2.6.05

Marcha pelo Decrescimento (7 de Junho a 3 de Julho)



Na linha das grandes marchas não-violentas, uma grande Marcha pelo Decrescimento será realizada em França durante o mês de Junho. Está aberta a todos que queiram resistir à sociedade de consumo, ao desperdício, ao crescimento económico, aos que contestam a ideologia publicitária e que querem transformar o mundo e o seu modo de vida.
Será um grande Marcha pelos camihos, sem recurso a motores, em que há todo o tempo para conversar, debater e trocar impressões e ideias.
Na Marcha integrar-se-á François Schneider que, desde há uma ano, promove o decrescimento através de uma caminhada pelas várias regiões francesas.
A Marcha pelo Decrescimento começara em Lyon a 7 de Junho e terminará no circuito de Magny-Cours, onde se irá pedir a supressão do Grande Prémio de Fórmula 1 que é, sem dúvida, um símbolo do desperdício em todos os sentidos.

Mais info.
www.decroisance.org/marche

Patrocinadores desta Marcha:
www.casseursdepub.org
www.decroissance.org
www.ecologiste.org
www.revuesilence.net
www.sortirdunucleaire.org
www.natureetprogres.org

Para acabar com os Grandes Prémios de F1



«Já é tempo de compreender a loucura que é andar depressa quando se anda às voltas»
Albert Jacquard


A primeira campanha pela supressão dos Grandes Prémios de Fórmula 1 foi realizada em 2001 por iniciativa da associação francesa Casseurs de Pub com o envio de mais de 10.000 postais-requerimento ao Presidente da República.
Nesse ano os activistas fizeram mais de 240 km de bicicleta até ao local onde se desenrolava as corridas de F 1 e colocaram uma cartaz gigante perto da pista onde se podia ler «Salvemos o clima».

No ano passado os activistas franceses, poucos minutos antes da partida dos carros, saltaram para a pista obrigando ao atraso do início da corrida. A sua acção teve impacte nos media que mostraram a contradição entre a ideia de «desenvolvimento sustentável» e a enorme demonstração de velocidade ( e de irresponsabilidade) que constitui a organização deste tipo de corridas numa cidade como é Lyon.
.
Este ano estão também previstas várias acções no mesmo sentido.

Dias mundiais do ambiente ( 2 a 5 de Junho)



Não basta ter um dia mundial do ambiente ( 5 de Junho).
Foi a pensar nessas limitações que este ano foram programadas várias iniciativas nos Estados Unidos ao longo dos primeiros dias de Junho a fim de promover a sensibilização ambiental ( arte no espaço público, festival de cinema ambiental ,etc, etc).

Pode-se consultar e acompanhá-las por intermédio do site:
http://www.wed2005.org/

As grandes Marchas Não-Violentas


1930 na Índia, Mahatma Gandhi lança uma Marcha pela independência da Índia. Eram 79 à partida mas foram 50.000 os que chegaram ao Oceano Índico, no outro extremo do continente indiano.

1963 nos Estados Unidos, Martin Luther King organiza a Marcha de Washington que consegue reunir 250.000 pessoas e culmina com o célebre discurso «A have a dream»

1973 em França, os agricultores de Larzac marcham em direcção a Paris (750 km) para lutar contra a extensão de um campo militar na sua região.

1982 em França, activistas antinucleares partem a pé, junto do supergerador Superphénix em Malville ( Isère), em direcção ao Eliseu (Paris). Na chegada contam 2.000 caminhantes.

1995 na Europa, por iniciativa da associação ecologista e pacifista «Mother of Earth» realiza-se uma marcha durante 10 meses de Janeiro a Outubro entre Bruxelas e Moscovo ( 5.500 Km) em prol de «um mundo sem nuclear»

1997 na Europa, realiza-se a Marcha dos Desempregrados e Precários, reunindo 500 pessoas, e que percorrem toda a Europa até chegarem a Amsterdão onde se realizava a Cimeira da União Europeia. Uma manifestação de 50.000 teve lugar à chegada.

2001 no México, os zapatistas marcham pela igualdade de direitos dos índigenas. Fazem 3.000 Km por todo o México conseguindo entabular negociações com o novo governo no final da Marcha.