10.10.05

Dia Mundial Contra a Pena de Morte ( 10 de Outubro)

Neste dia – 10 de Outubro – homens e mulheres , associações e organizações mobilizam-se em todo o mundo contra a pena de porte e a favor da sua abolição.

A Coligação mundial contra a pena de morte lança um apelo à participação e para o envolvimento de todos quantos que lutam para este objectivo.

Mais info: http://www.worldcoalition.org/coalj...

Nota importante:

Enquanto George W. o Bush foi governador do Texas, de 1995 a 2000, a cadeira de execução desse Estado era sem dúvida a mais activo de todo o país, tendo sido executadas 152 pessoas, ou seja, mais de um prisioneiro em cada duas semanas.

Curt Goering curto,Diretor de Amnistia Internacional dos USA, escreveu:
" A pena de morte nos Estados Unidos é como uma lotaria. Existe maisem função da raça, da política, do dinheiro do que da gravidade do crime. (...) Actualmente são fundamentalmente quatro, os países que levam a cabo 90 por cento das execuções do mundo. China é, sem dúvida, o pior caso. Mas logo a seguir vem o Irão, a Arábia Saudita, e os Estados Unidos. Estes são os países que são responsáveis por 90 por cento das execuções à pena capital no mundo hoje ". ( in "American Voices of Dissent" by Gabriele Zamparini and Lorenzo Meccoli, Paradigm Publischers, 2005)