23.4.06

Letra Livre – uma livraria contra o pensamento único (já abriu)

Livraria Letra Livre
Calçada do Combro, 139
1200-113 Lisboa

Abriu finalmente neste sábado, dia 22, a Livraria Letra Livre, criada por três dos ex-trabalhadores da Ler Devagar. Uma livraria de livros novos, usados e fundos,mas onde se poderão encontrar as edições da pequenas editoras e muitas dasedições esgotadas nas áreas de história social, sociologia, antropologia eliteratura como também em temas hoje quase ausentes das livrarias como críticasocial, anarquismo, marxismo, ecologia e género.


Notícia retirada das agências noticiosas:

"Tendo como critério a qualidade, vamos especializar-nos nas edições esgotadas e nos fundos de catálogo, ou seja, livros que estão disponíveis para venda mas não encontram lugar nas livrarias", disse à agência Lusa Eduardo Costa, sócio-gerente da Letra Livre.
Conseguir edições esgotadas é, aparentemente, um contra-senso, mas Eduardo Costa explicou que "muitos livros são dados como esgotados porque já não existem nas editoras - algumas entretanto extintas - nem nas distribuidoras, mas é possível encontrá-los".


A livraria Letra Livre, que abre portas sábado ( dia 22 de Abril) em Lisboa, afirma-se contra o ritmo acelerado dos livros nas grandes superfícies e pretende disponibilizar livros usados e obras cujas edições já estejam esgotadas

"O que acontece com essas obras é que perderam o contacto com o mercado e andam de armazém em armazém", acrescentou o responsável livreiro, esclarecendo que, "para descobrir livros nessa situação vai ser muito útil a experiência acumulada no sector".

Eduardo Costa é um dos vários antigos funcionários da livraria Ler Devagar, já encerrada, que decidiram reunir esforços num novo projecto assim que souberam do destino do espaço em que trabalhavam, na rua da São Boaventura, Bairro Alto, em Lisboa.

"Em Setembro do ano passado, ao saber que a Ler Devagar ia perder o seu espaço, alguns funcionários começaram a pensar em abrir outra livraria, mas apenas em Novembro teve início a escolha da localização e dos livros", afirmou Eduardo Costa.
A nova livraria, na Calçada do Combro, em Lisboa, vai ter disponíveis 10.000 exemplares, "embora existam mais entre 30.000 e 40.000 no armazém", que serão colocados numa base de dados até final do ano, para permitir a venda através da Internet.

Com destaque para a ficção e as ciências humanas, a Letra Livre vai também divulgar livros novos, que vão chegando ao mercado, "desde que tenham qualidade", mas recusa assumir qualquer compromisso com os êxitos de vendas que não preencham o anterior critério.

"Como não é possível competir com grandes cadeias como a FNAC ou a Bertrand, que destacam as novidades literárias, optámos por estabelecer ligações privilegiadas com editoras como a Antígona, a Fenda, a &Etc e a Frenesi, cujos catálogos teremos quase integralmente disponível", revelou Eduardo Costa.

Esta é mais uma forma de contrariar "a voragem actual, em que o tempo médio de exposição de um livro numa livraria oscila entre os 30 e os 60 dias, o que não deixa espaço para obras cujo ritmo de venda seja mais lento", criticou o sócio-gerente da Letra Livre.

Os livros anarquistas são armas contra o fascismo

Cartaz publicado em Barcelona entre 1936 e 1939


Neste dia internacional do livro (23 de Abril) fui buscar estas fotografias e algumas informações sobre elas a um weblog que vivamente recomendo:
http://bibliotecarioanarquista.blogspot.com/


Books are weapons ( Os livros são armas)


Cartaz publicado entre 1941 e 1942 pela Biblioteca Pública de Nova Iorque a encorajar os cidadãos negros a utilizar com mais frequência os recursos da biblioteca para conhecerem a História de África, a História Afro-Americana e a cultura negra. O cartaz foi exibido também numa exposição realizada em 2003 no Holocaust Memorial Museum intitulada “Respostas dos EUA à queima de livros pelos nazis”.