30.3.06

Não Apaguem a Memória


Não apaguem a memória

Consultar:

http://maismemoria.org/

.

.

.

Manifesto

No passado dia 5 de Outubro, um conjunto de cidadãos reuniu-se junto à antiga Sede da PIDE/DGS, reafirmando o protesto público contra a conversão daquele edifício em condomínio fechado e contra o apagamento da memória do fascismo e do sofrimento causado aos portugueses. No local, ficou então uma faixa com os nomes de muitos dos que foram assassinados pela ditadura que oprimiu Portugal durante quase 50 anos.

É finalidade desta iniciativa cívica continuar essa acção, convertendo-a no impulso simbólico dum vasto movimento de cidadãos, plural e aberto, de exigência da salvaguarda, investigação e divulgação da memória do fascismo e da resistência, como responsabilidade do Estado, do conjunto dos poderes públicos e da sociedade.

1. Reclamamos dos poderes públicos que, mais de 30 anos passados sobre o 25 de Abril, assumam a responsabilidade de constituir um espaço público nacional de preservação e divulgação pedagógica da memória colectiva sobre os crimes do chamado Estado Novo e a resistência à ditadura, que aproveite os espaços emblemáticos dessa realidade como são o Aljube, o Forte de Peniche, Caxias, a sala do plenário da Boa-Hora, a sede central da PIDE/DGS e a sua Delegação do Porto, e que coordene a sua acção com o valioso trabalho desenvolvido neste domínio por diversas instituições;

2. Condenamos a conversão do edifício da sede da PIDE/DGS em condomínio fechado e exigimos a criação de um espaço e de um elemento memorial naquela área, que assegurem a memória e a homenagem ao sofrimento de muitos portugueses e a condenação dos crimes cometidos pela polícia política do fascismo, que constituiu um dos principais pilares da ditadura;

3. Apelamos a todos os cidadãos e organizações que multipliquem, partilhem e tomem nas suas mãos, pelas formas e iniciativas que entenderem, a preservação duradoura da memória colectiva dos combates pela democracia e pela liberdade em Portugal, como elemento indispensável à construção de um futuro melhor.

Porque sem memória não há futuro.

Outubro de 2005.

Movimento Não apaguem a memória
Rua da Misericórdia 95 1200-271 Lisboa

Greves e Manifs na França, Grã-Bretanha e Alemanha






3 milhões de franceses em manifs de protesto no passado dia 28 de Março contra o CPE ( contrato do primeiro emprego), 1 milhão de ingleses em greve, e na Alemanha preparam-se greves para os próximos dias contra a política neoliberal do capital e do governo.
.
.
Em França convocou-se, entretanto, nova greve geral e uma jornada nacional de protesto contra a precaridade laboral e o CPE para o próximo dia 4 de Abril.
.
.
Cada vez mais se torna premente a questão:

Para quando uma greve geral em toda a União Europeia?

A gripe das aves e o rentável negócio de incutir medo e pânico


Não será muito difícil de concluir que muito do que se tem dito a propósito da chamada gripe das aves resulta de uma bem preparada ( e oleada) campanha de intoxicação mental que consiste no fundamental em incutir nas pessoas, incluindo responsáveis políticos, um síndroma de medo e pânico generalizado. Campanha à escala mundial e com garantidos lucros para a empresa detentora da milagrosa vacina anti-gripe. Os contorno concretos de mais esta mentira mundial não são ainda muito bem conhecido, mas para quem conheça o modus faciendi das indústrias farmacêuticas não custará adivinhar qual a sua estratégia mundial para jogar a seu proveito com a saúde e a boa fé das pessoas.
Até conhecermos mais em pormenor todo esse jogo sujo, remetemos para a leitura dos dados e informações recolhidos pelo
Ondas3 na sua posta de 29 de Março.

Aproveitamos, já agora, a ocasião para recordar o incansável trabalho informativo do autor do
Ondas3 ao recensear diariamente todo um conjunto valioso de informações acerca das questões ambientais e ecológicas, acção meritória que é, sem dúvida, digna de registo e reconhecimento.