9.6.08

O povo irlandês vai votar NÃO no referendo ao tratado de Lisboa em nome de todos os que rejeitam o liberalismo, o capitalismo e o militarismo europeu

Queridos amigos irlandeses,

Sou um cidadão de um estado membro da UE. No meu país não pudemos votar no futuro da Europa. Só vocês, amigos irlandeses, têm este direito e foram chamados a votar no “Tratado de Lisboa” a 12 de Junho.

Eu rejeito este Tratado por ser antidemocrático na concepção e no conteúdo.

Por favor, votem NÃO por mim como um primeiro passo para a construção de uma Europa comum social, ecológica, democrática e pacífica




AS PESSOAS ACIMA DOS LUCROS


...

POR UMA EUROPA PARA AS PESSOAS, E NÃO PARA OS LUCROS E A GUERRA



Paremos o Tratado da UE!

Levantemos as nossas vozes na Irlanda!


A 13 de Dezembro de 2007, os chefes dos estados e dos governos da UE assinaram o "Tratado de Lisboa"que esperam comece a vigorar a 1 de Janeiro de 2009. Este tratado controlará os futuros trabalhos da União Europeia e, tal como a Constituição Europeia recusada pelos votantes franceses e holandeses em 2005, iniciará, exactamente do mesmo modo, o caminho a uma Europa neo-liberal e de mercado livre. As necessidades sociais dos cidadãos europeus não são tidas em conta. Em vez de respeitar o desejo dos europeus de uma Europa democrática, social, pacifista e ecológica, este tratado faz com que o neoliberalismo se instale de pedra e cal nas as ordens de trabalho da UE.

Para que este golpe de estado tenha sucesso, todos os pedidos de referendos foram ignorados e os governos estão a optar pela desinformação em relação ao seu conteúdo.

Nós pedimos aos irlandeses para votarem contra este Tratado da UE.

Depositamos as nossas esperanças nos irlandeses e esperamos que os outros povos europeus se juntem a nós.

Dizemos SIM à Europa, mas queremos um novo começo. Queremos uma Europa pacífica, social, ecológica a democrática e dizemos NÃO à militarização da UE, à sua orientação neoliberal e à redução das liberdades democráticas.

Aspiramos a uma União Europeia do povo, pelo povo, para o povo, mas isso só se tornará possível quando a todos os cidadãos dos estados membros da UE for dado o direito de decidirem por si próprios se o Tratado de Lisboa deve ou não ser a base dos seus futuros governos.

Nós dizemos NÃO e pedimos-lhe

Um largo número de campanhas e alianças em muitos estados membros da UE pedem um referendo a Tratado de Lisboa. Abaixo está uma selecção dos manifestos e iniciativas mais importantes:


http://www.caeuc.org (Campaign against the EU constitution, Irland)


http://www.volxabstimmung.at (Plattform Volxabstimmung, Austria)

http://community.attac.at/5683.html (Attac, Austria)


http://community.attac.at/euattac (EU-Attac, Austria)

http://www.werkstatt.or.at (Werkstatt Frieden & Solidarität, Austria)

http://www.france.attac.org/spip.php?rubrique1040 (Attac, France)


http://www.iwantareferendum.com (British referendum campaign)


http://www.attac.de/lissabon (Attac, Germany)


http://www.imi-online.de (Informationsstelle Militarisierung, Germany)

http://www.eu-vertrag-stoppen.de (Bürgerinitiative, Germany)

http://www.mehr-demokratie.de (Mehr Demokratie, Germany)


http://www.erc2.org (European referendum campaign)

http://www.attac.at/eu-convention.html (European Attacs ´10 principles for a democratic Treaty)

http://www.europe4all.org (European Social Forum, Charter of principles for another Europe)

http://www.teameurope.info (TEAM the european alliance of eu-critical movements)

http://www.cr-tl.be/ (Collectif de Résistance au Traité de Lisbonne)













Websistes que defendem o NÃO no referendo irlandês ao Tratado de Lisboa de 2007 que se vai realizar no próximo dia 12 de Junho:



http://www.caeuc.org/

http://www.no2lisbon.ie/



http://www.people-before-profit.org/

http://www.people.ie/

http://www.cym.ie/

http://www.voteno.ie/

http://www.teameurope.info/

http://www.nationalplatform.org/wordpress/

http://www.politicsni.com/index.php?sid=b6f79a9fc507af57523d7468ab1f0eb8


Outra democracia é possível:
http://otrademocraciaesposible.net/es/index.php

Textos oficiais do Tratado de Lisboa:
http://eur-lex.europa.eu/en/treaties/index.htm

-------------------------------------------------------------------------------

Algumas razões contra o Tratado de Lisboa ( texto de Ilda Figueiredo)
retirado
daqui

O Tratado de Lisboa mantém todos os aspectos negativos das políticas neoliberais que já conhecemos, e agrava-as, dando-lhes uma visão ainda mais liberal, com os protocolos que são parte integrante do próprio Tratado. O Tribunal de Justiça Europeu, com as decisões que acaba de tomar contra o modelo sueco de negociação colectiva e sobre o caso Viking, torna clara a sua leitura contra direitos dos trabalhadores.


A fuga ao referendo sobre o Tratado de Lisboa, além de ser mais uma promessa não cumprida do PS, revela o receio das consequências do referendo e do voto dos cidadãos em Portugal e noutros Países da União Europeia. Sabem que o conteúdo do Tratado de Lisboa é a cópia da dita constituição europeia, a que mudaram o nome, apenas para ludibriar os cidadãos perante aquilo que é uma autêntica fraude política, tendo em conta os resultados dos referendos na França e na Holanda, em 2005.

Quando for publicado o texto consolidado do Tratado de Lisboa, poder-se-á constatar que, com excepção do nome e dos símbolos, as diferenças são mínimas, como já se pode verificar na versão provisória consolidada publicada pela Assembleia Nacional Francesa.

Este projecto de Tratado de Lisboa não devolve soberania aos Estados-membros e não inverte o processo de aproximação da União Europeia a um modelo neoliberal de capitalismo. Pelo contrário. Afecta a soberania do país em pontos centrais, aprofunda o centralismo das decisões em torno dos seis maiores países (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Polónia e Espanha) e reduz ao mínimo os direitos sociais, como se pode constatar em diversos pontos, de que destaco os seguintes:

– Inscrição de um novo artigo que dá à União Europeia personalidade jurídica, tal como pretendia a dita constituição europeia, lançando as bases para a criação de um super-Estado, de que são indícios a criação do Presidente do Conselho Europeu, pondo fim às presidências rotativas, o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança a quem se atribui a condução da política externa e de segurança comum da União.

- Novos artigos sobre política comum de segurança e de defesa onde se prevê, designadamente, que os Estados-Membros coloquem à disposição da União capacidades civis e militares de modo a contribuir para os objectivos definidos pelo Conselho, comprometendo-se a melhorar progressivamente as suas capacidades militares, cabendo à Agência Europeia de Defesa identificar as necessidades operacionais, promover as medidas necessárias para as satisfazer, contribuir para identificar e, se necessário, executar todas as medidas úteis para reforçar a base industrial e tecnológica do sector da defesa, acrescentando que os compromissos e a cooperação neste domínio respeitam os compromissos assumidos no quadro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

- Dá à União competência exclusiva em várias domínios, que inclui o estabelecimento das regras de concorrência necessárias ao funcionamento do mercado interno e a conservação dos recursos biológicos do mar no âmbito da política comum de pescas, além da política comercial comum, da União Aduaneira, da política monetária para os Estados-Membros cuja moeda seja o euro (actualmente 15 dos 27 que compõem a União) e de acordos internacionais.

- Prevê também competências partilhadas em áreas que afectam o quotidiano das pessoas, designadamente: mercado interno, política social, coesão, agricultura e pescas, ambiente, defesa dos consumidores, transportes, energia, espaço de liberdade, segurança e justiça, etc. e subordina-as às orientações da política de concorrência, como se prevê num protocolo onde se afirma que “o mercado interno inclui um sistema que assegura que a concorrência não seja falseada”, o que visa dificultar a defesa dos serviços públicos, das micro e pme, da economia social e dos trabalhadores.

- Inscreve a restrita Carta dos Direitos Fundamentais mas sujeitando-a a uma leitura ainda mais restrita com anotações constantes do relatório de Giscard D´Estaing sobre os trabalhos da Convenção que aprovou a dita constituição europeia, direitos que ficam a quilómetros de distância da Constituição da República Portuguesa.

- Desvaloriza a participação de Portugal nas instituições europeias: menor peso no Conselho, onde a regra da votação é a maioria, alargando a co-decisão com o Parlamento Europeu, (onde seis potências terão a maioria dos deputados e Portugal perderá dois), perdendo-se também o direito a um Comissário permanente.

- Mantém todos os aspectos negativos das políticas neoliberais que já conhecemos, e agrava-as, dando-lhes uma visão ainda mais liberal, com os protocolos que são parte integrante do próprio Tratado. O Tribunal de Justiça Europeu, com as decisões que acaba de tomar contra o modelo sueco de negociação colectiva e sobre o caso Viking, torna clara a sua leitura contra direitos dos trabalhadores.

- Reforça poderes da Comissão e do Parlamento Europeu à custa da Assembleia da República, que perde poder de decisão em áreas fundamentais, aumentando apenas a sua intervenção como órgão consultivo, mas sem direito de veto das decisões comunitárias de que discorde.






Workers Solidarity Movement (Ireland)
http://www.wsm.ie/
Freedom without Socialism is privilege and injustice
Socialism without freedom is slavery and brutality

Sessão no dia 14 de Junho às 22h. da comunidade de leitores no bar-livraria Gato Vadio sobre o livro Libertação Animal de Peter Singer


Este livro é sobre a tirania dos animais humanos sobre os não-humanos. Esta tirania provocou e provoca ainda hoje dor e sofrimento só comparáveis àqueles resultantes de séculos de tirania dos homens brancos sobre os humanos negros. A luta contra esta tirania é uma luta tão importante como qualquer das causas morais e sociais que foram defendidas em anos recentes.(…)

Este livro não faz apelos sentimentais à simpatia por animais “fofinhos”. Não me choca mais a morte de cavalos ou cães com fins alimentares do que a morte de porcos para o mesmo fim. (…)

O título deste livro tem implícita uma ideia séria. É necessário um movimento de libertação que ponha fim aos preconceitos e discriminação baseados em características arbitrárias como a raça ou o género.”(…)

Peter Singer, in Libertação Animal, Via Óptima, 2008


Regressam os debates da Comunidade de Leitores Vadios a propósito da reedição do livro Libertação Animal de Peter Singer.

Sábado, 14 de Junho, 22h

Participação: Pedro Vilarinho (Activista dos Direitos dos Animais)
e João Torres (biólogo/investigador).

Entrada Livre

Libertação Animal, Peter Singer
Via Óptima

http://gatovadiolivraria.blogspot.com/

Calendário de Junho do Parque Biológico da Gaia


Calendário de Junho no Parque Biológico da Vila Nova de Gaia

9-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Ninhos e comedouros para aves"
14h/15h30 e 15h30/17h30 - Atelier " Experiências com a água"

11-Jun
10h/13h - Atelier "Dos cereais se faz a broa"
14h/16h30 - Atelier "Pegadas e sinais de animais"

12-Jun
10h/12h30 - Atelier "Paparoca da bicharada"
14h/15h30 e 15h30/17h30 - Atelier " Viver no campo"

13-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Geologia ambiental no Parque"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "A vida na água"

16-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "À descoberta das plantas"
14h//16h30 - Atelier "À roda da cozinha"

17-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Ninhos e comedouros para aves"
14h/17h - Atelier "Dos cereais se faz a broa"

18-Jun
10h/12h - Atelier "Pegadas e sinais de animais"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "Experiências com a água"

19-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Viver no campo"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "Texturas mágicas"

20-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "À descoberta das plantas"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "O Parque visto à lupa"

23-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Ninhos e comedouros para aves"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "Experiências com a água"

25-Jun
10h/12h - Atelier "Pegadas e sinais de animais"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "Iniciação à fotografia da natureza"

26-Jun
10h/13h - Atelier "Dos cereais se faz a broa"
14h/15h30 e 16h/17h30 - Atelier "Descobrir as borboletas do Parque"

27-Jun
10h/11h30 e 11h30/13h - Atelier "Geologia ambiental no Parque"
14h/16h - Atelier "Floresta, ciclo do carbono e alterações climáticas"

30-Jun
10h/12h30 - Atelier "Paparoca da bicharada"
14h/16h30 - Atelier "À roda da cozinha"





Noites dos Pirilampos
Dias 6 e 7, 13 e 14 e de 16 a 21 de Junho
Com entrada até às 22h00, há visitas guiadas nocturnas no Parque Biológico de Gaia.
No percurso será possível observar pirilampos e outros animais nocturnos, sob orientação de técnicos do Parque. Nessas noites há também observações astronómicas e o restaurante do Parque serve jantares
(reserva obrigatória).

Anilhagem de aves selvagens
Sábado, 7 e 21 de Junho
Os visitantes do Parque podem assistir de passagem pelo percurso de descoberta da natureza a parte desta actividade. As sessões de anilhagem decorrem nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, da parte da manhã, se não chover. Sessões também abertas a voluntários que aceitem ingressar no programa de formação.

Exposição “Raízes Bibliográficas da História Natural de Portugal”
Em 17 de Junho abre a exposição sobre livros antigos, tendo como protagonista a “Flore portugaise ou description de toutes lês plantes que croissent naturellement au Portugal”. Trata-se de uma monumental flora, com 53 x 33 cm, 504 páginas e texto, 111 gravuras, algumas pintadas à mão, e um mapa de Portugal, que nunca foi encadernada, tendo sido editada em 28 tiragens.

Oficinas de Verão
A partir de 30 de Junho, das 9h00 às 17h30
Umas férias de Verão inesquecíveis para os seus filhos, cheias de actividades lúdico-pedagógicas em plena natureza são a proposta do Parque Biológico de Gaia para os mais pequenos. Ao longo das férias, estas actividades lúdico-pedagógicas dirigem-se a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos de idade.

Exposição das ilustrações de Roberto Chichorro
De 1 Junho a 15 Junho no miniauditório do Parque Biológico de Gaia.
Abertura da exposição das ilustrações de Roberto Chichorro e lançamento do livro “O Pássaro da Primavera”
Inauguração da Exposição: 18h00. Diariamente das 10h00 às 20h00.
Apoio: Gaianima.

“O Pássaro da Primavera” – Teatro Arado
De 2 a 6 de Junho, 10h30H e 14h30, m/3 anos.
Dias 7 e 8 de Junho: 16h30.
Marcações: Gaianima, 22 377 18 20.

Clínica Veterinária
Aberta ao público todos os dias úteis, das 14h00 às 20h00; aos Sábados das 10h00
às 12h00 e das 14h00 às 20h00. Tem serviço de urgência, 24 horas: Tel. 227 878
120. Informações ou marcação de consultas pelo tel. 227 878 120.
E-mail:
clinica@parquebiologico.pt

Hospedaria do Parque
Já é possível passar a noite no Parque! Reserve já!
Em plena natureza, com possibilidade de almoçar no self-service do Parque
Biológico.


Precisa de árvores e arbustos?
Já pensou nas plantações de árvores e arbustos a realizar no seu jardim?
Pode comprar as mais variadas espécies vegetais produzidas no nosso viveiro.

Receba notícias por e-mail
Para os leitores saberem das suas actividades a curto prazo, o Parque Biológico
sugere uma visita semanal a
www.parquebiologico.pt

A alternativa será receber os destaques, sempre que oportunos, por e-mail. Para isso, peça-os a
revista@parquebiologico.pt

Tem dúvidas?
Contacte, por favor, o GABINETE DE ATENDIMENTO:
dois telefones directos:
227878138, 227878137.
fax 227 878 128 ou
atendimento@parquebiologico.pt

Julho: algumas lembranças

Sábado no Parque, 5 de Julho

11h00/12h00 - Atelier "Descobrir as borboletas".
14h30/15h30 - Conversa do mês: FLORA PORTUGUESA EM PERIGO.
15h30/17h30 - Visita guiada pelos Técnicos do Parque e Percurso ornitológico.

Oficinas de Verão
Para crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade.
Decorrem nas semanas de 30 Jun. a 4 Jul., 14 a 18 de Jul., 28 de Jul. a 1 de
Agosto, 11 a 14 de Agosto e 25 a 29 de Agosto, das 9h às 17h30.






JUNHO NO PARQUE DA LAVANDEIRA

Com a participação e colaboração de algumas instituições o Parque da Lavandeira oferece aos seus utentes o seguinte programa:

Yoga no Parque: A orientação é da responsabilidade da Dr.ª Luísa Bernardo que, colaborando com o Parque, em regime de voluntariado, viabiliza uma participação nesta actividade sem custos. Às quartas e sextas-feiras às 9h45. Podem participar todas as pessoas com mais de 16 anos que não tenham qualquer impedimento médico.

Yoga no Parque: Dia 7 de Junho, sábado, pelas 11h00, aula de yoga dada por instrutores da Universidade de Yoga, método DeRose.

Taichi, com o Prof. Pedro Coelho, 9h45/10h45, às quintas-feiras.

Xadrez às quintas-feiras, às 16h00, e aos sábados às 11h00.

Lançamento de papagaios-de-papel: dia 21, sábado, entre as 16h00 e as 18h00, pela Ilha Mágica.

As mulheres do campo vêm à vila: aos sábados, entre as 9h00 e as 13h00, venda de legumes sem pesticidas.

Jogos tradicionais: domingo, 1 de Junho, entre as 10h00 e o meio-dia, pela Gaianima.

Permanente Land Art Lavandeira 2007: Mostra de arte; instalações dos artistas Ângelo Ribeiro, Carlets, Cristina Ataíde, Fernando Saraiva, Joaquim Pombal, João Castro Silva, Josep Mates, Luís Pinheiro, Marisa Alves, Meireles de Pinho, Moisés Tomé, Paulo Neves, e outros! Sinalética de apoio da autoria de Ieta Design.

Contamos com a sua presença, entrada gratuita!

Para mais informações contacte os nossos serviços ou envie um e-mail:
lavandeira@parquebiologico.pt

O programa de Junho da Academia Problemática e Obscura ( em Setúbal) é dedicado à Guerra Civil de Espanha

A cooperativa cultural Prima Folia, e a sua Academia Problrmática e Obscura dedicam o mês de Junho à Guerra Civil de Espanha com um ciclo de cinema e colóquios.



Dia 12, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, El Laberinto del Fauno, realizado por Guillermo del Toro de 2006, com a duração de 112 minutos.

Sinopse: Na década de 40 na Espanha pós-Guerra Civil, uma menina de dez anos muda-se com a mãe grávida para uma área rural no norte do país. A sua mãe acaba de casar com um oficial fascista. Lá, a menina passa a viver entre um mundo fantástico de sua criação e a dura realidade.

Dia 13, às 20:00 horas – Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, O Fascismo e o Estado Novo, pelo Fernando Rosas.

Dia 19, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, Libertárias, realizado por Vicente Aranda de 1996, com a duração de 125 minutos.

Sinopse: Em Julho de 1936 o exército espanhol amotina-se contra o governo da república. Desencadeia-se um grande movimento revolucionário contra os golpistas militares. A população mobiliza-se com a CNT à frente. Um grupo de mulheres oferece-se para avançar para a frente, e reivindicam um posto igual ao dos homens.

Dia 20, às 21:30 horas – Jantar Cultural do Ciclo da Guerra Civil Espanhola, Guerra Civil Espanhola, pelo João Madeira.

Dia 26, às 21:30 horas – Ciclo de Cinema sobre a Guerra Civil de Espanha, passagem do filme, Tierra y Libertad, realizado por Ken Loach de 1995, com a duração de 110 minutos.
Sinopse: Um jovem comunista inglês viaja até à Península Ibérica e une-se a um grupo de milicianos para lutar contra o franquismo nos tempos da Guerra Civil Espanhola.

Dia 27, às 20:00 horas – Ciclo da Guerra Civil Espanhola, Os Portugueses na Guerra Civil de Espanha, pelo Luís Farinha.

De um lado e de outro da fronteira era o mesmo o combate contra o fascismo que isolava a Ibéria do resto do mundo democrático. Republicanos, anarquistas, militares, comunistas partiram para a Guerra de Espanha com a mesma vontade e a mesma força com que combatiam a Ditadura de Salazar. Eram dois destinos paralelos, Portugal e Espanha. Receosos do futuro, os homens tinham abdicado da Liberdade para garantir a segurança, subvertendo a ordem constitucional e implantando uma Ditadura por iniciativa do Exército. A vitória dos Republicanos espanhóis seria também a vitória da República em Portugal. Por isso muitos opositores portugueses se juntaram aos combatentes da Democracia e da Liberdade em Espanha.

A confirmar dia ? - Passagem do documentário Spanish Earth por Joris Ivens de 1937 com a voz off de Ernest Hemingway, filmado em plena Guerra Civil, , mostra o dia a dia das gentes e a sua luta pela sobrevivência e pelos seus ideais.



http://www.primafolia.blogspot.com/



Contactos
Morada:
Rua Deputado Henrique Cardoso nº30/34
2900 Setúbal

Telemóvel:
963883143

E-mail:
primafolia@gmail.com