30.12.06

Acções de rua contra a agressão publicitária

Acções não-violentas contra a agressão publicitária
e a invasão do espaço público pela publicidade
(em Paris)

Contra a invasão da publicidade no espaço público, a publicidade sexista, e a manipulação mental feita pelas empresas publicitárias que arrecadam milhões com esta poluição mental e visual.

Existem vários colectivos anti-publicidade desde as feministas ( que visam sobretudo a publicidade sexista), os ecologistas (que defendem as paisagens naturais e querem salvaguarda-las da intromissão publicitária), até aos activistas não-violentos que levam a cabo acções de desobediência civil à imagem de Gandhi, os anarquistas e libertários, e finalmente os auto-designados «electrões livres» que pretendem investir com arte o espaço público

Ver o vídeo (em francês) que mostra acções de rua em Paris contra os placards publicitários que representam uma invasão do espaço público pela publicidade agressiva e psicologicamente violenta.






Paco Ibañez canta em memória de José Couso


Em memória de José Couso, operador de tv, galego de nascimento, assassinado pelo exército norte-americano em Bagdad quando o Iraque foi invadido pelos Estados Unidos da América.

No dia 8 (20 h.) de cada mês há sempre uma concentração em frente da embaixada dos Estados Unidos da América, em Madrid, a exigir que se faça Justiça.

2007 será outro ano de luta a reclamar e exigir que se faça justiça!

http://www.josecouso.info/


A galopar (poema de Rafael Alberti, e voz de Paco Ibañez)


Foucault e Chomsky debatem o poder e o funcionamento das nossas sociedades

Dois dos mais importantes pensadores do nosso tempo (Michel Foucault e Noam Chomsky) debatem no vídeo seguinte como a sociedade capitalista funciona e como o poder se exerce e se reproduz, mantendo a dominação social.

Infelizmente a linguagem utilizada é o francês e o inglês. De qualquer modo serve para despertar o interesse pelas suas obras e pensamento.

Curiosa e importante é a maneira como os dois abordam a questão da suposta «natureza humana» e do poder. Para um o poder está centralizado, para o outro o poder é difuso. Mas ambos questionam a legitmidade desse mesmo poder.