16.1.06

É urgente parar o massacre do Paris-Dakar, agora rebaptizado Lisboa-Dakar



Cada ano que passa o rali habitualmente conhecido por Paris-Dakar e que este ano foi rebaptizado por Lisboa-Dakar, é motivo de extensas e sucessivas reportagens em tudo o que é órgão de comunicação social, com a TV à frente, como não podia deixar de ser. Vêem-se os bólides e as potentes máquinas a atravessar paisagens de sonho, mas quase nunca se fala nem se vêem as populações locais, e muito menos as crianças que todos os anos morrem por baixo daquelas viaturas de todo o terreno…e que têm transformado aquelas terras num cemitério de carcaças de viaturas como constituem uma ameaça constante para a integridade física das populações indígenas.

Este ano, mais uma vez, registaram-se mais 3 perdas humanas, a de um concorrente ( o motard australiano Andy Caldecott ) e de dois habitantes locais, uma delas a de uma criança de 10 anos ( Boubacar Diallo) .

Curiosamente os organizadores e a imprensa só falam da morte dos concorrentes, mas quase nunca das mortes de civis locais, sobretudo, das crianças!!! E a verdade é que são os próprios pilotos das máquinas assassinas que confessam não levantarem o pé do acelerador quando atravessam aldeias ou zonas povoadas.

Oficialmente ( segundo os organizadores) o rali já conta com 25 mortes desde que foi criado. Acontece que nessa estatística não se incluem os habitantes locais que já faleceram em consequência desta intolerável intromissão da indústria motorizada em terras africanas. Caso isso acontecesse os números seriam já bem mais redondos…

A realização do rali não só tem causado a morte de pessoas, como representa bem a arrogância europeia e a civilização do desperdício.
Face a este massacre há que exigir a supressão desta infeliz e triste operação publicitário-mediática das poderosas empresas automobilísticas.

Petição a pedir a supressão do rali Paris-Dakar ( ou Lisboa-Dakar, qualquer que seja o seu nome):

http://www.gopetition.com/online/7725.html

A contracultura socrática



«Não me interessam as coisas que interessam à maioria: ganhar dinheiro, possuir uma casa confortável, uma posição civil ou militar prestigiada e todas as outras actividades, cargos políticos, sociedades secretas, organizações partidárias que normalmente têm lugar na nossa cidade.»
Sócrates, segundo Platão


«Sócrates sustentava que o objectivo da vida humana é buscar a verdade da natureza das coisas tal como elas são, e não como são interpretadas pelo pensamento convencional…Como um flautista Hamelín, Sócrates foi um agitador da juventude, acusado pelas cabeças e mentes conservadoras de fazer o perigoso jogo de ridicularizar toda a autoridade perante um círculo de jovens impressionáveis e de subtrair ao Estado a estabilidade da tradição…o efeito de inquietação que suscitava junto da juventude e a sua crítica permanente eram coisas intoleráveis para qualquer ordem estabelecida»
Timothy Leary

Manual do manifestante

livro em castelhano de José António Pérez

Com base na conhecida frase de Albert Camus para quem «o homem rebelde é o homem informado», José António Pérez escreve mais um excelente livro contendo importantes e preciosas informações para activistas e manifestantes.
Recorde-se que o mesmo autor já tinha publicado outros livros como « Manual práctico para desobediência civil» ( em 1994) ou o «Diccionario del paro y otras misérias de la globalizacion» ( de 2002) e, no qual se pode ler, entre outras coisas, a propósito da pobreza que esta «não é um estado natural do ser humano, mas antes uma instituição social estabelecida pelas estruturas do poder»

Este Manual del manifestante vem em ajuda a todos quantos não se ficam no remanso do sofá e vêem para rua manifestar a sua indignação e revolta contra a injustiça dos poderosos.

Contra a invasão dos tanques soviéticos da Checoslováquia



Em 16 de Janeiro de 1969 o estudante checo Jan Palach imola-se pelo fogo para protestar contra a repressão, a invasão e a ocupação da Checoslováquia pelos tanques e tropas do regime soviético, após um breve período de abertura do regime estabelecido naquele país e que é designado pela Primavera de Praga.

Consultar:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera_de_Praga
http://alternativelibertaire.org/index.php?dir=Dossiers/Prague&page=doA1006c.html&n=1

Guia da alimentação sustentável


No website castelhano da organização ecologista «Amigos de la Tierra» está disponível um guia para a Alimentação Sustentável e várias informações sobre agricultura ecológica.