18.6.05

Eugénio de Andrade (1923-2005)


É urgente o Amor
É urgente um barco no mar.
É urgente destruir certas palavras
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.
É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
É urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.
Cai o silêncio nos ombros,
e a luz impura até doer.
É urgente o amor
É urgente permanecer.
.
(autor: Eugénio de Andrade)

Crimes do Ku Klux Klan vão ser julgados 40 anos depois



40 anos depois dos factos que inspiraram o filme «Mississipi em Chamas» parece que vão ser julgados os responsáveis pelos crimes racistas perpetrados em 21 de Junho de 1964, no chamado «Verão da Liberdade» (quando milhares de militantes do Norte dos USA, sobretudo, brancos, se deslocaram aos estados segregacionistas do Sul para inscreverem os negros nas eleições) e que originaram na morte de 3 jovens militantes dos direitos civis: um negro ( James Chaney, 21 anos),e dois judeus nova-iorquinos, Andrew Goodman, (20 anos) e Michael Scwerner (24 anos).
James, Andrew e Michael regressavam de automóvel, de uma cidade vizinha (onde a igreja, frequentada por negros, tinha sido incendiada), quando foram interceptados pela polícia. Foram falsamente acusados de excesso de velocidade. Após várias horas de detenção, recuperaram a liberdade, mas de madrugada foram perseguidos por dois carros, ocupados por polícias e membros do KKK. Os corpos dos 3 jovens, com sinais de espancamento e crivados de balas, vieram mais tarde a ser encontrados num açude.
O principal acusado é Edgar Ray Killen, ex-pastor baptista e ex-operador de serralharia, actualmente com 80 anos, que já fora preso e, mais tarde, libertado, mas que foi recentemente alvo de novas acusações de autoria daqueles crimes

Poluição do rio Douro 122 vezes acima do limite máximo

O hidrólogo Adriano Bordalo e Sá, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazer, afirmou que as águas do ri Douro apresentavam níveis de contaminação 122 vezes superior ao permitido pela legislação nacional e comunitária.

Fonte : JN 17/6/205

9,1 milhões de euros de esmolas ao Santuário de Fátima em 2004


Segundo dados fornecidos, que a imprensa acabou de publicar, o Santuário de Fátima recebeu em 2004 ofertas no valor de mais 9,1 milhões de euros, ou mais exactamente 9.181.581 euros, o que representa um aumento relativamente às esmolas recebidas no ano anterior ( 2003) e que fora de 8,7 milhões de euros

A balada de Jack e Rose», um filme de temática ecologista

Realizado por Rebecca Miller ( filha de Arthur Miller), e com Daniel Day-Lewis como actor principal, estreou entre nós o filme «A Balada de Jack e Rose» em torno dos dilemas e da filosofia existencial dos ecologistas e amantes do regresso á natureza.
Um filme a ver.

Imaginarius, festival de teatro de rua


O 5º Festival Internacional de Teatro de rua está a realizar-se em Santa Maria da Feira. Este ano conta com a participação do ítalo-espanol Leo Bassi, saltibanco, os Falcons de Vilafranca, dos arredores de Barcelona, conhecidos pelas suas torres humanas, e ainda os Fura dels Baús que apresentarão uma cenografia gigante que pretende ser um manifesto contra o egoísmo

Conferências de Imprensa e outras aldrabices

Este é o título da peça, género «cabaret político» que o grupo de teatro de Lisboa Artistas Unidos acabam de levar à cena no Teatro Nacional D. Maria II. A peça, constituída por textos escritos por vários autores, parte de um sketch de Harold Pinter ( A Conferência de Imprensa) pretende ser também uma homenagem ao grande dramaturgo inglês, lalem de constituir uma crítica mordaz e satírica à actual realidade política.
Na peça assiste-se a uma jornalista interrogar um ministro da Cultura, perguntando-lhe se não é verdade que antes de exercer o cargo governamental fora chefe da polícia secreta, ao que o visado responde que não vê contradição nenhuma…

Militares portugueses partiram para defender…o aeroporto de Cabul !!!


No passado dia 16/6/2005 começaram a partir para o Afeganistão os primeiros 160 militares portugueses cuja missão é defender o aeroporto de… Cabul!!!
Por onde andam os militares portugas!
Só faltava dizer que é por razões «humanitárias»…Mas, não. Desta vez, nada disseram. Consta que seja uma missão da OTAN, isto é, da Organização do Tratado do… Atlântico Norte !!!

Défice do Estado é uma encenação



O défice do Estadode 6,3 % é uma encenação. Quem o diz é Manuela Ferreira Leite, ex-ministra das finanças, que denunciou o aproveitamento político do governo do suposto défice orçamental numa entrevista dada à RTP

Médicos e farmácias atentam contra a sustentabilidade dos serviços públicos


Os médicos violam a lei que os obriga a receitar pela denominação comum internacional (DCI) os medicamentos para os quais existam alternativas genéricas, mas também as farmácias não procedem à substituição de fármacos de marca por genéricos, apesar de os médicos o permitirem em mais de metade dos casos. São as razões encontradas pelo Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento ( Infarmed) para a reduzida expressão da aquisição e consumo dos medicamentos genéricos.
Segundo o mesmo estudo só 29,2 % das prescrições médicas mencionam a substância activa.

Fonte: JN 17/6/2005

470.274 desempregados em Maio


Dados do Instituto do Emprego e da Formação Profissional mostram que no fim do mês de Maio havia em Portugal 470.271 pessoas desempregadas inscritas nos centros de desemprego, o que constitui uma ligeira descida relativamente ao mês anterior, devida essencialmente à frequência de acções de formação profissional por parte dos atingidos pelo desemprego, e cuja frequência retira de imediato a pessoa das estatísticos sobre desemprego.

Até os empresários se manifestam contra o liberalismo no comércio de calçado


Para espanto geral os empresário europeus do calçado manifestaram-se em Bruxelas no passado dia 15 de Junho contra a concorrência comercial vinda da China promovida pela liberalização do comércio.
Note-se que o preço dos sapatos chineses é de 2,97 euros, enquanto que o europeu é vendido a 25,20 euros.

Os portugueses são dos mais apáticos perante a política e dos mais infelizes na Europa.



Um estudo do «Eurobarómetro» dedicado a «Valores sociais, ciência e tecnologia», encomendado pela Comissão Europeia, divulgado esta semana, revela que os portugueses são dos europeus aqueles que mais infelizes sentem com a vida que levam: sobre a taxa de satisfação com o rumo da sua vida, os portugueses registam uma taxa de 72%, a mais baixa da Europa dos 15. Atrás dos portugueses, só as populações da Lituânia (60%), Hungria (62%), Estónia (65%), Letónia (66%) e Eslováquia (67%). Os mais satisfeitos são os holandeses (97%), filandeses (93%), espanhóis, suecos e cipriotas ( todos com 90%), sendo a média europeia de 82%
Do estudo conclui-se ainda que os portugueses são dos mais crentes (80% dizem acreditar em Deus), só ultrapassados em convicção religiosa pelos malteses e cipriotas, numa Europa dos 25 Estados em que a média é de 52% a acreditar em Deus.
Na parte destinada à política Portugal é o país em que se verifica maior apatia, com apenas 53% dos inquiridos a afirmarem-se interessados na actualidade política. A média europeia é de 67%. Os portugueses são também dos que se consideram menos informados.

Contratação colectiva continua quase paralisada


Apesar do número de trabalhadores abrangidos pelos Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho (IRCT) ter aumentado desde o início do ano, abrangendo cerca de 619.358 assalariados, resultante da assinatura de convenções colectivas de trabalho em 3 grandes sectores ( o da construção civil, da grande distribuição e o financeiro), a verdade é que as negociações entre Sindicatos e Associações patronais continuam paralisadas por efeito da nova legislação introduzida como o malfadado Código do Trabalho de Bagão Félix.
O arrastar das negociações e o respectivo bloqueamento deve-se ao interesse do patronato em fazer reinar a lei do «posso, quero e mando»…

Greve por aumentos salariais


Os trabalhadores da empresa do Bolhão (Pakigráfica)/Litografia Nacional (Nogueira da Maia) efectuaram uma paralisação de 30 minutos contra a intenção da administração da empresa em não aumentar os salários.

Trabalho infantil (48 mil meninos trabalhadores em Portugal)


Existem infelizmente milhões de crianças que se dedicam a uma actividade económica em todo o mundo. Em Portugal estima-se em 48 mil crianças trabalhadoras, com incidência especial no Norte de Portugal, segundo estudos realizados em 2001, o que representaria 4,1% das crianças em idade escolar a trabalhar.

Casas construídas em Portugal não respeitam as normas sobre ruído


Segundo o especialista em engenharia acústica Jorge Matos a esmagadora maioria das casas construídas e vendidas em Portugal não respeitam as normas limitadoras para o ruído, apesar do Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios (RRAE) ser das legislações mais exigentes na Europa.

Fonte: JN 13/6/2005

Poluição no Cavado



A recém-formada Associação de Defesa do Cavado (ASDECA) alertou para a poluição de toda a bacia hidrográfica do Cavado que ocupa 1699km2 desde Montalegre a Esposende, que pode ter efeitos na saúde público se tivermos em conta o facto de populações ainda beberem água daquele rio. Aquela associação identificou os seguintes focos de poluição: ribeira de Panóias (Braga), ribeiro de Pontes (Barcelos), Açude de Penide; Padim da Graça ( Parque industrial de Braga)

Criminoso de guerra vai estar à frente da União Europeia!!!


Após a presidência do Luxemburgo à frente da União Europeia segue-se a presidência da Grã-Bretanha que, como se sabe, participa na agressão, invasão e ocupação ilegal de um país soberano como é o Iraque.
O primeiro-ministro inglês Tony Blair é um dos principais responsáveis pelo acto criminoso que constituiu o acto de guerra contra a soberania do Iraque.
Torna-se importante recordar que à luz do Direito Internacional os responsáveis por actos criminosos semelhantes podem vir a ser alvo de uma acusação e serem detidos por qualquer autoridade a pedido de um tribunal.

Reproduz-se a notícia que está a correr hoje o mundo e proveniente da Austrália ligada à possibilidade de Blair, Bush, Rumsfeld e Howard serem alvo de acusações por crimes de guerra, segundo declarações de um prestigiado advogado especialista em Direito Internacional.


O primeiro-ministro inglês e o primeiro-ministro australiano John Howard podem ter que enfrentar um processo criminal pelo facto de, quer a Grã-Bretanha quer a Austrália terem invadido e agredido ilegalmente um país soberano como o Iraque, declarou um advogado especialista em direito internacional, Philippe Sands, director do Center for International Courts na University College London. Howard em conjunto com o primeiro-ministro britânico Tony Blair podem enfrentar a breve prazi pesadas acusações enquanto criminosos de guerra pela invasão e agressão ilegal ao Iraque. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush e o secretário de estado da defesa Donald Rumsfeld também poderiam ter de enfrentar acusações semelhantes, disse o Professor Sands. "Segundo o direito internacional uma guerra ilegal consiste num crime de agressão e em certos países um tal crime de agressão pode ser objecto de jurisdição do respectivo Estado" declarou o professor Sands à cadeia de televisão ABC. " Assim não pode ser excluída a possibilidade real de Blair e Howard, durante qualquer uma das suas futuras viagens, depois de cessarem as suas funções governamentais, serem detidos num país que tenha um acordo de extradição para com outros países, e a pedido de um tribunal independente de um destes países. Pedidos de extradição como estes podem sempre surgir. Aliás, já há precedentes nesse sentido "

Ver:

http://www.smh.com.au/news/World/PM-could-be-prosecuted-over-Iraq-war-lawyer/2005/06/17/1118869052416.html?oneclick=true

http://www.news.com.au/story/0,10117,15639337-1702,00.html

http://www.thecouriermail.news.com.au/common/story_page/0,5936,15639337%255E1702,00.html

http://www.stopwarcoalition.org/