9.7.05

Reprovação geral dos serventuários do poder face a pergunta de exame do 12º ano


No enunciado da prova de exame de Psicologia do 12º Ano realizado na passada 3ª feira encontra-se uma questão interessante que implicaria a reprovação mais que certa a todos os serventuários do poder.
Dizia ela assim:

«Comente a seguinte afirmação:
O pensamento divergente é um dos processos cognitivos indispensáveis ao avanço do conhecimento»
.
Calcula-se a dificuldade que sentiriam quem tão zelosamente se dedica a bajular os manda-chuvas cá da paróquia.

Contra-ataque iraquiano a Londres


O inevitável aconteceu. Depois dos ataques, invasão, ocupação e toda a destruição semeada pelas tropas britânicas junto da população iraquiana, registaram-se no dia 7 de Julho vários contra-ataques bombistas à cidade de Londres causando mais de 50 mortos e mais de um milhar de feridos.
Os efeitos das guerras são devastadores. Mais uma vez se vêm os seus efeitos nas populações civis...

97% do país em seca extrema


A situação de seca em Portugal continental na 2º quinzena de Junho piorou, com quase a totalidade d território (97%) em situação de seca severa, segundo o relatório divulgado pelo Instituto da Água.
A 30 de Junho encontrava-se em situação de seca extrema 64% do território. Além disso, a percentagem de água no solo em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas era inferior a 40% em todo o território, valores muito inferiores aos médios para esta época do ano.
Já estão a recorrer a autotanques para abastecimento de água 39 municípios que envolvem 22.385 habitantes. Mas muitos outros municípios estão a braços com a falta de água para abastecimento ás populações.
Para piorar ainda mais as coisas soube-se ainda que o consumo de electricidade em Portugal subiu 6,6% em Junho deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, passando para 3894 gigawatts, segundo estatísticas fornecidas pela Rede Eléctrica Nacional (REN).
A actual seca continua a reduzir a produção hídrica, cuja descida foi de 37% relativamente a Junho de 2004, para 327 gigawatts, e que foi compensada com a subida da produção térmica em 16% o que veio a traduzir-se em 2.685 gigawatts.

Aldeia do Catarredor (Lousã)


Na aldeia do Catarredor, juntamente com mais duas outras aldeias ( Vaquerinho e Talasnal), conhecidas por serem, há muito tempo, as «aldeias do hippies», pelo facto de terem recebido nas décadas anteriores muitos jovens urbanos à procura de modos alternativos de vida, estão a ser palco neste fim de semana (8,9 e 10 de Julho) de vários concertos de borla com grupos de música de vários estilos, desde o punk até ao reggae passando por sonoridades mais electrónicas.

Jordi Savall vai estar na Póvoa no próximo dia 19


O músico catalão Jordi Savall, acompanhado como o seu grupo Hesperion XXI/La Capela Reial de Catalunya vai apresentar-se no próximo dia 19 na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, num concerto integrado no 27º Festival Internacional de Música.
Recorde-se que Jordi savall é um exímio instrumentista de música antiga, além de utilizar instrumento da época, como é o caso da viola da gamba, com uma espantosa sonoridade.

TV prejudica aprendizagem


As crianças e os jovens que estiverem expostos e criarem habituação à Tv ficam prejudicados nas suas capacidades de aprendizagem. De acordo com investigadores norte-americanos da Universidade de Washington, ver televisão antes dos 3 anos tem um impacte negativo no desempenho da Matemática, na leitura e na compreensão nas crianças por volta dos 6 anos. O estudo foi publicado no «archives of Pediatrics and Adolescent Medicine».

Só 5% da população vai à missa de Domingo


Segundo documentos do Vaticano os católicos divorciado encontram-se em situação de pecado, e se voltarem a casar, cometem uma falta grave que os impede de comungar.
As mesmas fontes do Vaticano informam, com grande pesar, que só 5% da população dos países desenvolvidos frequentam a missa de Domingo.

Pudera… com tanto shoppings por aí.

3 milhões de portugueses sofrem alergias


Responsáveis da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica alertaaram para o facto de haver já 3 milhões de portugueses que sofrem de doenças alérgicas., o que significa um nítido acréscimo relativamente a anos aneriores.
Este aumento deve-se, segundo os especialistas, ao facto de existir uma menor exposição do organismo a doenças infecciosas, o que leva o sistema imunitário ficar mais estimulado para outros agentes que se encontram no meio ambiente.Assim toda a poluição química, biológica e física pode afectar o organismo.
Pense-se sobretudo nas situações do quotidiano em que a maior parte das pessoas vivem dentro de edifícios, cuja qualidade do ar não é a melhor, já para não falar da parafernália de produtos de limpeza, materiais de construção, decoração e equipamentos electrónicos que geram campos magnéticos que acabam por produzir efeitos nocivos para a saúde

Videovigilância nas estradas para efeitos probatórios é ilegal


A Comissão de Protecção de Dados deu um parecer negativo quanto à decisão do Governo de permitir que os agentes policiais tenham acesso às imagens da videovigilância captadas ao longo das estradas para efeitos de prova, considerando um tal procedimento como ilegal e inconstitucional.
Acresce-se ainda que todo o sistema de videovigilância nas auto-estradas está todo ele inquinado de ilegalidade, apesar da Lei 1/2005 pretender remendar a situação ao autorizar a polícia de utilizar as imagens recolhidas por esses dispositivos, o que não é conseguido segundo aquela Comissão.
Lamentavelmente a Associação de Cidadãos Automobilizados parece que desconhece o que está aqui em causa ao manifestar-se a favor da videovigilância para aqueles efeitos.
Bem poderia, se assim estivesse realmente interessada no combate à sinistralidade por alta velocidade, em propor a proibição de venda pública das viaturas com velocidades maiores às legalmente permitidas. O problema ficaria resolvido pela raiz.

Extinção do Ballet Gulbenkian, e consequentes despedimentos


Acabou de ser anunciada a extinção da Companhia do Ballet Gulbenkian que nas últimas décadas se tornou conhecida pelas sua coreografias vanguardistas, lançando para o despedimento dezenas de dançarinos de mais alto valor. A Comissão de Trabalhadores já manifestou a sua solidariedade, estranhando a forma precipitada como tudo aconteceu.
A extinção do Ballet Gulbenkian afecta gravemente não só os artistas como todo o panorama da dança em Portugal.

Luta dos trabalhadores dos Correios


Realizou-se um plenário dos trabalhadores dos Correios de Portugal (CTT) na cidade do Porto que decidiu recusar os serviços extraordinários se os trabalhadores não receberem o pagamento por esse serviço.
A reunião abrangia apenas os trabalhadores que desenvolvem a sua actividade no centro da cidade. A reunião obrigou à suspensão da laboração normal.

Forte Apache retorna aos índios


Os índios apaches, liderados hoje pelo chefe Dallas Massey Sénior, vão retornar ao Forte Apache, o território do Arizona de onde foram expulsos em 1881 pelas tropas federais. O Supremo Tribunal dos Estados Unidos só agora veio a reconhecer os nativos como donos legítimos daquele lugar, atribuindo-lhes ainda um subsídio de 12 milhões de dólares.
Esta vitória dos apaches dá outro ânimo às centenas de pretensões de muitas outras tribos indígenas espalhadas pelo território norte-americano nas suas pretensões contra os esbulhos, as espoliações e os danos de toda a espécie que sofreram pela colonização dos europeus brancos.

Os privilegiados da agricultura portuguesa


De acordo com os dados publicados no último livro do ex-ministro da Agricultura, António Campos, «Agricultura, alimentação e saúde» um terço de todos os subsídios para a agricultura resultantes dos fundos comunitários foi entregue a apenas 1.650 agricultores portugueses num total de 412 mil agricultores existentes no país.