26.10.06

Técnicas de manipulação das percepções (ou como enganar as pessoas) em tempo de guerra global


Existem todo um conjunto de técnicas designadas de «perception management» e que não têm outro objectivo que não seja enganar as pessoas.

Indicamos alguns exemplos a propósito da propaganda suja em tempo de Guerra ( do Iraque, mas que poderia ser em qualquer outra guerra):

- ocultar os cadáveres, de forma a torná-los invisíveis

- silenciar as mortes dos soldados como resultado de fogo amigo

- encobrir as violações de soldados por parte dos próprios soldados

-exonerar de responsabilidade os criminosos de guerra ou investigá-los tão lentamente que as pessoas acabem por os esquecer

- enviar centenas de cartas à imprensa a dizer mentiras, fazendo-se passar por pessoas diferentes, o que permite criar a ilusão de que se trata de «grassroots», quando na verdade não passa de um truque de desinformação governamental («False flag»)

-inventar histórias totalmente falsas sobre o seu inimigo

- mentir descaradamente sobre o seu inimigo

- mentir sistematicamente de tal modo que a imprensa nem sequer tenha tempo para averiguar a veracidade das notícias

- não comentar e nada fazer mesmo depois de que as histórias difundidas tenham caído em descrédito

-usar a mesma mensagem, mas transmiti-la por intermédio de várias pessoas, mas repetindo-a sempre

- criar falsas associações – como por exemplo, Iraque e terrorismo – e repeti-las até à exaustão

- difamar os seus inimigos reiteradamente – dizer deles, por exemplo, que são terroristas, apesar de se saber que o não são, ou qualificá-los de «agressores», quando eles não fazem mais do que defenderem-se dos ataques perpetrados pelos difamadores

- repetir mentiras, ainda que com ligeiras alterações

- intimidar imprensa: caso os jornais e os outros órgãos de comunicação social não publiquem as tuas atoardas, taxá-los de imediato de «anti-americanismo»

- pagar para que a imprensa publique as mentiras

Plataforma Internacional contra os veículos 4x4



Foi recentemente criada a «4x4 network» que visa lutar contra o uso indiscriminado e desnecessário dos veículos 4x4 que representam bem um exemplo de um modelo de transporte social e ambientalmente insustentável.
O mercado de automóveis regista evoluções preocupantes, como a generalização do uso de veículos feitos a pensar em actividades profissionais como é o caso dos 4x4, sem esquecer outras tendências inquietantes como é p caso do constante aumento de potência e do peso de uma boa parte dos automóveis ( especialmente dos monovolumes e das berlinas), com os consequentes aumentos dos custos energéticos.
As vendas de todos esses modelos de automóveis têm vindo a aumentar, invadindo tudo o que é espaço público e rua citadina, muito embora os fins para que originalmente foram feitos sejam outros.
Enquanto tratados internacionais e normativas várias vão no sentido da aplicação de politicas de redução da mobilidade, de melhoria do transporte público, ou de construção de automóveis de baixo consumo e de combustíveis renováveis, o que se assiste é a tentativa das grandes marcas de automóveis em lançarem modelos de carros que vão contra todos os princípios de economia energética que têm sido defendidos nas mais variadas instâncias.
A isso acresce o facto deste tipo de veículos favorecerem um tipo de condução agressiva que ilustra bem os riscos acrescidos do nosso modo de vida.
Como se isso não fosse suficiente a indústria do turismo transformou as actividades desportivas e de conhecimento a natureza em outros tantos produtos, o que tem levado a que milhares de veículos 4x4 sulcarem os caminhos florestais e pecuárias causando os inevitáveis danos ambientais.
Foi para contrariar toda esta tendência que se constitui a rede internacional contra os 4x4

www.ecologistasenaccion.org/article.php3?id_article=6045




The mission of the international 4x4Network is to unite groups of concerned citizens across the world against the growing presence of 4x4 vehicles (4x4s) in urban areas.
The 4x4Network seeks to educate people about the environmental and social damage caused by the increasing numbers of urban 4x4s and to promote sustainable forms of transport. The 4x4Network also campaigns for more fuel-efficient cars in general, at European and international level.
We will lobby for strong legislation to discourage 4x4s and other polluting, gas-guzzling and socially unacceptable vehicles