31.12.05

Bom ano novo

Aproveito a passagem de mais um ano para recomendar os sites ( websites e webblogs) que, ao longo do ano que agora termina, se referiram ao Pimenta Negra através de uma transcrição, uma ligação ou simples remissão...

Começava pelo Pedro, um poeta com pronúncia do Norte e que tem revelado uma notável capacidade criativa, com o seu Trip na Arcada (http://tripnaarcada.blogspot.com/).

Um palavra de apoio incondicional para o A.da Silva O do http://edicoes-mortas.blogspot.com
e a sua livraria, A pulga, no Centro Comercial Itália, na Rua Júlio Dinis, perto da Rotunda da Boavista, na cidade do Porto

Um abraço amigo para o João e o seu Bioterra (http://bioterra.blogspot.com/) de que sou um atento leitor. Viva.

Uma referência especial – como não podia deixar de ser – para o Ondas3 (http://ondas3.blogs.sapo.pt/) que tem feito um trabalho informativo inigualável em matéria de divulgação e de defesa do ambiente e da ecologia.

O pessoal de Gaia (http://gaia-porto.blogspot.com/ ) está, como sempre, de parabéns.

Apesar de, ultimamente, não o ver, um agradecimento ao Tecido Humano do One more pill to kill the pain! , e ainda ao docks suburban diaries - divagasons do interlúdio, bem como ao co2laser

A Rebelyona (http://rebelyona.blogspot.com) demonstra que tem todo o futuro à sua frente.
O mesmo se diga do Pedro do
One more pill to kill the pain!,

Obrigado ainda para o http://way3.blogspot.com/, assim como para http://o-gajo.blogspot.com/

O notável trabalho de defesa e divulgação da temática indígena desenvolvido pelo tupiniquim (http://indios.blogspot.com/) merece, sem dúvida, um rasgado elogio.

Que deve ser extensivo ao núcleo da Amnistia Internacional de Sintra do (
http://blog-19.blogspot.com/)

Apesar de não nos conhecermos um abraço amigo para
http://xatoo.blogspot.com , para o http://www.cao-de-guarda.blogspot.com/ , e ainda para o http://ocomunista.blogspot.com/ , sem esquecer a http://www.infoalternativa.pt.vu/.
No fundo, estamos na mesma luta pela justiça e pela emancipação social.

Não posso deixar de admirar a sobriedade do
http://fenixarte.blogspot.com/

Coimbra, que me faz lembrar a vida de antigo repúblico, não podia deixar de estar presente através do
http://matarbustos.blogspot.com/


Uma palavra final para o Francisco Trindade (http://FranciscoTrindade.blogspot.com) e do Abel Ortiz com o Abajo el Trabajo (http://abelortiz.blogspot.com )


Provavelmente não referi a todos que consultaram e se referiram ao Pimenta Negra. Paciência. Mas uma palavra de amizade e agradecimento a todos.

Não posso esquecer, finalmente, o Moésio e todos quantos directa ou, de forma anónima, apreciam e divulgam o Pimenta Negra.


Para todos um BOM ANO de leituras, sonhos e lutas.

Manifesto Pimenta Negra

(reprodução do Manifesto do Pimenta Negra, divulgado há cerca de um ano atrás)

Pimenta Negra, um website de crítica social e contra-cultural


Informações alternativas e crítica contra-cultural

Foi recentemente criado um blog português de crítica social e cultural.

Um website sobre os movimentos sociais, a ecologia, a contra-cultura, os livros, adoptando uma perspectiva crítica sobre todas as formas de poder (económico, político, etc).

Somos contra a guerra, o fundamentalismo e o sectarismo ideológico e religioso, o racismo, assim como a dominação e a opressão capitalista. Nós encaramos a educação reflexiva e crítica como uma condição importante para os indivíduos tomarem consciência das estruturas sociais em que vivem, e lutarem pela sua emancipação social e individual.

Para nós, a arte, a literatura e todas as manifestações artísticas de carácter contra-cultural são importantes meios de desmontagem da cultura global massificada que reduz a diversidade cultural do mundo e normaliza as sociedades segundo um mesmo padrão ditado pela sociedade espectacular.

Defendemos que um mundo melhor é não só possível em cada continente, em cada cidade, em cada habitação, como é indispensável para a sobrevivência do nosso planeta.

Somos rebeldes com causas…como a emancipação dos seres humanos de todos os condicionamentos sociais ilegítimos

e-mail:
PimentaNegra@hotmail.com