10.1.08

A chegada do preço do barril de petróleo aos 100 dólares foi festejada efusivamente pelos ecologistas




Numa acção espontânea e com algum humor e boa-disposição à mistura , os defensores da bicicleta como meio alternativo de deslocação, e os ecologistas em geral, festejaram em várias cidades francesas um acontecimento promissor: nada mais nada menos que o facto do preço do barril de petróleo ter atingido os 100 dólares.
Segundo os organizadores dos festejos não se trata propriamente de um má notícia, muito pelo contrário poderá ser até um motivo para levar a signficativas mudanças sociais e comportamentais e uma ocasião importante para repensar as nossas sociedades baseadas no todo-poderoso automóvel, ajudando a re-localizar a economia.
Uma dessas festas decorreu simbolicamente num antigo posto de gasolina , agora desactivado, e entre canções e diversas intervenções, a tónica comum foi sempre a necessidade das nossas sociedades se habituarem em viver sem o sacro-santo petróleo.

Ao contrário da vulgata ideológica difundida todos os dias pelos media acerca da alta do preço do petróleo como uma má notícia, esta corrida de preços poderá constituir uma ocasião única para repensarmos a economia e levar muitos de nós a privilegiar os transportes colectivos e a bicicleta, meios muito menos danosos para o ambiente.

Do que se trata é de festejar o fim de uma civilização fundada no petróleo, por muitos considerado o «ouro negro»

Um litro de petróleo economizado é mais um bocado de liberdade que se ganha!

Consultar:
http://fete100dollars.free.fr/recitlyon.html
http://fete100dollars.free.fr/
e ainda aqui

Fotografias dos festejos:












Excerto do filme utópico «Ano 01 – pára tudo e começamos a pensar» (L'an 01 - "On arrête tout et on réfléchit" ) realizado por Alain Resnais, Jacques Doillon, Jean Rouch et Gébé em 1973, que trata da primeira bicicletada realizada em França ( sob o nome de Vélorution)






A Velorution hoje em dia


Filo-Café: Suicídio/Altericídio ( sábado, 12 de Janeiro às 21h. na café Princesa, Porto)


Filo-Café: Suicídio/Altericício
12Janeiro 2008, 21h
Café Princesa
Rua Silva Tapada, 134
Porto
sábado, 12/01/08

filo-café
lançamento de livro
performances

Mais informação:
INCOMUNIDADE
http://incomunidade.blogspot.com/



Inscrições Abertas:
Para a sua inscrição indique nome, lugar de proveniência e área de intervenção, através de incomunidade@gmail.com


Mais info: 00351.965817337