1.10.07

Manu Chao por Emir Kusturica

A serie de concertos realizados por Manu Chao na Argentina é aproveitada por Emir Kusturica para rodar um pequeno filme de divulgação do single «Raining in paradize» que serviu de prelúdio a Radiolina, o último cd do músico galego

http://www.manuchao.net








Me Llaman Calle ( por Manu Chao)

Canto Livre de homenagem a Adriano Correia de Oliveira (Casa do Povo da Longra, Felgueiras, 5 e 6 de Outubro)






O evento denominar-se-á “Canto Livre por Adriano”, a lembrar os históricos cantos livres que se promoveram neste país, antes e depois do 25 de Abril, sendo o mais conhecido o realizado em 29 de Março de 1974, no Coliseu dos Recreios, menos de um mês antes da Revolução dos Cravos. Segundo o programa, ambicioso, vão ser dois dias de festa muito preenchidos: o ponto alto acontecerá no dia 6, à noite, no encerramento, com um grande concerto, precisamente, um “Canto Livre por Adriano”, no qual irão cantar Manuel Freire, Carlos Alberto Moniz, Luanda Cozetti e Norton Daiello (dos Couple Coffee), Grupo "Cantaremos Adriano" (Lisboa) e actuará ainda o Conservatório de Música de Felgueiras. 5 euros é o preço para a entrada para o concerto.


Na tarde do dia 6, sábado, no auditório da Junta de Freguesia local, realiza-se um debate sobre a vida e a obra de Adriano, que contará com as seguintes presenças: Paulo Sucena (ex-presidente da FENPROF e amigo íntimo do cantor), João Mário Mascarenhas (director da Biblioteca-Museu República e Resistência, da Câmara Municipal de Lisboa, que privou com o homenageado), Helena Afonso (filha de José Afonso), Familiares de Adriano, bem como Alípio de Freitas (presidente nacional da Associação José Afonso, jornalista e prof. universitário). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente o debate.
As pessoas de longe terão jantar garantido por apenas 5 euros, pelas 19 horas.


No dia anterior, 5, sexta-feira, dia da República, decorrerão, na Casa do Povo, várias iniciativas: de tarde, haverá lugar à abertura de uma exposição; a apresentação pública do livro “Escritas do Maio” (escrita criativa para crianças sobre José Afonso), obra de Miguel Gouveia; apresentação do disco “Cantaremos Adriano”; intervenção do professor de História do ensino secundário Joaquim Correia Gomes, sobre o canto de intervenção no plano da História (para crianças, adolescentes, jovens e adultos); e assinatura de um protocolo entre a Casa do Povo e o Grupo de Teatro “PésnaLua” (Felgueiras). O Grupo de Fados da CP Longra animará musicalmente a sessão.


À noite deste mesmo dia 5, será levada à cena a peça de teatro “As Mulheres de Atenas”, de Augusto Boal, pelo grupo de Teatro-Ensaio Raúl Brandão (TERB), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães. 2 euros é o preço para a entrada para este espectáculo.


A iniciativa conta com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola de Felgueiras e, entre diversas entidades, com o apoio institucional e logístico da Associação 25 de Abril, da Biblioteca-Museu República e Resistência (CM Lisboa), do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães e, ainda, com um apoio do Ministério da Cultura para a parte de teatro.

Fonte:
http://josecarlospereira.blogspot.com/


Trova do vento que passa

A música e a voz de Joni Mitchell

Joni Mitchell no festival da Ilha de Wight cantando Woodstock




Joni Mitchell fala do seu novo e último cd, "Shine"




discografia: ver aqui

http://jonimitchell.com/

Joni Mitchell (1943-), cantora e poetisa canadiana

Alcançou o sucesso na década de 70, fazendo uma música influenciada pelo jazz e pelo folk rock. As suas letras são introspectivas e estão entre as melhores criadas na história do rock. Gravou dois discos que entraram para a história do rock: Clouds, de 1969, e Blue, de 1971, que ocupa a 30ª posição na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.

Joni Mitchell ou melhor, Roberta Joan Anderson, nasceu em 7 de novembro de 1943 em Fort MacLeod no Canadá. Desde pequena Joni percebeu que tinha talento para compor e para cantar. Com uma voz que alcança uma extensão vocal de duas oitavas e meia Joni quebra corações e emociona plateias com as suas letras fortes e auto-construtivas, que vão de temas auto biográficos até a industrialização e a destruição da natureza.
Joni passou por inúmeras dificuldades antes de alcançar sua fama. Sem dinheiro, nem moradia, Joni numa situação de desespero casou-se com um cantor folk Chuck Mitcell, de quem herdou seu sobrenome... O casamento para alegria de alguns durou apenas um ano e meio. Após o seu divórcio em 1967 Joni conheceu Elliot Roberts e David Crosby ex-membro do The Byrds, os dois ajudaram-na a conseguir uma boa divulgação e contrato com gravadoras.
Em 1968 o seu primeiro disco intitulado Joni Mitchell é lançado no mercado fonográfico, o disco ganhou até um apelido Song To A Seagull e outros artistas começaram a interpretar as suas canções. Mesmo assim não alcançou um sucesso grandioso. Em 1969 Joni é convidada a participar do Woodstock que contava com cantores como Joan Baez, Jimi Hendrix e Janis Joplin, Joni interpretava as suas músicas ao lado de grandes feras do rock, mas mesmo assim a sua especialidade era o Folk. No mesmo ano lançou o seu segundo disco Clouds que contava com o clássico "Big Yellow Taxi", música em que Joni conseguiu fazer uma crítica ao mundo mostrando uma mensagem de paz e preservação da natureza.

Em 1970 Joni recebe uma indicação ao Grammy Awards como melhor artista folk. No mesmo ano participou de Isle of Wight um festival na Inglaterra considerado um segundo Woodstock. Uma curiosidade deste show é que quando Joni se apresentava um homem invadiu o palco e começou a proferir palavras que eram julgadas impróprias as pessoas que lá se encontravam. O homem foi arrastado para fora, curiosamente esse era Charles Manson que logo se tornaria um dos maiores serial killers da história. A gravadora Reprise vendo o sucesso recém alcançado assinou com Joni a gravação de seu terceiro disco Ladies Of The Canyon, o qual foi o seu disco mais vendido, e ganhou um disco de ouro por mais de meio milhão de cópias vendidas. Já era comum ouvir suas músicas nas rádios. Com um grammy, um nome respeitado e uma carreira sólida Joni passou a sentir-se sufocada: "Sinto-me como se estivesse em uma gaiola".
Joni começa a reduzir drásticamente suas apresentações a não ser em eventos beneficentes. Logo Joni vendeu sua casa e comprou outra em Columbia onde se dizia ter mais comodidade e privacidade. Após seu suposto sumiço Joni lança seu quarto disco auto intitulado Blue um disco totalmente significante para ela. Desde as músicas até o encarte representam seu momento que, segundo ela, era frágil e transparente. As canções transmitem mensagens de amor, distância, perdas. Joni compõe clássicos como "California" e "Carey", até músicas mais alegres são obscurecidas pelo tema central do disco; o sofrimento e a solidão.

Blue é um dos álbuns mais importantes da história do rock/folk e da carreira da cantora. O álbum estreia entre o top 20 da revista Billboard.
Em 1972 Joni lança seu primeiro disco com uma orquestra: For The Roses, um disco que a envolvia num cenário pop/folk.

Em Janeiro de 1975 Joni recebe quatro nomeações ao Grammy. Na primavera deste ano Joni entra em estúdio e grava algumas demos que foram lançadas dois anos depois. Então ela lança The Hissing Of Summer Lawns. No natal de 75 ela começa a promover o disco cantando ao lado de vários músicos em vários eventos. Feras como Rolling Stones são um exemplo. Joni entra em uma nova Tour no janeiro de 1976. A partir de daí Joni lançou incontáveis discos, cerca de 15 e sempre obteve seu sucesso. Conseguiu atingir a incrível sensibilidade interior para compor suas músicas. Após se apresentar em inúmeros shows beneficentes ao lado de inúmeros artistas como Cyndi Lauper, Sinead O´Conner, The Scorpions. Após emocionar plateias e receber incríveis críticas positivas e ganhar um tributo em sua honra, Joni Mitchell lança em abril de 2005 seu mais recente álbum Songs Of Prairie Girl, que a traz de volta ao mundo musical. O disco atingiu uma extrema sensibilidade e motivação.
Após ter cantado Jazz, Pop, e até rock, Joni volta a suas raízes, o folk, coisa que ela mais sabe fazer. Enfim Joni materializou-se e conseguiu deixar sua marca no mundo da música, hoje sua influência é mostrada por inúmeros cantores e compositores mundo a fora.
Joni Mitchell actualmente encontra-se trabalhando em apresentações solos e inúmeras atividades paralelas. Com tudo temos certeza que o seu nome continuará no mundo da música por muito mais tempo.

Texto retirado da Wikipedia

A luta de 39 mil cidadãos com diversidade funcional

Atenção: pede-se a solidariedade activa de todos os blogues. Ver aqui o que fazer.


São um movimento cívico, independente e apartidário, criado com o fim específico de lutar contra as drásticas reduções dos benefícios fiscais em sede de IRS, de que beneficiavam os cidadãos portadores de deficiência desde 1988 e que foram retirados pela Lei do Orçamento de 2007. Uma medida que agrava as condições de vida de 39 mil cidadãos nacionais que, para além da deterioração do poder de compra que afecta todos os portugueses, verão os seus orçamentos familiares diminuídos pelos impostos de um Governo que os chamou de “privilegiados” para colocá-los a pagar a sua própria inclusão.


Já para o próximo dia 4 de Outubro, pelas 14 horas, está convocada uma concentração para a porta Sul do Centro Comercial Vasco da Gama, onde o Movimento entregará uma carta com as suas reivindicações ao Comissário Europeu responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais e Igualdade de Oportunidades.

via:
http://opaisdoburro.blogspot.com/

Reposição dos Benefícios Fiscais – Movimento dos Trabalhadores Portadores de Deficiência