15.10.07

Homenagem a Manuela Malpique e Stephen Stoer

Manuela Malpique

Duas das figuras cimeiras das ciências da educação em Portugal, Manuela Malpique e Stephen Stoer, vão ser homenageadas a partir do dia 18 de Outubro no Porto. O seu desaparecimento prematuro constitui uma perda irreparável para todos quantos se interessam pelas coisas da educação, muito especialmente a quem os conheceu como professores da Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto.

No próximo dia 18 na galeria da biblioteca municipal Almeida Garret vai-se inaugurar (18 h.) uma exposição-homenagem evocativa da suas vidas e obras e que se prolongará até 3 de Dezembro. Esta previsto também para o mesmo dia a realização de uma perfomance pelas 19 horas a cargo do coreógrafo e bailarino Índio Queiroz em memória de Manuela Malpique



Na homenagem a Manuela Malpique destaca-se o seguinte programa:

MESA REDONDA: Dia 28 de Novembro
Auditório do antigo edifício da Reitoria (Rua D. Manuel II), 17h30

O imaginário nos labirintos da educação -
Presenças de.
Alberto Carneiro (Escultor e professor da FAUP)
Fernanda Flores (Psicoterapeuta)
Carolina Negreiros (Professora da Escola Secundária Filipa de Vilhena )
José Adriano Fernandes (Médico Psiquiatra, Hospital Conde Ferreira)


CONFERÊNCIA: Dia 2 de Dezembro
Galeria do Palácio, Biblioteca Almeida Garrett, 17h00
Presenças de:
Celeste Malpique (Médica Psiquiatra, Professora do ICBAS)
José Alberto Correia (Professor da FPCEUP)



MANUELA MALPIQUE (1932-1999)

Embora licenciada em Arquitectura (Escola Superior de Belas Artes do Porto), dedicou grande parte da sua vida ao Ensino.
Foi uma professora que, do ensino básico ao superior (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, doutorada em 1995), deixou profunda marca nos seus alunos, pelo rigor, pela empatia, pela liberdade criativa que era capaz de estimular.
O seu currículo na área da Pedagogia é exemplar.
A sua sensibilidade criativa e empática levou-a a conduzir durante mais de vinte anos uma experiência de psicoterapia de grupo através da livre expressão plástica, com crianças e adolescentes seguidos no Centro de Saúde Mental Infantil do Porto (Hospital de Magalhães Lemos). Fez formação pessoal em oniroterapia e, em 1987, foi admitida como membro titular da "Société Internationale des Téchniques d'lmagerie Mental et Onirothérapie" de Paris (SITIMO).

O domínio que possuía das técnicas do Imaginário levou-a a orientar experiências pedagógicas inovadoras na licenciatura em Ciências da Educação (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) desde 1994, na disciplina anual que regia, "Desenvolvimento Sócio-Emocional e Técnicas de Expressão".

Ultimamente andava entusiasmada com "Histórias de Vida" enquanto proposta para enriquecer a formação dos professores através da vivência pessoal e relacional, na aproximação ao aluno.



Já quanto a Stephen Stoer está prevista a presença dos conhecidos professores da Universidade de Bristol, Roger Dale e Susan Robertson, que darão uma conferência em sua homenagem no dia 23 de Novembro, que será completada por uma concerto de jazz, uma outra grande paixão de Stoer.

Os temas das conferências:

-Producing the global knowledge-based economy: the role of the international agencies - Susan Robertson (University of Bristol)

-Substantiation and Instantiation of the Globally Structured Agenda for Education - Roger Dale (University of Auckland)


As conferências realizam-se todas às 17.30 no antigo edifício da Reitoria da UP, na Rua D. Manuel II

Consultar:

http://sigarra.up.pt/up/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=4198

Primeiro aniversário da ocupação do Rivoli é comemorado hoje à noite com música ( na Praça D.João I, defronte ao Rivoli, às 22h.)

Faz hoje um ano que começou a ocupação das instalações do Teatro Municipal Rivoli, num protesto contra a política cultural do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, que viria a acabar pouco mais de três dias depois. A passagem de 12 meses sobre essa iniciativa, então apelidada de "Rivolição", não ficará em claro e, hoje, pelas 22h00, alguns dos intervenientes de há um ano vão comemorar a data, com a actuação da cantora Ana Deus e da Fanfarra Colher de Sopa Criativa.

Será também distribuída alguma informação ao público e o actor Daniel Pinto lerá o último acto da peça Curto-Circuito, que esteve em cena até essa primeira noite de contestação contra a política cultural da Câmara do Porto.
Recorde-se que a 15 de Outubro do ano passado, cerca de 40 manifestantes ocuparam o Teatro Rivoli. O protesto começou no dia 15 e estendeu-se por 79 horas, tendo terminado na madrugada do dia 19, no momento em que a PSP obrigou os 13 manifestantes que, sem água, electricidade ou alimentos, ainda resistiam a abandonar o teatro municipal.

Entretanto, soube-se na passada terça-feira que a queixa-crime então apresentada pela Câmara do Porto contra esses 13 artistas foi arquivada.


PORQUE A PRAÇA É NOSSA...
...o Rivoli há-de voltar a sê-lo

Hermenêutica libertária

Convocatória para o primeiro congresso de hermenêutica libertária

"Desenvolvemos uma nova classe de conhecimento que seja humano, não porque incorpore uma ideia abstracta de humanidade, senão para que todo o mundo possa participar na sua construção e mudança, e empregamos este conhecimento para resolver os dois problemas pendentes na actualidade, o problema da sobrevivência e o problema da paz; por um lado, a paz entre os humanos e, por outro, a paz entre os humanos e todo o conjunto da natureza".

Paul Feyerabend

Com estas palavras ainda ressoando ao fundo, queremos dar inicio ao processo de convocatória e criação de laços em torno ao Primeiro Congresso de Hermenêutica Libertária, a realizar-se nos dias 6 e 7 de dezembro na Universidade de Santiago de Chile.

Esta convocatória, é um esforço conjunto de estudantes desta Casa de Estudos, assim como da Universidade de Chile, que interessados nos princípios libertários, decidem dar vida a este Encontro, num marco de discussão, análise e convergência multidisciplinar em torno aos conceitos de anarquismo, como método filosófico, como aposta social, como modo de vida, como trabalho científico, como que fazer intelectual, como estudo académico.


E fazemos questão em nos apoiarmos, alem disso, no desejo de actualizar o discurso, as formas, as discussões, as investigações. As situações estruturais e infra-estruturais tem mudado drástica e dramaticamente no último século. Este Encontro, então, perspectiva a ideia libertária desde o presente até ao futuro.

Este encontro multidisciplinar, convoca a todos aqueles académicos, estudantes, professores, investigadores, trabalhadores, intelectuais, anarquistas ou pessoas comuns que se sintam tocados pelas problemáticas do conhecimento e do avanço necessário que requeirem os conceitos libertários. Pretende dar conta de um novo ar que possuem estas ideias, nas novas condições de globalização, capitalismo avançado, internet e sociedades modernas ou pós-modernas (ou pré-modernas)

As áreas de trabalho e o apelo que fazemos enquanto organização do Congresso, é dirigido a aquelas pessoas que queiram desmascarar a sociedade, o conhecimento, a educação, o caos, desde qualquer uma das perspectivas que nos tem proporcionado historicamente o anarquismo. Ou seja, um trabalho integrador e académico, desde o que se pensa e o que já se está fazendo nestas matérias.

Reiteramos o convite a todo aquele que se sinta chamado por alguma das temáticas que pretende abordar o Congresso, sem necessariamente sentir-se anarquista ou libertário, e para isto só deve enviar uma email ao correio

congresolibertario@gmail.com
http://congresolibertario.wordpress.com



PRIMEIRO CONGRESSO DE HERMENÊUTICA LIBERTÁRIA

Conhecimento, Sociedade, Educação, Caos
Perspectivas em Autogestão, Autonomía, Solidariedade, Imprensa (Comunicação) e Acção Directa.

ORGANIZAM
Estudantes da USACH
Estudantes da Universidade de Chile

SEDE
Escuela de Periodismo USACH
Av. Ecuador 3650, Estación Central, Santiago de Chile
Metro Universidad de Santiago. Línea1
Salón de Bachillerato

*INSCRIÇÃO E INFORMAÇÕES*
congresolibertario@gmail.com
http://congresolibertario.wordpress.com