8.5.05

Mondovino (filme de Jonathan Nossiter)


Mondovino é um filme-documentário de Jonathan Nossiter que tem granjeado muitas opiniões favoráveis um pouco por todo o lado, tendo já recebido alguns prémios em certames internacionais.
Refere-se ao impacte da globalização capitalista sobre o mundo vinícola e denuncia a artificialização dos vinhos, que os transforma numa espécie de fast-food, em prejuízo da produção local e dos pequenos produtores.
Encontra-se actualmente em cartaz em várias salas de cinema.

A Alemanha quer ver-se livre das bombas atómicas dos Estados Unidos



Segundo o JN o governo alemão anunciou que vai abordar com a NATO a questão da retirada das armas nucleares norte-americanas que estão estacionadas na Alemanha.
Ramstein, na Renânia Palatinato, é o local onde se supõem estarem estacionadas 130 bombas atómicas em bunkers subterrâneos. As restantes 20 estarão numa base aérea da Bundeswehr ( forças armadas alemãs) no mesmo Land.
As Organizações Não-Governamentais «Médicos Internacionais Contra a Guerra Atómica» e a « Natural Resources Defence Counsil»(NRDC) não têm dúvidas ao afirmarem que só no território alemão encontram-se estacionadas 150 bombas atómicas com um potencial destruidor seis vezes superior ao da bomba de Hiroshima.
A NRDC escreve no seu relatório que ainda há na Europa 480 bombas atómicas norte-americanas: 20 na Holanda, 20 na Bélgica, 110 na Grã-Bretanha, 90 na Itália e 20 na Turquia.

Fonte: JN

Musicoterapia



Ries Broos, holandês de 66 anos, radicado desde 2001 no Algarve, na Serra de Monchique é terapeuta de som. Considera que o canto gregoriano é «uma medicina para a alama, calma a mente e eleva o espírito». Na sua formação incluem-se estudos realizados com professores xamânicos da Europa e Estados Unidos, em 1987, e o aprofundamento de estudos em medicina tradicional chinesa.
Além da voz, utiliza sinos tibetanos, paus de chuva, flauta transversal, xilofones, tambores indianos e africanos que transformam cada sessão numa experiência terapêutica e espiritual. Utiliza também os vasos tibetanos na terapia de sons.
Ries afirma que o nosso corpo é constituído essencialmente por água e é com imensa facilidade que as ondas de som se propagam. Uma massagem de sons ajuda a curar doenças e a reestruturar áreas magoadas.

Fonte: JN

População de Vila Verde da Raia contra as Obras do IP3



Os trabalhos de construção da futura auto-estrada IP3 que estão a decorrer entre Vila Real e a fronteira com Espanha, em Vila Verde da Raia, estão a destruir as paisagens naturais e o património natural a favor do todo poderoso automóvel.
Não bastando com tais prejuízos, as obras estão a prejudicar gravemente as populações rurais. A população de Vila Verde de Raia manifestaram-se contra o desenho e a construção de um gigantesco viaduto que lhes corta os acessos aos seus terrenos agrícolas.

Fonte: JN

Duque de Ávila, censor de Eça e Antero, tinha medo da I Internacional



António José de Ávila, conde e marquês de Ávila, e por fim, duque de Ávila e Bolama (1807-1881) ficou conhecido na história por ter proibido as Conferências Democráticas do Casino, durante as quais a Geração de 70 (Antero de Quental ,Eça de Queiroz, e outros) queriam discutir Portugal e o mundo.
Várias vezes ministro e primeiro-ministro, Ávila era um homem de direitta, um oportunista pragmático que estava assustado com as movimentações em Portugal da I Internacional de Marx e Bakunine.
Saiu agora um livro sobre esse personagem, pela mão do historiador José Miguel Sardica, «Duque de Ávila e Bolama, biografia» nas edições Dom Quixote.


A general-chefe da prisão de Abu Ghraib condenada por roubo num supermercado militar

Janis Karpinski, a mulher general do exército norte-americano, responsável pelas prisões no Iraque, e máxima autoridade na prisão de Abu Ghraib onde foram cometidas torturas sobre presos iraquianos, foi despromovida e na sua folha militar encontra-se registada um roubo de cosméticos que teria cometido num supermercado militar quando era ainda Coronel.

Fonte: El País