10.10.07

Estudantes do secundário do Grande Porto vão manifestar-se amanhã (dia 11 às 9h.30) na Avenida dos Aliados

Todos à manifestação estudantil dos alunos do Secundário amanhã (dia 11 de Out.)na Avenida dos Aliados às 9.30


Queremos uma escola pública, gratuita e de qualidade
A manifestação, que visa lutar por “uma educação pública gratuita e de qualidade para todos”, deverá contar com a participação de estudantes das escolas secundárias do Porto e dos concelhos limítrofes.

Ricardo Marques salientou que os estudantes do Grande Porto decidiram avançar sozinhos para esta manifestação porque ainda não existem condições para promover um protesto a nível nacional.
“Nesta altura do ano lectivo, há muitas escolas onde ainda não estão formadas as associações de estudantes, o que iria criar problemas ao nível da coordenação de uma iniciativa nacional”, frisou.Admitiu, no entanto, que “talvez mais tarde se organize uma manifestação nacional, caso se mantenha a actual situação”.


"Uma das principais razões que nos levaram a avançar para esta iniciativa foi o facto de ainda não terem sido cumpridas as promessas que nos foram feitas", afirmou Ricardo Marques, um dos organizadores da manifestação, em declarações à Lusa.
Segundo este estudante da Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, "continuam a existir situações gravíssimas nas escolas públicas", como a falta de condições das instalações escolares, o excesso de alunos por turma e os programas curriculares "extensos e desligados da realidade".
Para alertar para esta situação, mas também para exigir o fim dos exames nacionais e o início da educação sexual nas escolas, os estudantes do secundário vão manifestar-se ao princípio da manhã de quinta-feira na Avenida dos Aliados, no centro do Porto.

Outro objectivo da iniciativa – que começa com uma concentração às 9h30 junto à Câmara do Porto e inclui uma marcha até às instalações da DREN - , é “convencer” o Ministério da Educação a “esbater as barreiras” no acesso dos estudantes do Secundário ao Ensino Superior. “Queremos o fim do números clausus e dos exames nacionais porque entendemos serem suficientes uma avaliação contínua nos 11º e 12º anos de escolaridade e as provas de aptidão das próprias faculdades”, explicou

Ocupas do Rivoli vencem no Tribunal


Tribunal arquivou queixa apresentada por Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, e que visava fazer condenar os ocupantes que há uns meses atrás se barricaram durante alguns dias nas instalações do Rivoli-teatro municipal contra a entrega do teatro ao empresário La Féria.



As 15 pessoas que estiveram barricadas no Rivoli, no Porto, durante três dias em Outubro de 2006, em protesto pela concessão do teatro a Filipe La Féria, não serão julgadas. Apesar de, há um ano, o grupo de cidadãos ter sido retirado do teatro por uma centena de polícias, o Tribunal de Instrução Criminal do Porto decidiu arquivar o processo por considerar que os 'ocupas' não cometeram o crime de introdução em local vedado ao público, uma vez que tinham autorização para permanecer no equipamento.


A decisão é aplaudida por Regina Guimarães e por Francisco Alves, ambos arguidos neste processo. "Recebemos a notícia com agrado por várias razões, mas a mais importante é que o Tribunal reconhece o carácter político do acto. Estivemos lá por motivos políticos e não por mediatismo nem por sermos subsídiodependentes ou terroristas", remata Regina Guimarães, certa de que foi prestado um "serviço à liberdade de expressão" e de que esta sentença (e a aceitação da providência cautelar da Plateia, que suspende a concessão do Rivoli a La Féria) servirá para as pessoas reflectirem sobre o desmonoramento do serviço público.Também Francisco Alves vê, nesta decisão judicial, a prova de que está do lado da razão. Crê que o debate público sobre a gestão do Rivoli tem de continuar, até porque há companhias do Porto que estão a ser obrigadas a sair da cidade para exibir os seus espectáculos

Note-se que uma outra decisão judicial do tribunal administrativo do Porto considerou ilegal a concessão do teatro ao empresário La féria. Tudo se conjuga pois para o teatro volte para o seu fim inicial: servir a cultura da cidade e dos seus cidadão. Mas a luta continua.

Manifestações e protestos contra o governo e as políticas de Sócrates são festa da democracia

Depois de ter sido confrontado com protestos e vaias na Covilhã, Sócrates disse, com um sorriso visivelmente fabricado, que as manifestações eram "a festa da democracia".
Como os portugueses são muito festivos esperamos ansiosamente que novas manifestações democráticas se sucedam nos próximos dias ao som de palavras de ordem como "fascismo nunca mais! 25 de Abril sempre!" e protestos contra a política neo-liberal e anti-social deste governo de Só-cretinos…


Estes vídeos são imperdíveis. Rever.








Vídeos encontrados em:
http://covilhamaior.blogspot.com/2007/10/volta-escola.html

Em memória de Che Guevara que foi assassinado há 40 anos pela CIA

Ontem, 9 de Outubro, perfizeram 40 anos do assassínio pela CIA de Che Guevara, um jovem médico andarilho e inquieto que se assumiu como revolucionário lutando contra o imperialismo e pela emancipação social dos povos da América Latina. Um revolucionário que não se adaptou nem se conformou com as cadeiras governamentais depois da vitória da revolução cubana e decidiu corajosamente voltar à luta ao lado dos mais fracos.
Apesar de todas as diferenças de métodos e do contexto social e histórico, não temos dúvidas que El Che merece o nosso respeito e admiração pela generosidade, coragem, espírito combativo e idealismo que deu provas.

Para nós ele é e será sempre El Che libertário.




























El Comandante Che Guevarra.

Aprendimos a quererte
desde la histórica altura
donde el sol de tu bravura
le puso cerco a la muerte.



Aquí se queda la clara,
la entrañable transparencia,
de tu querida presencia
Comandante Che Guevara.

Tu mano gloriosa y fuerte
sobre la historia dispara
cuando todo Santa Clara
se despierta para verte.

refrão

Vienes quemando la brisa
con soles de primavera
para plantar la bandera
con la luz de tu sonrisa.

refrão

Tu amor revolucionario
te conduce a nueva empresa
donde esperan la firmeza
de tu brazo libertario.

refrão

Seguiremos adelante
como junto a ti seguimos
y con Fidel te decimos:
!Hasta siempre, Comandante!





Excerto do filme sobre as viagens de mota( Diários de moto)