6.12.06

Exposição alternativa de artes plásticas em Londres



Amostra dos últimos trabalhos de Bansky


Um quadro representando do cantor Michael Jackson atraindo crianças para sua casa na floresta com doces é um dos destaques de uma exposição que traz novos trabalhos do polémico artista britânico Banksy.
A exposição "Santa's Ghetto" ("O gueto de Pai Natal) fica em cartaz até o final de Dezembro em Londres e traz ao público trabalhos de artistas alternativos .
Banksy, que se recusa a revelar sua verdadeira identidade, causou furor ao colocar uma réplica em tamanho natural de um prisioneiro da base americana de Guantánamo na Disneylândia, em Los Angeles. Ou então ao pintar de vermelho um elefante de verdade em outra exposição , e ao protagonizar um happening em que trocou centenas de cópias de um CD de Paris Hilton em uma loja por um outro com mensagens políticas.
A crítica política está presente em vários dos trabalhos. No seu sexto ano de realização a referida amostra diz- se uma alternativa ao consumismo exagerado do Natal.
As obras colocadas à venda tem preços considerados abaixo da média dos preços de objectos de arte, e são consideradas mais acessíveis pelos próprios artistas.

Agenda activista

+++ agenda internacional ( Protest.net)
+++ agenda internacional ( Calendário Radical)
+++ agenda e convocatórias no território do Estado espanhol
+++ agenda para Paris
+++agenda militante (França)
+++agenda para o Reino Unido
+++agenda ecologista para o Reino Unido



No Clube Aljustrelense no centro da Aljustrel (próximo do mercado)
o Centro de Cultura Anarquista Gonçalves Correia organiza:

DIA 7 Dezembro (quinta-feira)
21.00 Conversa sobre “Punks e consumistas, onde pára a diferença…”
Deixando de lado as guerrinhas e novelas da treta, uma troca de ideias sobre o que se passa hoje com o Punk, assumido como uma atitude de protesto e alternativa, numa juventude marcada pelo consumo que tudo rotula e vende tudo o que vê à sua frente.

Concerto MPB (hc/punk/ska de durango, pais basco) + Gatos Pingados (punk de almada)

DIA 9 Dezembro (sábado)
21.00 Apresentação / Conversa do Coice de Mula nº8 *(Colectivo do CdM)

E pela noite dentro… reggae & ska…
*a confirmar

DIA 16 de Dezembro (sábado)
16h30 Workshop de Serigrafia.
Abrindo o caminho para uma oficina de serigrafia no Clube Aljustrelense…

Concerto com Violência Violeta (riot punk do oeste) + Disgraça (punk @politico de ferreira do alentejo)

DIA 27 de Dezembro (quarta-feira)
21h30- Passagem do documentário / debate “Centro Social Casas Viejas de Sevilla okupado e autogestionado. 5 anos de ocupaçao

E segue noite dentro com …. heavy metal…


Mais info:
http://www.goncalvescorreia.blogspot.com/

Agenda cultural

+++The European Guide to Arts and Culture Worldwide
+++Festivais de todo o mundo
+++Festivais no Reino Unido
+++Agenda cultural alternativa de Londres
+++Agenda cultural de França

+++ Agenda cultural para toda a Africa

+++Festivais literários



+++http://www.ruadebaixo.com/


+++Cartaz do Expresso
+++Guia do lazer do jornal Público

Agenda/roteiros de cidades e regiões

Aveiro
Agenda cultura
www.teatroaveirense.pt/

Braga
Velha-a-branca (espaço cultural)
www.theatrocirco.com/


Coimbra
Teatro Académica Gil Vicente

Guarda
http://www.tmg.com.pt/

Guimarães
Centro Cultural Vila Flor

Porto
http://www.agendadoporto.pt/

555 ( espaço cultural e bar)
Casa Viva (espaço social e cultural)
Contagiarte (bar e café cultural)
Maus Hábitos ( bar e espaço poilivalente)

http://www.baresdoporto.com/

http://www.tnsj.pt/
http://www.serralves.pt/

Lisboa
Agenda cultural

Tondela
Acert

Viana do Castelo
Agenda cultural



Viseu
http://www.teatroviriato.com/

A desigualdade abismal entre ricos e pobres no mundo

Os 2% mais ricos do mundo possuem mais de metade da riqueza, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira por um instituto ligado às Nações Unidas.

O documento do Instituto Mundial de Pesquisa de Desenvolvimento Económico, ligado à Universidade da ONU, afirma que a metade mais pobre do mundo detém 1% da riqueza global.

Segundo os autores do estudo, esta é a pesquisa mais ampla jamais feita sobre o assunto, tratando de todos os países do mundo, e utilizando dados completos ou estimativas baseadas em análise estatística.
Além disso, o estudo abordou os dados sob a óptica da riqueza, e não da renda. O conceito de riqueza é a soma de todos os bens menos as dívidas. Entre os bens contabilizados estão terras, imóveis, animais e activos financeiros. O estudo descobriu que a desigualdade de riquezas é maior que as diferenças de renda anual. Concentração A análise mostra o tamanho das diferenças de riquezas entre os países. Cerca de 90% da riqueza mundial está concentrada na América do Norte, na Europa e em algumas nações da região do Pacífico, como Japão e Austrália. A pesquisa também revelou mudanças no tipo de riqueza acumulada em cada região do mundo. Em países menos desenvolvidos, terras e activos financeiros do sector agrícola têm maior participação na riqueza das pessoas, reflectindo o peso da agricultura nessas economias. A pesquisa também revelou que nesses países as instituições financeiras são menos “maduras”, o que dificulta a formação de poupança. Em contraste, os cidadãos de alguns dos países mais ricos têm dívidas maiores do que ativos, o que os coloca entre as pessoas mais pobres do mundo, em termos de riqueza doméstica. No entanto, pode-se dizer que eles têm hábitos de consumo melhores do que a maior parte das pessoas dos países em desenvolvimento. A pesquisa é baseada em números referentes ao ano de 2000. Os autores disseram que um estudo com dados mais recentes teria menos informações precisas. Mesmo assim, muitos números, sobretudo sobre os países em desenvolvimento, tiveram de ser estimados.

A pirâmide social das classes sociais no sistema capitalista




Festa do movimento anti-tradição académica (M.A.T.A.) na Fac de Letras de Lisboa ( 7 de Dez, às 21h.)


O movimento anti-tradição académica (M.A.T.A.) propõe uma festa
Não tenham medo, podemos ir à vontade que eles prometem não praxar ninguém...


«FESTA DO M.A.T.A. - "Não resistir Só e Não Só resistir"

7 de Dezembro, a partir das 21 horas, bar novo da Faculdade de Letras

(...)É por isso que imaginamos um convívio em que a música ou os copos podem ser uma oportunidade para experimentar outras formas de estar e de pensar o quotidiano. E que, nesse espaço, outras coisas possam acontecer, com a participação de todos.(...)
Convidamos outras associações/movimentos que pensam sobre os mais variados assuntos e participam com o seu papel em diferentes lutas, para se juntarem a nós num momento de celebração e diversão conjunta, a pôr a língua de fora aos limites impostos pelo mercado.


www.sitiodomata.org


RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões

2º Seminário RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões
( 6 e 7 de Dez. 2006)

no bar Maus Hábitos, à Rua Passos Manuel 178, 4º no Porto

Participantes:

António Escohotado

Eduardo Hidalgo

Luís Fernandes

Ana Lopes

Stephane Leclercq


Organização da Agência Piaget para o Desenvolvimento
Inscrições: check-in@apdes.net.


O Seminário subordinado ao tema RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões trata-se de um espaço de co-construção de novos sentidos críticos sobre a Filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos associada a diferentes objectos da desviância e, para tal, propomo-nos abordar esta temática a três dimensões : Consumidores de Drogas Lícitas; Consumidores de Drogas Ilícitas; e Trabalhadores Sexuais, sob os olhares do Saber , da Estratégia e das Figuras da Desviância.

Relativamente à vertente do Saber procurar-se-á reflectir sobre a importância da Investigação como dispositivo orientador da compreensão do fenómeno do consumo de drogas nas sociedades do capitalismo avançado e, simultaneamente, da sua importância como dispositivo de avaliação de resultados dos projectos de Redução de Riscos.

Prevê-se, portanto, reflectir sobre as propriedades emergenciais advindas da aplicação de metodologias de Investigação-Acção, através da discussão de resultados práticos da implementação destes modelos.

Esta temática servirá de base de discussão às duas mesas de trabalho da 1ª manhã do seminário: “ O Saber ao Serviço da Redução de Riscos (Investigação / Avaliação)” e “ O Projecto GIRUGaia: uma proposta de Investigação / Avaliação”.

No que concerne à vertente da Estratégia prevê-se retratar, por um lado, a situação actual da Filosofia de Redução de Riscos em Portugal e no Sul da Europa e, por outro, as condições facilitadoras do (des)fortalecimento das políticas que definem a aplicação de medidas de Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Na 1ª mesa de trabalho do 2º dia de seminário, intitulada “O Panorama da Redução de Riscos em Portugal e na Europa” , esta temática será abordada por diversos especialistas nesta matéria.

Por último, tratar-se-á das 3 Figuras da Desviância que foram escolhidas (consumidores de drogas lícitas, consumidores de drogas ilícitas e trabalhadores sexuais) para, sobre elas, se fazer incidir um exercício de reflexão desde os fundamentos de análise e compreensão da desviância até à definição de estratégias de Redução de Riscos ajustadas a cada uma delas .

Atendendo aos percursos e sentidos existenciais de cada uma destas figuras, sempre sob uma lógica processual, discutir-se-á sobre estratégias pragmáticas de intervenção e adaptadas às necessidades biopsicossocias do indivíduo. Prevê-se, portanto, reflectir sobre as estratégias de Redução de Riscos e Minimização de Danos ao nível mais Microssocial e que tem em vista o indivíduo e a sua (re)construção individual, como complemento indissociável da visão Macrossocial apresentada na mesa de trabalho anterior – “Velhas (Con)figurações, Novas Dimensões de Intervenção” .

Assim, prevê-se terminar as comunicações apresentadas perspectivando as possibilidades de trabalho futuras e as Estratégias Micro e Macrossocias mais prementes a seguir.
A APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento - é uma associação privada sem fins lucrativos e tem como visão ser um agente social responsável e participativo, que procura influenciar a agenda das políticas de cidadania e do desenvolvimento territorial, ao nível local e global, no respeito pelos indivíduos e comunidades, e em exigência permanente face aos objectivos e modos de actuação.
O seu projecto assenta na ideia de Desenvolvimento segundo uma matriz de investigação-acção que privilegia as populações, o território, o indivíduo no seu processo de mudança e as expressões de identidade e de afirmação de uma comunidade;
Através do exercício de três dimensões fundamentais de acção: acção técnica, acção científica e acção política, e construindo uma ética de responsabilidade;
Sendo um espaço de inovação e de debate, disponível para a experimentação de metodologias, processos de trabalho e de modos de visão da sociedade;Onde o crescimento pessoal e profissional assenta na liberdade criativa e na realização de novas ideias e projectos.
Mais informação:
O CHECK-IN é uma equipa que visa contribuir para uma melhor Gestão de Prazeres e Riscos associados ao consumo de substâncias psicoactivas e da sexualidade.

O CHECK-IN tem como princípios:
- Há quem consuma substâncias psicoactivas e não queira deixar de o fazer.
- O consumo de substâncias psicoactivas pode apresentar riscos que devem ser evitados pelos consumidores das mesmas.
- O consumo de substâncias psicoactivas também tem uma dimensão de prazer.
- As práticas sexuais de risco devem ser evitados devido à possibilidade de transmissão de doenças infecciosas.

O CHECK-IN não é moralista em relação aos comportamentos de risco de qualquer espécie, procurando informar e apoiar os consumidores para a Gestão de Prazeres e Riscos.

O CHECK-IN intervém em contextos festivos de qualquer tipo, desde festas de música electrónica, festivais de verão, festas académicas etc.

As actividades do CHECK-IN em festas podem incluir:
- Prestação de informação verbal ou em flyers acerca das substâncias e DST´s.
- Fornecimento de preservativos.
- Testagem do conteúdo de substâncias psicoactivas.
- Auxílio em situações de crise.
- Fornecimento de água e alimentos.

Mais esclarecimentos em check-in@apdes.net

O CHECK-IN é financiado pela Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA e promovido pela APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento

Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa

A comunicação não se faz em branco

Para que todos possamos escrever e ler nos nossos blogues, como noutras situações de acesso à informação, independentemente das nossas características físicas

Há oito anos foi desencadeado um movimento sobre a primeira petição electrónica no nosso país – a petição pela acessibilidade da Internet portuguesa -, que deu origem à Resolução do Conselho de Ministros nº 97/99, de 26 de Agosto, estabelecendo regras relativas à acessibilidade pelos cidadãos com necessidades especiais aos conteúdos de organismos públicos na Internet.
No ano de 2007, Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, está disponível a segunda petição, seguindo as linhas gerais da secção 508 da Lei da Reabilitação (http://www.section508.gov) dos Estados Unidos, que inclui também a acessibilidade do software, equipamentos de telecomunicações, produtos de áudio e vídeo, equipamentos electrónicos de escritório e computadores, e da Lei italiana sobre Promoção do Acesso às Tecnologias da Informação para Deficientes (http://www.pubbliaccesso.it/english/) que define regras de acessibilidade para a Web, equipamento electrónico usado no trabalho, materiais educacionais usados nas escolas, nomeadamente software educativo multimédia.

Informações e Recolha de Assinaturas

Petição pela Acessibilidade Electrónica Portuguesa

Retirado de:
http://citizenmary.blogspot.com/