8.7.05

Senado americano deu luz verde para a produção das minibombas nucleares (mininukes)


O Senado dos Estados Unidos da América acabou por votar favoravelmente uma resolução que permite a retoma do polémico programa das minibombas necleares (mininukes), que são capazes, segundos os entendidos, de atacar os bunkers ou instalações subterrâneas.
Esta votação agradou particularmente aos grandes Laboratórios de pesquisa nuclear que irão assim beneficiar de financiamentos e que se calculam que sejam qualquer coisa como 4 milhões de dólares só para 2006 a fim de prosseguirem as suas investigações.

O narco-imperialismo no seu melhor: Afeganistão forneceu 87% da produção mundial do ópio


O Afeganistão forneceu 87% da produção mundial do ópio em 2004, concluiu a ONU através o relatório acabado de ser tornado e da autoria da Agência das Nações Unidas contra a droga e o crime (ONVDC).
Pode-se também ficar a saber que a área cultivada onde é possível a produção de ópio (com o qual se fabrica a heroína) aumentou 62% em 2004, alcançado o valor, até aqui desconhecido, de 130.000 hectares de superfície de cultivo.
Recorde-se que o governo dos Talibans tinha acabado com a cultura do ópio em 2001, que foi retomada e se encontra em franca expansão com a invasão e a ocupação do território pelo exército norte-americano.

Mortos por armas no Brasil são mais que os mortos provocados por guerras


O número de mortos por causa de armas de fogo, registado no Brasil nos últimos 10 anos, ultrapassa o total de vítimas de 16 conflitos armadas, entre os quais se conta a guerra do Golfo e o conflito do Próximo Oriente, segundo o relatório da Unesco acabado de apresentar em Brasília: 325.551 pessoas morreram por ferimentos causados com armas de fogo entre os anos de 1993 e 2003.
Ficou-se também a saber que, entre 1973 e 2003, os casos de homicídios por armas de fogo atingiram o total de 550.000, uma progressão de 542%, quando a percentagem de aumento da população foi tão-só de 51%
Note-se ainda que em 2004 foram cometidos 50.800 homicídios em todo o Brasil.

Advogado de Saddam demite-se e denúncia pressões dos seus colegas norte-americanos


O chefe da equipa de advogados de Saddam Hussein, Zaiad Al Jasawneh, anunciou a sua demissão do cargo que desempenhava, acusando os seus colegas norte-americanos, que também fazem parte da equipa de defensores, de tentarem controlar a defesa para que esta não critique nem se refira à presença militar dos Estados Unidos no Iraque.
Recorde-se que na numerosa equipe de advogados-defensores de Saddam Husseim encontram-se vários juristas norte-americanos, entre os quais se conta o antigo Procurador Geral dos Estados Unidos, Ramsey Clark.

Com defensores destes, bem pode Saddam prescindir de saber quem são os seus acusadores….

Homenagem a Fernando Pereira, eco-pacifista, assassinado pelos agentes secretos franceses


Militantes da Greenpeace organizaram no passado dia 2 de Julho de 2005 em cerca de 15 cidades francesas acções para recordar o militante eco-pacifista de origem portuguesa, Fernando Pereira, vítima de um atentado organizado e perpetrado pelos serviços secretos franceses contra o barco Rainbow Warrior no porto de Auckland, em 10 de Julho de 1985.
Com esse atentado terrorista o Estado francês pretendia pôr um ponto final na campanha levada a cabo pela Greenpeace contra os ensaios nucleares do exército francês em Mururoa, na Polinésia francesa.
Em Avignon, Bordéus, Cherbourg, Grenoble, Lille, Lyon, Marseille, Montpellier, Nantes, Paris, Poitiers, Rennes et Strasbourg, os militantes franceses da Greenpeace rebaptizaram várias ruas com o nome de Fernando Pereira, acrescentado o seguinte:
"rue, place ou site Fernando Pereira Militant pacifiste tué par l'Etat français lors de l'attentat du Rainbow Warrior »
(rua, praça ou lugar Fernado Pereira Militante pacifista morto pelo Estado francês no atentado do Rainbow Warrior)
Recorde-se que 20 anos depois o Estado francês ainda nem seuqer apresentou desculpas á família de Fernando Pereira. « Muitos dos agentes secretos que estiveram envolvidos na operação saíram indemnes», declara Marelle Pereira, filha de Fernando Pereira. Apenas Dominique Prieur e Alain Mafart ( os famosos falsos esposos Turenge), foram presos na Nova Zelândia, e condenados a 10 anos de reclusão, mas regressaram a França ao fim de 3 anos!!!



Fazem agora 20 anos que os serviços de informação franceses ( vulgarmente conhecidos por serviços secretos, ou pela secreta) afundaram o Rainbow Warrior num porto neozelandês num dos actos de terrorismo que ficou nos anais da recente história do terrorismo de estado. A principal vítima foi um português, fotógrafo de profissão, que se encontrava a bordo no momento do atentado que levou ao afundamento do barco ecologista.

No dia 7 de Julho de 1985 o barco da organização Greenpeace, o Raibow Warrior aporta no porto de Auckland, Nova Zelândia, para acompanhar de perto os ensaios nucleares que o Estado francês se preparava para realizar na região do Pacífico. Foi então que na noite de 10 de Julho explodiram duas potentes bombas que provocaram o afundamento e a morte do fotógrafo português que não conseguiu sair a tempo do barco.


Numa época em que tanto se fala de terrorismo, de ecologia, de escutas, de videovigilância, de infiltrações, e da fragilização e desrespeito pelos direitos humanos, é bom que ninguém - absolutamente ninguém - se esqueça destes factos

Mais info:
http://www.RW20.org