19.3.07

Concentrações pela paz amanhã ( dia 20 de Março) em Lisboa e Porto


No Porto a concentração realiza-se às 17.30 na Praça da Liberdade

Para ver fotografias das manifestações e concentrações realizadas nos anos anteriores contra a guerra, a invasão e ocupação do Iraque consultar o website




Em Lisboa a concentração convocada pela Audiência Portuguesa do Tribunal mundial sobre o Iraque está marcada para as 17.30 no Rossio.


Entretanto, no próximo dia 23 vai realizar-se um espectáculo com o lema «Canções pelo Iraque) no Cinema São Jorge às 21h.30 com a presença de vários cantores e músicos ( Camané, Fausto, Jorge Palma, José Mário Branco, Luís Represas, Pacman, Paulo de Carvalho e Pedro Abrunhosa)

Mais info:
http://www.tribunaliraque.info/pagina/inicio.html


O BE convocou igualmente uma concentração para Lisboa no Chiado (Largo de Camões) com a mesma finalidade às 17.30h com música: Kumpania Al-Gazarra, e intervenção de Miguel Portas


Em todo o Mundo, serão assinalados os 4 anos de Ocupação e Guerra no Iraque.




Segundo a revista Lancet e estudos da Universidade John Hopkins, desde a ocupação do Iraque em 2003, em média, mil iraquianos por dia tiveram morte violenta na primeira metade de 2006; pelo menos 800 mil iraquianos foram feridos nos últimos dois anos; mais de 7% da população adulta já foi morta pela violência, atingindo-se os 10% em algumas áreas; as tropas de ocupação mataram mais iraquianos em 2006 do que nos primeiros anos de ocupação, incluindo a invasão e o massacre de Faluja; e são 2,5 milhões os refugiados. Estas são as consequências reais da guerra e da falsificação que esteve na sua origem.
Neste último fim de semana já se realizaram inúmeras manifestações um pouco por todo o mundo. Deixamos abaixo um video sobre a manifestação contra a guerra realizada em Barcelona.
Seguem-se depois dois videos da Marcha sobre o Pentágono realizada no Sábado passado em Washington que contou com várias dezenas de milhares de pessoas.



MANIFESTAÇÃO EM BARCELONA




MARCHA SOBRE O PENTÁGONO (17 DE MARÇO DE 2007)









Para terminar deixamos um video que recorda a grande e célebre Marcha sobre a Casa Branca realizada há 40 anos, mais propriamente em 1967 contra a Guerra do Vietname.