11.6.05

Limites máximos do ozono foram ultrapassados



O limiar de concentração de ozono, a partir do qual são possíveis efeitos prejudiciais para a saúde, foi ultrapassado em vários pontos do território nos últimos dias de intenso calor. Recorde-se que o valor de 180 microgramas por metro cúbico (mg/m3) é o limite fixado para a concentração deste poluente, e a partir do qual pode originar problemas para a saúde das populações.


Recorde-se que Portugal foi o quarto país europeu com concentrações de ozono mais elevadas no passado Verão de 2004, segundo um relatório acabado de divulgar pela Agência Europeia para o Ambiente (AEA), que alerta para os efeitos desse gás na saúde.
Em Portugal o máximo registado foi de 315 microgramas por metro cúbico ( acima dos 240 mg/m3) que foi estabelecido como o novo limite de alerta na directiva europeia sobre o ozono.
O limiar de alerta considera ser essa concentração de ozono acima da qual há risco para a saúde humana, em caso de curta duração.
A poluição pelo ozono resulta de processos fotoquímicos e á particularmente elevada em zonas com altos níveis de emissões e ainda durante os dias quentes de Verão.

Contra os castigos corporais às crianças



A Organização Mundial contra a tortura (OMCT) convidou o governo português para lançar uma campanha contra o carácter ilegítimo dos castigos corporais infligidos contra as crianças, quer por parte de familiares quer por parte de educadores.
Note-se que o artigo 17 da Carta Social Europeia protege as crianças contra castigos corporais e outras punições ou tratamentos humilhantes.

Ordem dos Médicos já aceita a acupunctura



O bastonário da Ordem dos Médicos disse, numa entrevista, ser a acupunctura um método seguro e, em certos casos, a melhor técnica para certas situações.

Há um desempregado por família em Moreira de Cónegos



Em Moreira de Cónegos, Guimarães, estima-se que exista um desempregado por família. O presidente da Junta da Freguesia confessa que há dificuldades, mas que as pessoas escondem-nas por vergonha. A situação deve-se ao fecho sucessivo de empresas têxteis como a J. Martins Pereira, a Corais e Aguiar e às dificuldades sentidas por outras como a Cuca.

Risco de despedimento em Serralharia de Braga



35 trabalhadores da Serralharia Bernardino, localizada no parque industrial de Celeiros, em Braga, estão, desde a passada 2ª feira, em frente dos portões da empresa para tentar reaver o dinheiro em atraso dos seus salários.

Agentes da PSP condenados



3 antigos agentes da PSP das Mercês, no Bairro Alto, Lisboa, foram agora condenados por ofensas corporais à integridade física do dirigente da SOS Racismo, José Falcão, e de 3 angolanos, cujos factos remontam a 1995 quando os agentes foram acusados de terem agredido os queixosos.

Despesas de saúde representam 9,6 do PIB português



Portugal é, ao lado da Bélgica, o 10º país da OCDE que mais gasta em Saúde, cujo sector absorve 9,6% do seu PIB, o que coloca o país acima da média geral dos países da OCDE que era de 8,6%.
Os EUA, com 15% do seu PIB, são o país que mais gasta em Saúde, seguindo-se a Suíça (11,5%) e a Alemanha (11,1%).
Os EUA eram, em 2003, o país com maior despesa em saúde, por pessoa ( 4.588 euros). Em Portugal a despesa era de 1463 por pessoa.