, sair em direcção a S. Pedro do Sul. A partir do centro da vila, seguir no sentido São Pedro do Sul – Viseu e, à saída da vila, seguir as indicações para São Macário / Castro Daire, a partir da rotunda da estátua do São Pedro. Seguindo em frente, já em São Felix, vira-se à esquerda em direcção a São Macario / Fujaco / Pena. Seguir sempre em frente até à aldeia de Sul. Aí, virar na 1ª rua à direita (Largo do Imigrante). Passar pela Amoreira e Ervilhal. Pouco depois, no cruzamento virar à esquerda para S. Macário / S. Martinho das Moitas / Casa Museu Maria da Fontinha. Passar Gafanhão / Além do Rio, e num cruzamento mais à frente virar à direita para Sete Fontes / Sequeiros / Nodar / Parada de Ester. Seguir sempre em frente passando por Sequeiros.

Solstício de Orfeu 2008 - festa de músicas e artes em Águeda nos próximos dias 20,21 e 23 de Junho



Está prometida uma festança multi-artística para marcar o Solstício, em três dias de animação permanente no Espaço d’Orfeu, em Águeda. De 20 a 22 de Junho, há concertos, animações, banquinhas, exposições, espectáculos para toda a família, ateliers para crianças, um seminário para o associativismo, exposições, casa aberta e até as incontornáveis transmissões do Europeu. A d’Orfeu vai ser uma festa!


sexta 20 Junho, 23h00

La Troba Kung-Fú (Barcelona)
mestiçal peninsular / cimeira do fole
Os catalães trazem a Águeda a sua bombástica fusão de rumba catalã com os ritmos da cumbia ou do reggae, num concerto com sentido único para a festa. Músicos de um grupo catalão que deu brado na última década - os Dusminguet -, La Troba Kung-Fú garantem um cocktail explosivo de música para ouvir até dançar! Um concerto de inspiração mediterrânica a partir da cosmopolita e frenética Barcelona. Uma pedalada que só visto!


sábado 21 Junho, 23h00

Dhoad Gypsies from Rajasthan (Índia)
festival das músicas do mundo cigano
Os ciganos do Rajastão, herdeiros de uma cultura milenar, tocam as mais profundas raízes musicais do deserto indiano. Enquanto o transe se instala nos ritmos das tablas, no oriental virtuosismo dos cantos e danças ou ainda no destemor do fakir, o público vive uma experiência mágica e autêntica. Um turbilhão de energia positiva para um concerto incontornável da galeria das músicas do mundo cigano.


Domingo, 22 de Junho

espectáculos para público familiar
Bando dos Gambozinhos, Alexandre Pring & João Gentil, Tamborilando, EMtrad’, Do Fundo do Baú, Lisou, Era Uma Vez Um Gato Maltês Tocava Kazoo Num Grupo de Jazz Português