10.5.07

Lançamento dos dois primeiros livros da série «Cadernos Schumacher» para a sustentabilidade

Dois novos livros estimulam reflexão e debate em várias cidades do país

Transformar a Economia - Desafio para o terceiro milénio, de JamesRobertson


Criar Cidades Sustentáveis, de Herbert Girardet

são as duas primeiras edições da série Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade a ser lançadas em português.


A primeira sessão de lançamento-debate decorrerá no Porto, no dia 14 de Maio, segunda-feira, às 18:00, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.Os livros serão apresentados pelo Prof. António Figueiredo, Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Economia do Porto, regente pelad isciplina de Globalização e Desenvolvimento Económico, e pelo Engº NunoQuental, Engenheiro do Ambiente, doutorando em engenharia do territóriosobre desenvolvimento sustentável à escala regional. A sessão de lançamento-debate é organizada em cooperação com o Grupo deEstudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e com a Campo Aberto - associação de defesa do ambiente.


A edição é da responsabilidade da Edições Sempre-em-Pé (
www.sempreempe.pt ) com o apoio do projecto http://www.cidadessustentaveis.info/


Para além do Porto (no próximo dia 14) os dois livros serão apresentados num debate alargado e aberto ao público nas cidades de Aveiro (data e local a definir), Braga(terça, 12 de Junho, às 21:30 na Casa dos Crivos), Vila Real (15 de Junho,com a colaboração do Centro de Estudos Transdisciplinares para oDesenvolvimento, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD),Miranda do Douro (9 de Junho), Coimbra (segunda-feira, 18 de Junho, 21:30,na Casa da Cultura), Lisboa (segunda-feira, 25 de Junho, às 18:00, na sededa Associação Nacional de Direito ao Crédito, na Praça José Fontana, 4-5.ºandar, às Picoas)


Transformar a Economia - Desafio para o terceiro milénio
«Uma tese simultaneamente visionária e prática sobre a economia sustentável para o século XXI»

Como poderemos nós dar nova forma ao nosso sistema económico para que ele vá ao encontro das necessidades das pessoas e da Terra no século XXI? Neste Caderno, James Robertson aponta medidas para construir um mundo mais saudável e com maior igualdade e identifica caminhos chave através dos quais as pessoas podem trabalhar em conjunto com vista a transformar a economia da alimentação e da agricultura, do trabalho e dos meios de subsistência, do desenvolvimento local, das viagens e dos transportes, da energia, da tecnologia, da saúde e do comércio internacional. Lança ainda questões inovadoras sobre impostos e tributação para uma economia mais sustentável.

O autor deste livro fez estudos clássicos e de história e filosofia em Oxford. Depois de ter dirigido a Inter-Bank Research Organisation e contribuído para inquéritos sobre o governo, a função pública, o parlamento e o futuro de Londres como centro financeiro,tornou-se escritor e conferencista independente. Desde 1975, juntamente coma mulher, Alison Pritchard (membro do Conselho de Administração da SociedadeSchumacher), editou o boletim semestral Turning Point (ultimamente TurningPoint 2000), tendo ambos contribuído para a fundação da TOES, A OutraCimeira Económica (The Other Economic Summit) e da Fundação para a Nova Economia (New Economics Foundation), em 1984-85. Em 1997 escreveu um informe para políticos sobre uma nova economia dodesenvolvimento sustentável (A New Economics of Sustainable Development),escrito para a Comissão Europeia.

Criar Cidades Sustentáveis


«As cidades são sistemas cujo funcionamento deve imitar os sistemas naturais: devemos fazer tudo o que pudermos para criar cidades que sejam compatíveis com os próprios ecossistemas da natureza, e para isso temos que garantir que, tal como as florestas ou os recifes de corais, elas adoptem deliberadamente um metabolismo circular, produzindo apenas resíduos que possam ser beneficamente reabsorvidos pela natureza.»
As cidades modernas têm enorme impacto sobre o seu ambiente, mas poderiam ainda prosperar se decidissem reduzir drasticamente o seu consumo de recursos e de energia. A reciclagem de resíduos pode reduzir maciçamente a utilização urbana de recursos e ao mesmo tempo criar muitos novos empregos;novos materiais e desenhos arquitectónicos podem melhorar grandemente odesempenho ambiental dos edifícios urbanos. As cidades podem também adoptar novas abordagens imaginativas ao planeamento e gestão dos transportes e à utilização do espaço urbano. Podemos melhorar drasticamente a vivência urbana através da criação de novas aldeias urbanas, reduzindo o desejo das pessoas de escapar às pressões da vida urbana. Como podemos nós devolver o coração a pulsar da convivialidade às nossas cidades? Como podemos nós assegurar a criação de cidades assentes na diversidade para o novo milénio ‹lugares caracterizados pelo vigor cultural e pela beleza física que são também sustentáveis em termos económicos e ambientais? Este Caderno Schumacher aponta o caminho a seguir.

O autor deste livro, Herbert Girardet, foi premiado com o Prémio das Nações Unidas Global 500 e é autor do Atlas Gaia das Cidades (The Gaia Atlas ofCities) e co-autor de Fazer as Cidades Funcionar (Making Cities Work),publicado por Earthscan para Habitat II. Está envolvido desde os anos 90 em projectos relacionados com a sustentabilidade na cidade de Londres.


Os Cadernos Schumacher para a Sustentabilidade

Friedrich Schumacher é o inspirador desta série de livros que aborda todosos aspectos relevantes na busca da sustentabilidade, ou seja, da durabilidade de um desenvolvimento favorável à humanidade e ao ambiente.Ernst Friedrich Schumacher (1911 - 1977) foi uma das primeiras pessoas a falar de desenvolvimento sustentável. O seu contributo específico foi o de explicar que o gigantismo dos modernos sistemas económicos tende a diminuiro bem-estar dos indivíduos e das comunidades e a saúde e diversidade domundo natural. A sua obra mais conhecida, que atingiu rapidamente acelebridade, intitula-se O Pequeno É Belo (Small is Beautiful) e abordap recisamente essa questão.


Projecto Cidades sustentáreis (
http://www.cidadessustentaveis.info/)

Este projecto de informação interactivo visa promover a sustentabilidade nas nossas cidades. O projecto é constituído por uma plataforma, em ambiente Internet, de acesso totalmente livre e gratuito que inclui os seguintes portais:

· http://www.forumdourbanismo.info/index.php : um espaço que retrata, informa, e fornece informações sobre urbanismo, sustentabilidade e qualidade de vida

·
http://www.zeroresiduos.info/index.php : o primeiro portal dedicado ao movimento zero resíduosem Portugal

· http://www.agenda21local.info/index.php : a única plataforma em português onde é possível recolher e trocar informação para a implementação de projectos de Agenda 21Local

Foi desenvolvido e é mantido pelo Grupo de Estudos Ambientais da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e foi financiado pelo Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C)



Para saber mais sobre James Robertson:

www.jamesrobertson.com/

http://en.wikipedia.org/wiki/James_Robertson_(activist)

http://www.feasta.org/documents/review2/robertson.htm

www.resurgence.org/resurgence/issues/robertson204.htm


Para saber mais sobre Herbert Girardet:

http://www.thinkers.sa.gov.au/hgirardet.html

As 10 maiores mentiras sobre a economia


Hoje Molière teria dirigido os seus gracejos e críticas aos economistas em vez de o fazer a pensar nos médicos. A «terapêutica», panaceia do seu tempo, é hoje substituída pelo sacrossanto «crescimento», remédio «infalível» para todos os males do nosso mundo. As coisas são de tal forma que a economia tem sido um fértil campo para a criação e multiplicação de um palavreado indecifrável para o comum dos mortais e em que a mensagem que vai passando é que tais assuntos são privativos dos «especialistas» que, com competência e zelo, saberão mais do que qualquer um de nós, tratar da nossa felicidade…

Um livro (Les 10 plus gros mensonges sur l'économie) acabado de editar em França poderá, no entanto, deitar por terra essa ideia, e permitir que qualquer pessoa possa recuperar o seu poder sobre a economia, e não mais deixar-se enganar com o paleio do economês…

Um livro contra o pensamento único e as ideias estereótipadas que vamos, consciente ou inconscientemente, interiorizando e que são propagandeadas pela media e os tais «comentadores especialistas».


Assim, se você acredita que:


- O estado fabrica dinheiro, cujo valor é garantido por ouro
-Os bancos emprestam dinheiro dos aforradores
-Não se pode fazer isso, porque custa muito caro
-A dívida empobrece a nação, é preciso pois reembolsar
-Toda a produção não se justifica senão na medida em que é rentável
- É preciso apoiar o crescimento para dinamizar o emprego
-Descer os preços é defender o poder de compra
-É necessário lutar contra a inflação para salvaguardar o emprego
-Vivia-se melhor se pagássemos menos impostos
-A globalização é uma promessa de prosperidade para todos os povos

…se, por mero acaso, alguém estiver ingenuamente de acordo com qualquer uma destas afirmações acima referidas, então não pode deixar de ler o livro «As 10 maiores mentiras sobre economia» que acabou de ser editado em França.

Enquanto esperamos pela sua tradução para português os interessados poderão ler algumas páginas (em francês) de cada capítulo do livro:

http://www.10mensonges.org/index2.html


Quem estiver interessado em acompanhar o debate sobre o conteúdo do livro pode fazê-lo por meio do fórum criado para o efeito:

http://www.10mensonges.org/forum/