1.10.05

Bio-carburante e autogestão


Chegou o momento para construirmos um outro futuro. Um futuro sem exploração nem dominação. Um futuro sem petróleo que começa com a produção do bio-carburante.

É chegada a hora de apropriarmo-nos da produção energética de uma energia renovável.
E impedir que as empresas petrolíferas se apropriem de novo do nosso destino.
Evitar que as nossas vidas sejam roubadas, e o nosso ar seja poluído, que as guerras dizimem os povos e roubem as suas riquezas.

Conhecemos bem demais os efeitos perversos destas lógicas industriais: objectivos puramente comerciais, desfasamento com os interesses das populações locais, procura de lucros imediatos…

Contra esta lógica vertical reivindicamos um funcionamento horizontal que promova a implicação do maior número de actores locais a partir da proliferação de pequenas unidades de produção e de reciclagem do óleo vegetal.
Defendamos o desenvolvimento do óleo vegetal como carburante, numa escala artesanal e que tenha o máximo de repercussões positivas tanto a nível de eficácia energética como ecológica.


Autonomia, Solidariedade, Autogestão…enfim, um outro Futuro

Hoje, o trabalho que nos é imposto, e que muitos reclamam para a sua sobrevivência, não tem outro valor que não seja o do dinheiro, algo abstracto e tentacular.
Ora é necessário sair deste género de trabalho que nada nos lembra e que nos rouba o tempo, para além de gerar a guerra, a miséria, condenando a nossa liberdade e a existência do nosso planeta. Precisamos de apropriar do nosso trabalho e utilizá-lo para produzir o que temos necessidade, no respeito pelo nosso ambiente. Precisamos de sair deste circuito fechado ( casa, carro, trabalho) e desta equação tirânica produção-retribuição-consumo, sair do sexismo que nela está implicado, sair do regime do salariato e libertamo-nos da subordinação aos empregadores.
Para isso criemos então uma rede que permita apropriarmo-nos da produção do nosso carburante num circuito que envolva agricultores, trabalhadores, recicladores numa lógica solidária e autogestionária.

Façamos em comum a energia de amanhã.

A Igreja do Santo Consumo


Meus irmãos e irmãs consumidores:

Posso anunciar-vos com júbilo que o vosso calvário terminou.

Desde há milénios que as religiões turvam a vista dos homens ao prometer um paraíso depois da morte. Mas a nossa Igreja é diferente. O paraíso por que todos almejamos – e que brilhantemente a nossa Igreja anuncia - está aqui, perto de nós, nos super e hipermercados, muito próximo de nós e aberto todos os dias.

Porque em verdade vos digo: a verdadeira Resposta, que tranquilizará a vossa alma e a alvoroçará a vossa carteira, a Resposta que eliminará as vossas dúvidas e os vossos medos, a Resposta que preencherá toda a vossa vida, do nascimento à morte, essa Resposta – meus Irmãos – é o Crescimento Económico Eterno.

É para isso que a Igreja do Santo Consumo existe: para vos ajudar e para nos ajudar a expandir a palavra da felicidade graças ao Santo Consumo.

Oremos juntos à Santíssima Trindade – Trabalho, Crescimento e Consumo – pois é graças a ela que alcançaremos a felicidade.

Celebrai o Santo Consumo através das vossas próprias orações diante dos muitos Templos urbanos, construídos em sua honra, e passai a Palavra santa.

Uma notícia infeliz nos chegou recentemente:
O Reverendo Paulo, membro da nossa Igreja desde a sua criação, foi acusado judicialmente quando tentava comprar o seu segundo 4x4 como todo o bom Consumidor deve proceder, preocupado como estava com a saúde económica do planeta. Temos pois de ir em seu auxílio.
Apelo a todos os Irmãos para enviar um cheque, bem nutrido, para o nosso Reverendo. A injustiça de que ele está a ser vítima não demorará muito a ser reparada para a glória do nosso Santo Consumo e da sua Igreja.


(aditamento suplementar: acabamos de saber que o Reverendo partiu para parte incerta.)




Nota de esclarecimento:

A Igreja do Santo Consumo é um culto mundial que preconiza a felicidade humana através do acto de consumo: consome para seres feliz.
Tudo o resto pouca importância tem.

As suas orações são normalmente dirigidas à Publicidade, ao Automóvel, ao Dinheiro, ao Crescimento Económico Infinito, e ao Santo Consumo

Para fazer parte da Igreja do Santo Consumo basta ter cartão de crédito, correr a um centro comercial mais próximo e comprar tudo o que vos apetecer. Os nossos estudos mostram que há 99,42% de possibilidades de tu seres já um dos nossos prosélitos.

Os poucos que se recusam em fazer parte da nossa Igreja são os heréticos, malditos livres-pensadores, refractários à felicidade pregada pela nossa santa Igreja do Consumo, para os quais o sentido da vida não está nas majestosas catedrais do Santo Consumo como são os ululantes shoppings, mas algures nos efémeros momentos de prazer de um pôr de sol, em escutar a água cristalina de uma ribeira ou, então, na cumplicidade de uma troca de olhares. Tudo coisas sem valor monetário e verdadeiras estranhas formas de heresia contemporânea




Os 10 Mandamentos da Igreja do Santo Consumo

1 - Não adorarás senão e unicamente o Consumo, a Publicidade eo Crescimento Económico
2 –Não produzirás nenhum produto nem coisa alguma enquanto não tenhas um bom plano de Marketing para os venderes.
3 – Repetirás quantas vezes te pedirem o santo nome das Empresas e das Marcas, porque a fé é instintiva e não deve merecer qualquer hesitação nem reflexão.
4 – Esquece o dia de descanso, e consome todos os dias
5 – Honra as festas e festejos, não deixando de gastar em prendas o teu salário do mês.
6 - Nunca cometerás acto algum que não tenha uma contrapartida financeira.
7 – Automóvel possuirás e periodicamente o trocarás
8 – Não roubarás jamais, pois a gratuitidade não pertence ao nosso mundo
9 – Do crédito viverás, e da poupança te livrarás
10- Os bens do teu vizinho invejarás, porque a inveja é o melhor alimento do Santo Consumo

Bosquímanos presos acabam de ganhar o Prémio Nobel Alternativo


O First People of the Kalahari, a organização de base dos bosquímanos gana e gwi do Bostswana que luta pelo direito do povo bosquímano regressar ao seu local ancestral, acabou de ganhar o Right Livelihood Award na Suécia, conhecido como o Prémio Nobel Alternativo na pessoa do seu dirigente Roy Sesana.
A justificação para o prémio foi para a «decidida resistência contra a expulsão das suas terras ancestrais e pela defesa ao seu modo e estilo de vida ancestral» por parte dos bosquímanos.
Este prémio coincide curiosamente com a prisão de 28 bosquímanos, incluindo os dirigentes da referida organização FPK que foram presos pela polícia que recorreu inclusivamente ao gás lacrimogéneo e a balas de borracha. O grupo preso estava em vias de tentar levar água e comida aos seus familiares que ainda se encontravam dentro da Reserva de Caça do Kalahari Central, e de onde a maioria dos bosquímanos foram expulsos.
Diz-se que as ricas jazidas de diamantes estão na origem da expulsão dos bosquímanos por parte do governo do Botswana.
Diga-se ainda que a empresa diamantífera De Beers, que gere todas as minas de diamantes do Botswana, é actualmente alvo de uma campanha de boicote mundial

Nota: Roy Sesana é o dirigente da FPK

Mais informações:
http://www.rightlivelihood.org/news/event05.htm

Fonte: Survival

Carter declara que Gore foi eleito presidente em 2000


Durante uma intervenção na American University de Washington o antigo presidente norte-americano Jimmy Carter declarou em resposta a uma questão colocada por um estudante que, na sua opinião, tinha sido Al Gore que tinha ganho as eleições presidenciais de 2000 tanto a nível geral como no Estado da Florida. Carter referiu-se a um disfuncionamento das instituições e a uma decisão parcial do Supremo Tribunal para explicar a conquista do poder presidencial por parte de Bush.
Este comentário segue-se a um relatório divulgado há 5 dias atrás em que Carter e Baker tinham apresentado propostas de alteração do sistema eleitoral dos Estados Unidos a fim de garantir a transparência e sinceridade dos escrutínios nas eleições norte-americanas